Itamaraty tira nota protestando sobre "atos hostis e inaceitáveis" contra missão de senadores em missão à Venezuela

O Itamaraty acaba de soltar uma nota oficial na noite desta quinta-feira classificando como “inaceitáveis'' os “atos hostis'' contra senadores brasileiros na Venezuela no dia de hoje.

O texto foi aprovado pelo Palácio do Planalto, depois que a presidente Dilma Rousseff conversou com o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Na nota, o Itamaraty diz que “à luz das tradicionais relações de amizade'' do Brasil com a Venezuela, o “governo brasileiro solicitará ao governo venezuelano, pelos canais diplomáticos, os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido''.

Embora bem ponderada, a nota da diplomacia brasileira foi construída num tom que é raro nas relações recentes do país com a Venezuela. Em certa medida, a declaração oficial do Itamaraty confere uma certa vitória política à visita dos senadores brasileiros a Caracas nesta quinta-feira.

O que poderia ter se dado de maneira quase imperceptível acabou se transformando num evento de enorme repercussão midiática. Esses pedidos de esclarecimentos entre países, via diplomacia, quase nunca resultam em algo concreto.

Mas o objetivo dos senadores liderados pelos tucanos Aloysio Nunes Ferreira e Aécio Neves visava a chamar a atenção para a situação política da Venezuela. Essa meta foi plenamente atingida –e a nota do Itamaraty colaborou.

Eis a nota oficial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil a respeito da viagem de senadores brasileiros à Venezuela:

NOTA À IMPRENSA
“O Governo brasileiro lamenta os incidentes que afetaram a visita à Venezuela da Comissão Externa do Senado e prejudicaram o cumprimento da programação prevista naquele país. São inaceitáveis atos hostis de manifestantes contra parlamentares brasileiros''.

“O Governo brasileiro cedeu aeronave da FAB para o transporte dos Senadores e prestou apoio à missão precursora do Senado enviada na véspera a Caracas.

Por intermédio da Embaixada do Brasil, o Governo brasileiro solicitou e recebeu do Governo venezuelano a garantia de custódia policial para a delegação durante sua estada no país, o que foi feito''.

“O Embaixador do Brasil na Venezuela recebeu a Comissão na sua chegada ao aeroporto de Maiquetía, onde os Senadores e demais integrantes da delegação embarcaram em veículo proporcionado pela Embaixada, enquanto o Embaixador seguiu em seu próprio automóvel de retorno à Embaixada''.

“Ambos os veículos ficaram retidos no caminho devido a um grande congestionamento, segundo informações ocasionado pela transferência a Caracas, no mesmo momento, de cidadão venezuelano extraditado pelo Governo colombiano.

“O incidente foi seguido pelo Itamaraty por intermédio do Embaixador do Brasil, que todo o tempo se manteve em contato telefônico com os Senadores, retornou ao aeroporto e os despediu na partida de Caracas''.


“À luz das tradicionais relações de amizade entre os dois países, o Governo brasileiro solicitará ao Governo venezuelano, pelos canais diplomáticos, os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido”.

16 comentários:

Anônimo disse...

Acredite se quiser: Dilma sabia

Anônimo disse...

Isso tudo é teatrinho, faz parte do script combinado entre o pt da dilma e do lula e aquele tiranete de meia pataca.

Anônimo disse...

uma pena o povo não incendiar aquela van e incinerar vivos aqueles 8 VAGABUNDOS que, ao fim e ao cabo, não tinham nada o que fazer lá.
8 CANALHAS e CAFAJESTES a menos.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

A Venezuela é uma ditadura e não pode pertencer ao MERCOSUL
SIMPLES ASSIM
Saudações

Anônimo disse...

Essa cambada de VAGABUNDOS e PALHAÇOS, ao invés de estar no congresso em DIA ÚTIL, foram lá passear e se meter em assuntos que não lhes dizem o menor respeito.
Só lamento o povo não ter virado e incendiado aquela van, queimando vivos aquele bando de CAFAJESTES E CANALHAS. Seriam 8 VERMES a menos na face da terra.

Lino Tavares disse...

Isso vai terminar em pizza. Maduro e Dilma são farinha do mesmo saco. Certamente vão fazer onde, dizendo lamentarem no fato, até porque Maduro deverá dar uma de Lula, dizendo "Eu não sabia". Essa visita deve ter sido indigesta para o Governo do PT, que só colaborou com ela para passar ao mundo a falsa impressão de que respeita os Direitos Humanos. Não dá em nada, assim como não deu a "cagada" na nossa cara do Evo Morales, tomando nossa refinaria da Petrobras pela força das armas. Não sejamos ingênuos mais uma vez.

Anônimo disse...

Um anônimo:
Como sempre, a justificativa do governo venezuelano déspota será a de sempre: por ser um governo democrata não há como impedir uma manifestação popular, sem esquecermos que os principais politicos de oposição foram presos porque participaram de uma manifestação popular de protesto, sem baterna, ao atual governo venezuelano.

Cláudio M.B. de POA/RS disse...

Bolívia, Venezuela, Argentina, etc, não tem o menor respeito pela imunidade diplomática de senadores da república do Brasil!
Isto não pode ficar assim! Foram os nossos parlamentares humilhados e torturados psicologicamente. O governo brasileiro o que fará? NADA!
As afinidades do governo petista com a ditadura de Maduro e alguns interesses comerciais sepultarão tudo! Devíamos mandar os venezuelanos à merda e mandar para casa a representação diplomática do país do chavismo. Dilma e o Iamaraty estão - de novo- num brete! Certamente vão subir no muro e tentar conciliar com um governo totalitário e um povo idiotizado. Não pode existir oposição democrática na Venezuela; pois não existe democracia. todos os líderes oposicionistas estão presos sob alegações descabidas. estão presos porque enfrentaram Maduro que ainda vai cair de podre numa sangrenta guerra civil. Vai acontecer, cedo ou tarde.

Anônimo disse...

Uma vez só na vida o Itamaraty e o governo devia deixar de tanta hipocrisia. Região Sertão do Pajeú. Pernambuco.

Anônimo disse...

Esse são os amigos do PT que o lula sempre fez questão de mostrar quando era presidente.Gentalha se junta com gentalha.Duvido que a Dilma faça alguma coisa,ela já deve ter recebido ligação do chefe da quadrilha dizendo pra deixar assim..o PT sempre foi aliado destes ditadores,comunistas,fascistas...a Venezuela enterrou sua economia querendo agraciar o Brasil com Hugo Chaves, na era lula...só que a realidade a era lula não acabou,de fora ele dá pitaco,e mesmo assim sai tudo errado, porque nunca na história o Brasil teve em se governo um(a) presidente tão incompetente quando a senhora Dilma...no resumo tudo um bando de safado se juntando com os safados ditadores da Venezuela,Cuba,Bolívia,Argentina...

Anônimo disse...

Baita mico dessa comitiva, pois o que interrompeu o trânsito foi uma gandola( carreta), carregada, no horário de pico. Quando os revoltados on line cercaram o carro do Sarney , o editor não colocou nada sobre este episódio, incentivar panelaço em pronunciamento da presidente o editor incentiva, e convoca as pessoas,mas bater no carro do Aécim não pode.

Anônimo disse...

Essa é a nota do Itamarati Pinoquio, totalmente destorcida da realidade.Pena que os tucanos seguem a mesma ideologia do PT.Após a nota Dlima Pinoquio telefonou para Maduro pedindo desculpas pela nota.

Anônimo disse...

Em defesa de um traficante de drogas,a presidAnta chamou de volta nosso representante diplomático na Indonésia.
Há poucos dias,essa senhora e o ex presidente,receberam com pompa e circunstância o vice venezuelano,investigado por chefiar o cartel do narcotráfico.
E agora,com os nossos representantes,sim os senadores representam o povo brasileiro,são hostilizados impedidos de se locomover e até sujeitos a apanharem daquela malta siamesa ao MST,a presidAnta tira uma nota de repudio???
Porque não chamou nosso embaixador em Caracas para conversar aqui?
Traficantes de drogas tem mais prestígio junto a presidAnta que os nossos senadores???

Unknown disse...

Políbio, sou leitor assíduo do seu blog e vejo em ti a independência necessária para se fazer jornalismo de verdade. Embora não concorde com todas as tuas opiniões, vejo esse canal como fundamental para o jornalismo jurídico/político no RS e Brasil.

Disto isto, quero lhe fazer uma pergunta sobre um fato que me afligiu muito esta noite: O Sr. não acha que esses fatos com os senadores na Venezuela foi fácil demais?
Sei lá, pense comigo: O Aloysio Nunes Ferreira e o Aécio Neves são de esquerda desde sempre. O Aloysio lidou com gente da pesada no passado, comunistas de peso e de dar medo em muita gente. O Aécio flertou a juventude toda com Cuba e, embora não flerte mais, nunca disse uma palavra realmente forte e objetiva contra o comunismo.
O Ronaldo Caiado, a meu ver, era o grande político do momento: inteligente, centrado, destemido e incisivo. Contudo me chamou a atenção os seguinte fatos mal explicados:
1 - Os senadores, em solo venezuelano, disseram ter seu ônibus ou van apedrejado na via pública, fora do aeroporto. pergunto: Já viste um apedrejamento? Eu já, e se fosse de fato, voltariam gravemente feridos;
2 - Enquanto eram cercados e apedrejados, Caiado disse que estava tentando contado com Renan Calheiros, mas não conseguiu porque o sinal de internet era ruim naquele lugar.
Fala sério Políbio, você estaria preocupado com sinal de internet se estivesse sendo cercado e apedrejado em solo estrangeiro???
3 - Ao retornarem para o aeroporto venezuelano, o avião da FAB estava pronto para partir, abastecido, motores ligados e com pista livre. Você sabe quanto tempo leva para fazer tudo isso? Meu irmão trabalhou com manutenção de aviões e, a menos que tudo fosse planejado previamente, levaria cerca de 3 a 4 horas!
4 - Todos os senadores esboçavam um sorriso no rosto que, eu que entendo de linguagem corporal, afirmo veemente: Não era nervosismo, nem perplexidade. Era alegria mesmo. Eles estavam se divertindo.

Agora, caro jornalista, cabe investigar a quem serviria um ato planejado destes.

Por derradeiro, ao que me parece eles estavam mais preocupados com o socialista preso, e não com o conservador.

Meu papel é fácil, eu sei. Só levanto dúvidas. Mas são pertinentes, admita.

Abraço e força Políbio! Mais do que nunca, precisamos de ti.

Anônimo disse...

que redigiu a nota foi um tal de cabello rondon.

Anônimo disse...

Alguém avisa os Senadores que eles não tem poder para fiscalizar pais estrangeiro nenhum. Seus poderes estão adstritos no milites territorial do Brasil. Se fosse o contrário, alguém de sã consciencia aceitaria que um grupo de Senadores de outro pais viesse ao Brasil para FISCALIZAR a prisão de presos, politicos ou não? Nem os EUA, que são metidos a policia do mundo tiveram peito de mandar Senadores para FISCALIZAR o regime da Venezuela. Ainda bem que ninguém morreu nessa pataguada, porque não havia como o governo Brasileiro proteger os Senadores pelas ruas da Venezuela. O único lugar que senadores estariam seguros seria na Embaixada, considerado território brasileiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/