Entrevista, Darcy F.C. dos Santos - Déficit engordará muito com reajustes que Tarso programou para estourar durante todos os quatro anos de mandato de Sartori

ENTREVISTA
Darcy Francisco Carvalho dos Santos, economista do RS


O governo estadual, até onde minha memória alcança, sempre foi deficitário. Há 45 anos, quando chefiei a redação da sucursal do Correio da Manhã no RS, publiquei cadernos especiais que mostravam isto.
E é verdade.

Qual foi a diferença introduzida pelo governo Tarso Genro: ele qualificou o déficit ?
O que ocorre é que grande parte do déficit era potencial, porque se administrava contendo a despesa. Agora, passou a real, porque  não há mais como contê-la, porque ela já foi criada.

Dê um exemplo prático ?
 É o que acontece com os reajustes salariais concedidos,  parte deles até 2018,  que, por mais justam que sejam, são totalmente incompatíveis com a situação das finanças.

O piso salarial nacional do magistério, que Tarso prometeu e não cumpriu, mas que se tornou exigência legal até com trânsito julgado, portanto com decisão final da Justiça ?
Além de aumentar a despesa, o governo atual não tomou as providencias necessárias para cumprir o piso do magistério, formando, com isso, um passivo trabalhista que atingirá R$ 10 bilhões neste ano, uma vez e meia a atual dívida com precatórios, que tanta preocupação causa ao governo.

2 comentários:

Anônimo disse...

E daí, a gauchada, altamente politizada gosta de votar na esquerda, se acha socialista(com o dinheiro de quem produz). Tem que se lascar mesmo.

Anônimo disse...

Ate ai tudo bem,todos sabiam na assembleia e votaram tudo favoravelmente nos 4 anos e Sartori e seus secretários concorreram sabendo de tudo e mesmo assim concorreram entao parem com essa lenga lenga e vão trabalhar ou entreguem o governo pro TARSO pois ele disse saber como resolver o imbróglio.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/