Arqueologia ou babaquice explícita no Rio Grande do Sul ?

O jornalista Tulio Milman, Zero Hora, contou a história que o editor analisa no seu comentário de hoje, no qual faz a seguinte pergunta:

- O RS tem salvação ?

. Eis o que informa Milman:

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deve se pronunciar em 120 dias sobre o laudo técnico feito por um arqueólogo no buraco que está sendo cavado para a construção de dois novos prédios. O local , que era um banhado, foi aterrado décadas atrás. 

Entre os fragmentos e objetos encontrados- e listados como possuidores de valor arqueológico e histórico está uma bolinha de gude, cacos de cerâmica industrializadas e um gargalo quebrado de Coca-Cola.

Um trecho do laudo que pode paralisar ou atrasar o trabalho na maior obra de edifício público do Brasil.

Clique abaixo para saber o que diz o laudo, além de ouvir e ver o comentário do editor, intitulado: Arqueologia ou babaquice explícita no Rio Grande do Sul ?

33 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Meu avô, nos anos 40/50 do séc. XX, assistia partidas de Polo naquela várzea.

Vão achar muitas ferraduras também!!

Quanta BABAQUICE destes arqueólogos esquerdistas!!

Eles querem fazer "política" com seus pequenos poderes.

JulioK

Anônimo disse...

Depois disso, só cortando os pulsos. Rio Grande do Sul não tem jeito. Não vale a pena sequer implodir.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

A primeira vez que conheci POA,fiquei impressionado com o prédio da telefônica,chamado MATA BORRÃO,lembra Polibio?Tempo bão
Quanto ao RGS,vamos vender babador para os babões da idade média,a bolinha de gude e o gargalo da coca cola é cabo de esquadra,por favor não se afoguem na contemporaneidade.
Desculpa-me, o bom gaúcho não merece
Bolinha de gude.........
Saudações

Anônimo disse...

Por coisas como esta o RS está parando. Nossos "arqueólogos" fazem uma tremenda farra quando acham uma possível ponta de flecha, parece até que acharam novas tumbas de faraós e por causa disto param-se obras, perde-se tempo e muito dinheiro e depois estes materiais achados vão para depósitos que no futuro serão jogados como lixo. Esta é a realidade .Uma coisa é achar objetos antigos muito significativos, outra é achar coisas sem praticamente nenhum significado, mas que viram tremendos obstáculos ao progresso. Vejam o antigo filme da África do Sul, "Os Deuses Devem Estar Loucos" e digam se nossos "intelectuais" não se parecem com os bosquímanos!

Anônimo disse...

Bah! Che è do arco da velha para não dizer uma babaquice. Vai ver que esta bolinha de gude " no contexto e na temporialidade" e a garrafa de Coca foi usada por alguma autoridade no passado. Deve ter um valor histórico cujo leilão vai movimentar o mundo e deve valer uma fortuna...Fico pensando no Eng. Telmo Thompson Flores, quando prefeito de POA, não faria nem uma calçada. Por isso que digo: "Porto Alegre? é demais." Vou mandar para o macaco Simão..
Eng. Joel robinson

Telmo Padilha Cesar disse...

Senhor! Uma das profissões mais respeitadas do mundo é a de Arqueólogo. Já a legislação mais desrespeitada no Brasil é toda aquela que abrange o Patrimônio Cultural. Sou leitor assíduo de sua coluna, mas me permita dizer-lhe que é justamente a construção civil que mais arrasa como os nossos registros da História. Sinto muito.

Gustavo disse...

nome do "indiana jones" dos pampas..

Anônimo disse...

a obra é de edifício publico?

nem sei se é arqueologia ou babaquice o que encontraram no buraco...

a unica certeza é que será mais um monumento à burocracia dessepaiz...

Anônimo disse...

Mas bah, Jornalista Políbio Braga!!! Assim o senhor me decepciona! Como é que pode desconhecer o enorme, estupendo, supimpa, monstruoso, valor arqueológico de um gargalo de garrafinha de Coca-Cola!!! Tenha a santa paciência, Editor!!! Que mancada!!!
Mas, não desespere, Sr. Políbio: sempre há tempo para crescer culturalmente! Sugiro aquele cursinho por correspondência, cujo nome me escapa neste momento, mas que tenho certeza que o culto arqueólogo em referência, fez!!!!

Anônimo disse...

Enquete sobre qual vai quebrar primeiro: a Petrobrás, o Brasil ou o PT?

Anônimo disse...

Acredito que os ditos arqueólogos gaúchos, não tem o que fazer. Aki em Rio Grande, na principal praça da cidade, praça Tamandaré, até hoje não foi completada as coberturas prá ônibus na praça, pq na escavação foi encontrado um lixo do século XIX, onde acharam uns pedações pires e xícaras quebradas. Até hoje, já se passaram uns 4 anos e os arqueólogos da FURG, não decidiram o que fazer com esse famoso sítio arqueológico. Enquanto isso os usuários, povão, dos ônibus, esperam o busão na chuva e no sol.

Anônimo disse...

Babaquice de quem nada tem o que fazer.

Anônimo disse...

Sera que nao podemos chamar de fundamentalismo arqueologico.

Anônimo disse...

Sera que nao podemos chamar de fundamentalismo arqueologico?

Anônimo disse...

Isto é que é pesquisador, cientista abnegado, e não aqueles lacaios que tem lá em casa. Como deve ser um guri novo,
é candidatíssimo a um Nobel de
arqueologia em anos vindouros,
quando em escavações de sitios
milenares descobrirá o sexo dos
anjos, para o gáudio de sua
familia e levando os seus mestres
e orientador a êxtase maior do
que teve Champolion ao decifrar a
pedra roseta.

Anônimo disse...

COISA DE MACONHEIROS RETARDADOS DAS "CIÊNCIAS SOCIAIS"...

Anônimo disse...

Pobre Brasil.
Ou o dinheiro vai parar nas mãos de corruptos ou nas mãos de gente incompetente, oportunista e cara de pau.
Pô! Um laudo desses só pode ser deboche.

Anônimo disse...

Pior é quem dá crédito para um débil mental desses, esse relatório deveria ser rasgado na frente do idiota e jogado no lixo, e o seu chefe deveria dar uma pazinha para esse retardado e mandá-lo para as praias do Guaiba catar porcarias para se ocupar!

Anônimo disse...

Imaginem o furor do arqueólogo quando acharem um caco de um penico de porcelana! Ou uma tampa da pomada Minâncora! O nosso Indiana Jones gaudério deve estar com muito orgulho de suas descobertas, aliás, descobertas vitais para conhecer o passado dos nativos da antiga região do Bomfim. Qualquer dia vai aparecer na Discovery Channel!

Anônimo disse...

A maioria dos presenta na passeata gay é composta de arqueólogos, ativistas sociais, petistas, e funcionários pútridos totalmente inúteis a sociedade que paga altíssimos impostos e recebe essa merda de serviço do estado. Um dia a bala vai voltar!.

Anônimo disse...

É desolador ver o lixo de ontem ser o tesouro de hoje... imaginem se esses "técnicos" descobrem um penico com dejetos sólidos dentro! Será o acontecimento arqueológico do século em nosso Estado. Até imagino que por falta de conhecimentos técnicos tenham que enviar o penico ao exterior para ser examinado. Daí, adeus anexo do Hospital de Clínicas! A população, como sempre, que se dane!

Gaudério do Centro disse...

Olha, daqui há pouco irão dizer que o gás exalado do local era o peido de um famoso cacique.

Polibio Braga disse...


Caio Marcio Rodrigues
Será que esse arqueólogo é o mesmo que, nas escavações de certo povoado pre-historico, não tendo encontrado vestígios de fios de cobre nem de fibras óticas, cometeu então alentado relatório

Polibio Braga disse...


JamilFelippeJunior
...rs!

Polibio Braga disse...


Janderson
Dizem que Deus é brasileiro, não sei, talvez seja. Mas o Sherlock mora por essas bandas aqui sim! kkkk

Polibio Braga disse...


beckerstein
O PT ACABOU COM O RS !!!!

Unknown disse...

Prezado Sr. Polibio Braga,
Infelizmente retirar um fragmento de um relatório para chacota pública é algo que não é novo em sua profissão (jornalismo). Porém qualquer fragmento sim é de suma importância. Infelizmente o que ocorre com a ciência arqueológica atualmente (veja o seu caso) é o que aconteceu com a engenharia nos anos 1930 e 1940 e posteriormente com a arquitetura em 1950. Era tratadas como ciências vil e atravancavam o do dito "progresso".
Se colocar a arqueologia para o final da obra, sim ela estará atrapalhando a construção, agora se a colocarem onde é por direito, ela não só ajuda, mais protege a memória coletiva, mesmo que seja só uma bolinha de gude.
O bem material como memória, tem sim sua validade e importância. Para exemplo: a Europa, a Argentina e o Uruguai o fazem. E quando a dita "elite" viaja para esses locais ficam todos entusiasmados, será pq?

Polibio Braga disse...


Ezequiel A. Ribeiro
O que estão fazendo com o nosso Brasil ?

Anônimo disse...

Qual é a safra da COCA-COLA???

Anônimo disse...

Políbio, por que não foi feito o teste do C14 (Carbono), para uma investigação mais completa???

Mauro ( Arqueólogo) disse...

Gostaria de saber o porquê de o Anônimo não revelar sua identidade. Ou não a tem ou o anonimato permite dizer asneiras do mesmo calibre daquelas do jornalista.

João disse...

Ao queridão que postou esse vídeo, eu sou um dos distintos arqueólogos do estado. O senhor faz um absoluto desfavor à profissão e à memória do estado (infelizmente, na internet qualquer um pode dar opinião e se acha especialista em tudo). É uma pena, a arqueologia faz o máximo para se eximir de agendas políticas em seus trabalhos.

O senhor é que se aproveita de uma notícia absolutamente estúpida de um pseudo-jornalista formador de opinião para inserir agendas políticas no seu vídeo.

Isso é vergonhoso, o senhor tem toda liberdade de expressar opinião política, mas o descaso com o patrimônio que aqui vejo, e também nos comentários me enoja.

Convido o senhor e todos os que comentaram a assistirem qualquer um dos meus trabalhos de Educação Patrimonial, tenho certeza que irão gostar e não ouvirão nenhum discurso político, seja de esquerda ou direta.

Convido todos também a tentarem se inteirar mais sobre os trabalhos que ocorrem nas suas cidades.

Agente Laranja disse...

Formador de opinião cuja ótica é baseada na opinião de outro pseudo jornalista. Análise fraca do fato, com frágil argumentação baseada somente em uma pontualidade (2 artefatos, dentre "tantos outros" não especificados, tampouco o contexto em que foram encontrados). Título de jornalista não é cacife para dar pitaco em profissão alheia, principalmente quando não se tem domínio sequer sobre seu próprio ofício. Jornalista é uma coisa, especulador é outra bem diferente. Análise fraca, aguada, equivocada e parcial, enfim, análise infeliz.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/