Justiça Federal aceita denúncia contra presidente e diretores da OAS. Eles agora são réus em processo criminal e irão a julgamento.

O leitor não deve confundir a notícia sobre a denúncia feita pelo MPF em relação a Nestor Cerveró e Fernando Baiano (nota abaixo) com esta aceitação de denúncia em relação aos diretores da OAS. Sempre que uma investigação da PF e do MPF são encerradas de modo exitoso, é promovida denúncia ao juiz do caso e este as aceita ou não. No caso de aceitação, o processo judicial propriamente é iniciado e os investigados denunciados tornam-se réus e vão a julgamento. 

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, determinou nesta segunda-feira a abertura de ação penal contra executivos da construtora OAS, incluindo o presidente da empresa, José Aldemário Pinheiro Filho. Também foram denunciados o diretor da Área Internacional, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, o diretor financeiro, Mateus Coutinho de Sá Oliveira, e os funcionários José Ricardo Breghirolli, Fernando Augusto Stremel Andrade, João Alberto Lazzari. Além do grupo da OAS, são acusados o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef e seu funcionário Waldomiro de Oliveira. Todos responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

. De acordo com o magistrado, há indícios de que eles participavam do esquema do petrolão, escândalo que movimentou pelo menos 10 bilhões de reais nos últimos anos por meio de fraudes em licitações na Petrobras e pagamento de propina.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/