Justiça dos EUA começa a investigar Petrolão. É que Petrobrás negocia ações na Bolsa de Nova Iorque.

Autoridades dos Estados Unidos estão investigando o envolvimento da Petrobras e de seus funcionários em um suposto esquema de pagamento de propinas, segundo reportagem publicada neste domingo pelo "Financial Times" em sua página na internet. Conforme o jornal, fontes familiarizadas com o assunto contaram que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre a empresa, que tem ADRs (do inglês American Depositary Receipt) listados em Nova York, enquanto a Securities and Exchange Commission (SEC), que regula o mercado de capitais americano, está buscando um inquérito civil.

. A reportagem lembra que a estatal, a maior empresa brasileira, é alvo de investigações pela Polícia Federal e pelo Ministério Público que podem culminar na revelação de “um dos maiores casos de corrupção da história do país”. O jornal também destaca que muitos dos problemas apontados na Petrobras teriam ocorrido quando a presidente reeleita Dilma Rousseff estava à frente do conselho de administração da empresa.

. “As autoridades dos Estados Unidos estão investigando se a Petrobras ou seus funcionários, intermediários ou prestadores de serviços violaram a Lei de Práticas Corruptas no Exterior [tradução livre de Foreign Corrupt Practices Act], uma lei anticorrupção que torna ilegal subornar funcionários estrangeiros para ganhar ou manter negócios”, indica a reportagem, citando as mesmas fontes como origem da informação.

. No Brasil, segue o texto, promotores alegam que a estatal e seus fornecedores superfaturaram custos de projetos e aquisições em “centenas de milhares de dólares e repassaram parte dos recursos para políticos da coalizão governista liderada pelo Partido dos Trabalhadores”. Segundo o Financial Times, o Departamento de Justiça e a SEC declinaram de comentar o assunto e a Petrobras não respondeu o pedido de entrevista.

5 comentários:

Anônimo disse...

Mas é claro que os EUA descobrirão coisas que o mídia amiga não fala para não perder investimento em suas rádios e tvs, uma coisa é certa depois desta investigação a petrobras ficará sem acionista externo e não fará mais negócios no exterior.

Anônimo disse...

Finalmente uma boa notícia. Acredito que uma investigação dos EUA possa encontrar algum fato novo e relevante e que possiveis consequencias sejam amplamente relatadas pela midia brasileira para informar mais o povinho do brasil sobre o talento do PT em roubar. Porque se depender da justiça brasileira estamos perdidos. Ta tudo dominado. STF TCU CGU PGR Ministério da Justiça ta tudo a serviço do PT. Ate as CPI e CPMI estão sendo realizadas com partidos da base do governo. Agora so falta dominar o MP e Policia Federal. E vem mais por ai via plebiscito. A Petrobras é so mais um rio de corrupção. E todos os rios de corrupção deste país desaguam num oceano chamado palacio do planalto.

Anônimo disse...

Com a justiça americana o furo é mais embaixo. Acho que agora vai, haver punição prá essa quadrilha que desgoverna o país.

Anônimo disse...

Salvem-se petralhas, apelem TODOS
a delação premiada antes que seja tarde, agora não terá mais aquelas desculpas marca diabo de A MIDIA,A DIREITA,OS IMPERIALISTAS são os responsáveis,isso não cola mais e
nem a desculpa da ideologia para encobrir roubalheiras. Avante
Petralhas, adiante os que não forem burros.

Anônimo disse...

Agora com os EUA investigando, o buraco é bem mais embaixo... mas BEEEEEEEEEEEEEM mais! Quero ver agora virem com conversa pra boi dormir, a midia fingir que nada ta acontecendo e ficar por isso mesmo... #gogoEUA
kkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/