Saiba por que razão governar é inovar

Esta instigante reportagem de Mariana Mazzucato pode ser lida na revista Exame. Ela mostra que sem o maciço investimento público por trás das revoluções da informática e da internet, nem mesmo atributos geniais como os de Steve Jobs, Apple, valeriam muito. Lewia:

Em seu famoso discurso na Universidade Stanford em 2005, Steve Jobs, então presidente da Apple, incentivou os formandos a ser inovadores "indo atrás do que amam" e "continuando loucos". O discurso foi citado em todo o mundo como epítome da cultura da economia do conhecimento. Enfatizando a inovação, Jobs destacou o fato de que, na base do sucesso de uma empresa como a Apple, no centro da revolução do Vale do Silício, estavam não apenas a experiência e a habilidade técnica de sua equipe mas também sua capacidade de ser um pouco "maluca", arriscar e dar ao design tanta importância quanto à tecnologia do hardware.

(...)

. Mas, sem o maciço investimento público por trás das revoluções da informática e da internet, esses atributos valeriam muito pouco. A genialidade de Jobs só resultou em sucesso e altos lucros porque a Apple conseguiu surfar a onda de investimentos enormes feitos pelo Estado em tecnologias que deram sustentação ao iPhone e ao iPad.

. Foi graças a contratos públicos da Força Aérea americana e da Nasa que novos circuitos integrados de silício foram inventados no pós-guerra. Sem eles, não haveria computadores pessoais­, celulares nem a maioria dos aparelhos eletrônicos encontrados no mercado atualmente.


. Embora o iPhone pareça ser um aparelho de grande apelo com sua tecnologia de ponta, o que o torna "smart" é sua capacidade de conectar o usuário com o mundo virtual a qualquer momento — e aqui, de novo, há a mão do Estado. Durante o período da Guerra Fria, as autoridades americanas estavam preocupadas com possíveis ataques nucleares e como eles afetariam as redes de comunicação.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/