Produção industrial cresce 0,7% em agosto sobre julho e cai 5,4% sobre mesmo mês do ano passado

Na comparação com agosto de 2013, que é a comparação adequada, a atividade recuou 5,4%. O crescimento das indústrias extrativas contribuiu para resultado positivo de agosto sobre julho, o que diz muito sobre o mau estado do setor. 

A produção da indústria nacional registrou alta de 0,7% em agosto, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o segundo avanço da produção, depois de registrar queda entre março e junho. No mês anterior ao da pesquisa, julho, o avanço também havia sido de 0,7%.

. Frente ao mesmo período do ano anterior, a indústria mostrou queda de 5,4% - a sexta seguida. No ano, a atividade fabril acumula recuo de 3,1% e, em 12 meses, de 1,8%.

- Boa parte da queda da produção industrial deve-se à redução das exportações de manufaturados. Os negócios com a Argentina são os que mais pesam no resultado, porque mais de três quartos da queda nas exportações de manufaturados em 2014 se deve a menores compras feitas pela Argentina, segundo avaliou nesta quarta-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). SOBRE o caso das exportações para os argentinos, CLIQUE AQUI para ler ampla análise do jornal Valor. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/