Polícia Federal indicia presidente da Assembleia por formação de quadrilha. Caso é sem precedentes e compromete Assembléia.

Em setembro, o superintendente-geral, o cargo administrativo mais alto da Assembléia, havia sido afastado do cargo pelo TRE, por contsuspeitas, porém o tribunal o reconduziu ao cargo no início desta semana. O escândalo é sem precedentes no RS. A posição do presidente no cargo é insustentável. Sossela já deveria ter se afastado para preservar a instituição.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT), e outras sete pessoas foram indiciadas por formação de quadrilha, concussão (exigir para si em razão da função vantagem indevida) e por outros três crimes tipificados no Código Eleitoral, entre eles, coação. O deputado foi reeleito no último domingo com 57.490 votos para o terceiro mandato consecutivo no parlamento gaúcho.Segundo a Rádio Gaúcha, o gabinete da presidência da Assembleia pressionava servidores a dar parte dos salários para a campanha de Sossela. Diretores e coordenadores, servidores concursados da Casa, detentores de funções gratificadas, teriam sido coagidos a comprar convites no valor de R$ 2,5 mil cada para um churrasco de arrecadação de campanha.

Além disso, o gabinete da presidência teria recrutado estagiários para atuar como cabos eleitorais para a reeleição do parlamentar: eles teriam de apresentar listas com os nomes dos eleitores.

Os indiciamentos são resultado de inquérito aberto em agosto pela Polícia Federal, concluído nesta quinta-feira e remetido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

. O deputado poderá ter o mandato cassado ou não ser diplomado.

Além de Sossela, foram indiciados a esposa dele, Melânia Sossella, o superintendente geral, Artur Souto, o superintendente administrativo da Assembleia, Ricieri Dalla Valentina Júnior, o diretor do Departamento de Comissões Parlamentares, Ivan Ferreira Leite, a Superintendente Legislativa, Fernanda Paglioli, o chefe de gabinete da Presidência, major da Brigada Militar Jair Luiz Müller, e a secretária do gabinete do superintendente-geral, Andreza Macedo Teixeira.

CLIQUE AQUI para acompanhar toda a notícia. É material exclusivo da Rádio Gaúcha, RBS.

Nesta sexta-feira vá com seus amigos, colegas, parentes.
"O melhor no gênero", segundo Veja.
Cardápio, Carta de Cervejas e Chopes Artesanais (mais de 100 rótulos):
www.biermarkt.com.br

10 comentários:

Anônimo disse...

Que rapidez que correu este processo. Claro, o deputado não é do PT!

Anônimo disse...

Deputado assim tem que levar chumbo. Mas é de estranhar que até hoje não deu nada contra o Raul Pont e o Elvino Bohn Gass, acusados de também morder o salário de funcionários.

Anônimo disse...

os "representantes" do trabaiadô dessepaiz estão todos se lambuzando a não poder mais...

e partidos como o desse senhor passaram a vida inteira demonizando os patrões...

pois é...

Anonimato disse...

Políbio...
Mais que coisa... O problema sempre é na hora de dividir... Para pegar a boquinha todos toparam... Será que imaginaram que haveria "jantar grátis"... Não lembro de outro fato tão lamentável na nossa assembleia...
Uma pena...

Cap Caverna disse...

A politica está tão podre, que eu vejo qualquer um que se aventure nesta área, como vigarista ou candidato a ser. Nunca a moral dos politicos e governantes esteve tão baixo como nos últimos anos. Carater, vergonha na cara , palavra de homem, virou caretice. Junta esses canalhas com os do Pt, e dá nessa coisa que virou a nossa Pátria.

Anônimo disse...

SAI O MACALÃO ENTRA O TRAPALHÃO, TAMOS BEM ARRUMADOS DE REPRESENTANTES, BEM QUE FIZ NÃO VOTEI PARA ESTADUAL, ELES TROCAM O VOTOS POR SECRETARIA, QUERO ACOMPANHAR DE PERTO MEU DEP. LUIZ CARLOS HENZ, O HOMEM QUE MANDOU OS AGRICULTORES SE UNIREM CONTRA OS ÍNDIOS E GOVERNO.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Olha o nível desse cara...não deve conseguir escrever dez linhas de português direito. Primeiro, vota-se em indivíduos sem nenhuma qualificação a não ser o populismo..depois,reclamamos!!!

Anônimo disse...

E o caso dos deputados envolvidos na fraude do Pronaf, aquele que a PF teve de dar marcha a ré e não apreender material e nem prender ninguém?

Anônimo disse...

Mais uma prova de que quando "é do povo", não é de ninguém!! Nossa Assembléia Legislativa novamente envolvida em escândalo: onde anda o Macalão, funcionários fantasmas e outras mais!

Anônimo disse...

Este é outro PTISTA fantasiado de PTRALHA, ptista!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/