Entrevista, Gustavo Grisa - Os candidatos não debatem nada sobre a crise econômica do RS

ENTREVISTA
Gustavo Grisa, economista, sócio da Agência Futuro, especialista em desenvolvimento de cidades e regiões, MBA pela Thunderbird School (EUA), autor do livro RS-Sem Medo do Futuro (2009).

O debate econômico das eleições para governador no RS é pobre, e centra apenas na questão do endividamento e da gestão do Estado. O que há ?
Os candidatos deixaram de lado o ambiente empresarial e a competitividade econômica. Há uma outra questão, muito mais grave, e que é parte da causa do desequilíbrio financeiro: a economia do RS está parando, em um processo que descola negativamente da tendência nacional.

Isto é culpa do governo Tarso ?
Esse tema não é novo; é recorrente nos últimos 20 anos em nosso Estado. Atendência é que em breve a participação do RS na economia do Brasil estacione na faixa dos 6%, e que o Estado seja ultrapassado definitivamente pelo Paraná.

Quais seus números ?
Os indicadores de produção industrial da FIERGS apresentam uma retração sistemática, os índices de exportação (queda de -8,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior) apresentam uma situação sintomática de recessão consistente e até mesmo depressão, sintoma de problemas econômicos que são estruturais, e vão muito além da conjuntura. Eventuais bons resultados econômicos (os famosos "verões indianos") nas últimas duas décadas são sazonais, e a regra é um crescimento abaixo da média do País e da Região Sul.

Os governos gaúchos e a classe dirigente gaúcha, de todos os Partidos, têm evitado entrar a fundo em uma solução econômica estratégica para o Estado,
Em parte por esse não ser um problema imediatamente sentido pela população e detectado em pesquisas, em parte por não haver consenso em soluções, e as soluções demandarem inovação institucional, arrojo e abandono de modelos tradicionais. O RS já é há muito tempo um território de Renda Média, e precisa de uma estratégia econômica vinculada à sua realidade, como SC e PR têm feito com mais eficiência.

Os problemas de má gestão do governo não explicam tudo ?
 Esse sol não adianta ser tapado com a peneira. Mas o endividamento e crise financeira do Estado não é tudo.

O que fazer para mudar o ambiente econômico do RS ?
 Seria preciso enfrentar o desafio com um choque institucional modernizador - oportunizando PPPs - e acelerar a modernização da infraestrutura e de uma economia de alta produtividade, trazendo novos investimentos e empreendedores.Esse é um processo sistêmico, que não acontece em um mandato, ou é responsabilidade de um ou outro Partido político. E não pode ser tratado com a repetição de velhos remédios e soluções genéricas.

Vá esta noite com seus amigos.
Os melhores do gênero, segundo Veja.
Cartas de cervejas e chopes artesanais, cardápio, serviços:
www.biermarkt.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

O que fazer para mudar o ambiente econômico do RS ?
Seria preciso enfrentar o desafio com um choque institucional modernizador - oportunizando PPPs - e acelerar a modernização da infraestrutura e de uma economia de alta produtividade, trazendo novos investimentos e empreendedores.Esse é um processo sistêmico, que não acontece em um mandato, ou é responsabilidade de um ou outro Partido político. E não pode ser tratado com a repetição de velhos remédios e soluções genéricas.
Não é o que a Yeda estava tentando fazer?
Esses estudiosos dão a receita mas não dizem quem já tentou seguir o caminho e quem impediu que o caminho fosse trilhado.
Estão sempre em cima do muro.
Acho que para proteger seus próprios interesses; ou não?

Anônimo disse...

é realmente preocupante que nem Tarso - por motivos óbvios- nem mesmo Sartori falaram muito sobre o que farão para reverter a situação de desenvolvimento do RS. Será que é por que não sabem o que fazer??????

MARIO-POA disse...

PO MEU ESQUECE A YEDA...O GOVERNADOR VAI SER O SARTORI SERÁ QUE ELE TEM NOÇAO DESSA PARTE ECONOMICA? O TARSO JAH MOSTROU QUE NÃO TEM

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/