Economia (PIB) de Caxias do Sul sofreu queda de 6,4% no primeiro semestre de 2014

A indústria, comércio e serviços de Caxias do Sul não conseguiram segurar a retração da economia no primeiro semestre de 2014, que registrou uma queda de 6,4% no período. Os números do desempenho da economia local foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O editor resgatou a informação para esta nota. 

Caxias do Sul é o mais importante pólo metalmecânico e é centro do mais importante cinturão industrial do RS.

Em junho, a economia de Caxias do Sul registrou uma queda de 1,1% em comparação a maio e de 10,6% se comparada a junho de 2013. O comércio foi o segmento que apresentou maior desempenho negativo, com decréscimo de quase 10% em junho sobre maio e de mais de 20% sobre junho do ano passado. Já a indústria manteve-se estável em relação a maio, com ligeira queda de 0,3%, enquanto o segmento de serviços apresentou índice positivo, na mesma comparação, de 2,5%.

Conforme o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Mauro Corsetti, a economia de Caxias do Sul vem desacelerando em um processo contínuo, levando à situação atual, que caracteriza recessão, porque o indicador de 12 meses passou a ser negativo (- 2,6%). "A tendência é de a economia continuar apresentando índices negativos, uma vez que não houve mudança significativa na atual política econômica", observou.

O Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias) mostrou que a indústria vem sinalizando há algum tempo a perda da capacidade produtiva e de competitividade. 

CLIQUE AQUI para examinar mais detalhes. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, tu que és amigo do Diego Casagrande, já viste o Outdoor, onde aparece o Diego com uma frase ao lado: O Triunfo das nulidades? Se autoproclamando! É hilário...!!!
Este é nível de quem é contra a Dilma e o PT! KKKKKK

Anônimo disse...

Pode triplicar. No mínimo caiu 20%.

Anônimo disse...

Políbio,

E a FIERGS abaixando as calças para a Dillma!!!

JulioK

Anônimo disse...

Eis um dos motivos por que os ganeses e senegaleses se mandaram de lá.

Anônimo disse...

Ninguém é contra a Dilma só porque ela é do PT. O problema é que o governo perdeu o rumo, a economia vai de mal a pior, com um PIB menor do que países africanos, o pior da América do Sul; a infraestrutura um caos; a inflação um absurdo, esqueçam os índices do governo que são manipulados, é só fazer compras num buteco para ver qual a verdadeira inflação.Será que isso que estamos vivendo não é razão a para uma mudança? Não se trata de invenção das oposições. Deixem de lado a ideologia e pensem nas próprias famílias e no povo em geral.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/