Depois do "empate" do Ibope, Ana Amélia mantém larga vantagem que Datafolha vinha registrando

No Rio Grande do Sul, o Instituto Datafolha encontrou números extraordinariamente diferentes daqueles que o Ibope apresentou há apenas uma semana sobre as eleições do RS:

- Ana Amélia, 39%
- Tarso Genro, 30%
- José Ivo Sartori, 7%
- Vieira da Cunha, 3%

Na sua coluna de hoje de Zero Hora, a jornalista Rosane Oliveira analisa a discrepância entre os números do Ibope e do Datafolha com um título que induz o leitor ao erro:

Depois do empate, Ana Amélia amplia vantagem.

. Ora, Rosane Oliveira fala de pesquisas de dois institutos diferentes - Ibope e Datafolha -, portanto mistura laranja com banana, fazendo crer ao leitor que estava falando da mesma coisa. A jornalista chega a reconhecer que a diferença de números obtidos por Tarso nas duas pesquisas não se sustentam nem mesmo dentro das margens de erro. Outra diferença gritante relaciona-se com o nível de rejeição: no Ibope, 16%; 27% no Datafolha.

. A coordenação da campanha de Ana Amélia iria bem se formalizasse pedido da cópia integral da pesquisa do Ibope. É que novos "erros" poderão ocorrer, influenciando o eleitor, desmotivando concorrentes, motivando o beneficiado e reduzindo até mesmo as possibilidades de captação.

Fonte do gráfico: Site da Folha de São Paulo.

7 comentários:

Anônimo disse...

O RS precisa se livrar para sempre dessa esquerda atrasada, raivosa e boçal que assombra nossos serviços públicos, sindicatos e universidades. Chega de atraso.

Anônimo disse...

me espanta saber que temos 30% de idiotas ou vagabundos.

Anônimo disse...

Tomara que Tarso e sua turma de atrasados parta para sempre do RS!
E que não apareça o Fortunatti se fazendo de moderno, pois é outro ligado ao atraso esquerdista.

tiririca do sul disse...

Comodizem os neocons tudo pesquisa comprada nada como um dia apos o outro para o contraditorio disfrutem das pesquisas pois nas urnas sabemos todos quem vai ganhar.tremei

chibato disse...

Se 9% e larga vantagem estão para presidente 15% o que sera editor pois sou analfa e não encontrei uma palavra para definir.

Anônimo disse...

Na sua coluna de hoje a Rosane de Oliveira praticamente desqualificou a pesquisa do Datafalha

Anônimo disse...

O Tarso está com os zóio arregalado...já, já começa a tremer a perninha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/