Humans Right Watch diz que há governo estável, não há perseguição e sistema judicial funciona bem em Gana

Toda a mídia brasileira e sobretudo as autoridades federais "compraram" a informação de que os ganeses que imigraram ilegalmente para Caxias do Sul (foto ao lado), Cricúma e SP, entre outras cidades, fogem de situações de guerra civil e de perseguição de adversários em Gana. O jornal Zero Hora de hoje recoloca as coisas no seu devido lugar e denuncia a farsa.

. A imigração em massa parece ligada a algum tipo de tráfico humano, mas isto não é investigado pelo governo federal brasileiro. Intermediários cobram até R$ 9 mil de ganeses por "ajuda" na viagem

Leia tudo:

É uma surpresa, Gana não tem guerra", diz pesquisadora sobre migração de ganeses ao Brasil
Diretora da Humans Right Watch para a África Ocidental afirma que Gana é um país em situação estável

Pesquisadora chefe da organização de direitos humanos Humans Right Watch para a região da África Ocidental, Corinne Dufka manifestou surpresa ao saber que mais de mil ganeses migraram para o Brasil no período da Copa do Mundo — e não retornaram.

– Gana não tem guerra. É um dos países mais estáveis da África. É preciso uma investigação — sugere a americana Corinne, que por 16 anos viveu em países com guerras crônicas, como Libéria e Serra Leoa. Veja os principais trechos de entrevista concedida na quarta-feira a Zero Hora, desde Washington, nos Estados Unidos.

Como a senhora vê essa migração de ganeses para o Brasil? Alguns alegam perseguição religiosa, outros dizem que vieram para a Copa do Mundo e pretendem ficar em território brasileiro, em busca de emprego.
Com total surpresa. Gana tem governo eleito, um sistema judicial que funciona, não tem histórico de guerras e nem de grave violência étnica ou entre muçulmanos e cristãos. Há muitos anos não tem golpe de Estado. É um país que está em situação estável.

A senhora considera que chegou a hora do Brasil como terra procurada pelos migrantes africanos?
É algo que me surpreende. Normalmente, africanos que enfrentam problemas graves migram para a Europa ou para outros países africanos bem-sucedidos economicamente, como a África do Sul. Ainda mais se saem de Gana, país com economia em crescimento, dos melhores da África. Se fossem do Senegal, Serra Leoa ou Quênia, entenderia. Mas é uma tendência que, após grandes eventos esportivos como Olimpíada e Copa do Mundo, alguns grupos decidam ficar no país-sede do evento. É uma oportunidade política ou econômica.

A lei brasileira prevê que o pedido de refúgio pode ser feito por violação de direitos humanos. A senhora entende que a situação de Gana indica a necessidade de refúgio no Brasil?
Vai depender das políticas do Brasil, das regras do país. É preciso uma investigação dos governos brasileiro e ganês. Se tiverem um acordo que permita emprego aos imigrantes, muito bem. Se não, é preciso ver que tipo de perseguição alegam. Talvez sejam apenas casos individuais.

15 comentários:

Anônimo disse...

Os empresários da gringolândia não estão nem aí para as consequencias. Têm mao de obra barata, aumentam seus lucros, para comprar os camionetoes no final do ano.

Anônimo disse...

Cadê os políticos e homens públicos de coragem (e que ganham muito bem) para encampar a batalha contra esse absurdo da imigração ilegal? Chega de sermos um país de bananas na mão de um bando de esquerdistas débeis mentais. Se não em Lei nem soberania nacional, eu também não quero mais pagar imposto.

Anônimo disse...

Não considero surpresa alguma. A partir do momento que lula começou a visitar países africanos para perdoar suas dividas, passar a ideia de que o Brasil ia muito bem e afirmar que "temush uma divida hischtorica com a África" não se poderia esperar outra coisa.

Anônimo disse...

Não sei não mas acho que nessa moita tem coelho.Seria interessante verificarem a vida desses cidadãos em seu país.

Luiz Vargas disse...

9 mil por cabeça?
Deve ser algum cumpanhero PeTralha, travestido de coiote, arrecadando "recursos não contabilizados" para o campanha do bando.

Anônimo disse...

Sem pensar na síndrome da conspiração, não tem haver com algo como os soldados do PT, que juntos com cubanos e haitianos irão já ou depois de perderem as eleições, aterrorizarem a nossa sociedade?
Andei lendo algo a respeito de que forças ocultas estão promovendo nos moldes dos grupos terroristas de um passado bem próximo, um grupo especial para desestabilizar a sociedade, caso eles do PT et caterva perderem o pleito, bagunçarem com o coreto; é ficar de olho e observar com o devido cuidado esses ganeses.
Um abraço.
Carlos Bonasser

Anônimo disse...

TEVE UM AFRICANO DESTES QUE COAGIU UMA PROFESSORA EM CAXIAS HOJE E FOI PRESO, COMEÇOU, ACHO QUE TÁ HORA DE ABRIRMOS NOSSAS CADEIAS E DEPORTAR OS CARAS E DAR PASSAGEM SÓ DE IDA TAMBÉM.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Está certíssimo o Carlos Bonasser ( comentário das 13:57 ). Preparem-se para ver o que vai acontecer em novembro, caso os fundamentalistas do PT percam as eleições ... Já estamos vendo movimentos em Porto Alegre ( invasão de áreas urbanas ) e em São Paulo ( MTST fazendo manifestação até contra a telefonia !!! ).

Justiniano disse...

Isso é o maior absurdo vem somente pessoas ignorantes e sem instrução, baseadas em fundamentalismo religioso islâmico e do qual não sabemos a procedência.

Se fossem engenheiros, médicos que viessem colaborar com o progresso do Brasil, tudo bem. Mas são pessoas que podem até ser marginais da lei em fuga do seu país.

Está na hora de selecionar quem pode entrar ou não. Já basta essa leva de senegaleses que perambulam pelas ruas das principais cidades do estado, agora começam esses ganeses. Já temos pobres brasileiros que necessitam de mais ajuda que esses imigrantes ilegais.

Celso Barcellos disse...

Trabalhadores de Gana não podem ficar no Brasil. Aqui só são aceitos ladrões ( ingles que assaltou o trem pagador na Inglaterra), e assassinos procurados pela Justiça italiana.

Anônimo disse...

Fico a pensar. Do jeito que as coisas estão no Brasil, até pode ser que foi admitida pelo Governo a entrada e ficarem no Brasil. O PT não quer perder o PODER, se houver por aqui uma guerra civil, estes estrangeiros, viram guerrilheiros pagos para lutar contra os Brasileiros. Estes estrangeiros não tem mão de obra qualificada, então o que vieram fazer aqui? Que tem coelho na moita, isso tem, Muito mais cuidado doravante.

Anônimo disse...

O problema é que o Brasil foi vendido lá fora pelos petralhas como a "nova maravilha mundial", o "novo paraíso" aqui no planeta, "a terra prometida", e esses pessoal é enganado por alguns espertos que pegam a grana que essa turma conseguiu poupar e aplicam o calote.
Lembram dos refugiados palestinos que o governo petralha resolveu trazer para cá, e que logo depois que viram a realidade aqui no Brasil queriam a todo custo voltar lá para o "inferno" em vez de ficar aqui no "paraíso" brasileiro que os petralhas lhes venderam? Recebiam de ajuda de custo um salário mínimo, e assim mesmo com essa "maravilha" de apoio que coloca qualquer cidadão na classe média...ha,ha,ha,ha...não quiseram ficar!

Anônimo disse...

Se sao negros sao coitadinhos e vitimas. Vamos dar casa , pensao, pagar universidade , dar terras .Negro nao comete crimes ainda mais se sao africanos . Isso e` preconceito da elite branca .

Anônimo disse...

Comparando com a Africa ou onde a elites e`negra e` negra e` realmente uma maravilha inclusive nos indicate corrupcao e crimes violentos , Apesar de haver muitos negros por aqui.Adoro a cultura brasileira , mas o que odeio e` o "jeitinho" e a malandragem .Nao e`nenhuma tese antropologica mas penso que veio da cultura africana (na Africa e` assim multiplicado por 10 .

Anônimo disse...

pode ate estuprar que para o PT a culpa sempre sera da elite branca.E ainda teram o privelegiu das cotas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/