Vendas do comércio gaúcho despencaram 1,1% em março

CLIQUE AQUI para ler a reportgagem "Consumo perde força como motor da economia", Estadão deste domingo.

O comércio gaúcho encerrou março de 2014 com uma queda real de 1,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Fecomércio-RS, Fundação de Economia e Estatística (FEE) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), a partir de dados fornecidos pela Sefaz.

. O IVC foi lançado nesta segunda-feira (02), durante encontro com a imprensa na sede da Fecomércio-

. O material completo pode ser acessado AQUI. 

Março
Vendas do varejo – Menos 3,9%
Comércio - Mais 2,1%
Ano
Varejo - Mais 2,3%
Vendas do comércio –  Mais 3,5%
- Atacado - Mais 3,7%
    
. Entre as oito atividades do comércio atacadista pesquisadas pelo IVC, quatro apresentaram expansão em março, com destaque para o segmento de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios (10.2%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu no setor de Produtos Intermediários Industriais (-6,5%) e de Mercadorias em Geral (6,0%). No acumulado do ano, novamente o destaque positivo foi o setor de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios (13,3%). Em 12 meses, apenas duas atividades apresentaram queda, com ênfase para o setor de Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-0,6%), devido sua grande importância para o setor.

, No comércio varejista, entre as nove atividades que compõem a pesquisa, apenas três tiveram crescimento: Combustíveis e Lubrificantes (6,4%), Materiais de Construção (6,2%) e Artigos Farmacêuticos, Médico, Ortopédicos, Perfumaria e Cosméticos (2,4%). O ramo que mais contribuiu para a queda do indicador em março de 2014 foi o de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios (-12,3%), seguido de Produtos Alimentícios, Bebida e Fumo (-6,1%). No acumulado do ano, quatro atividades do comércio varejista apresentaram redução de desempenho, com destaque para Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação (-9,3%). Pelo lado positivo, a maior alta ocorreu no setor de Combustíveis e Lubrificantes (9,1%).

2 comentários:

Anônimo disse...

Calma gente,temos que pagar os atrasados.

Anônimo disse...

Que disse que os petralhas não conseguem mudar as leis de mercado? Eles estão conseguindo baixar o consumo e ao mesmo tempo aumentar a inflação!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/