Atas da Petrobrás mostram ruídos permanentes depois da compra da refinaria Pasadena

Os bastidores das negociações na Petrobras para a compra da refinaria de Pasadena, em 2005, mostram que a negociação causou uma série de negócios ruinosos para a estatal que ainda não foram totalmente esclarecidos. A informação foi passada hoje pelo jornal Valor.

. Vários documentos produzidos pela Petrobras, inclusive relatórios em resposta a auditores, e um conjunto de atas das reuniões da diretoria executiva e do conselho de administração às quais o Valor teve acesso, mostram que logo depois da compra já era possível notar que a refinaria de Pasadena tinha sérios problemas operacionais e ambientais. E eles poderiam ter sido detectados no período de "due dilligence", quando se estudam os ativos e que normalmente ocorre no período após o acerto para compra e antes do pagamento. No caso de Pasadena, esse período durou de fevereiro até setembro de 2006.

. A cada dia que passa, a imprensa e a oposição desencavam aspectos nebulosos sobre o negócio.

. O governo tenta conter o extravasamento do que já se sabe e impedir novas investigações, agindo sobretudo dentro do Congresso, onde sua tropa de choque conseguiu evitar, até agora, a implantação da CPI da Petrobrás. As manobras dilatórias dificilmente serão exitosas, mas até lá o governo ganhará tempo para desenhar novas manobras evasivas. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Em qualquer pais descente do mundo, a presidANTA ja estaria no olho da rua e o presidente da petrobrás à época na cadeia. Aqui são ovacionados e nas ruas de minha cidade pichações com O PETRÓLEO É NOSSO estão por toda a parte. Nosso? Resta explicar quem somos nós. kkkk eu não sou nem tenho petrolífera. Nunca tive. E você?

Anônimo disse...

Presidente da Abril aumenta pressão sobre Cerveró:

Fábio Barbosa, presidente-executivo do Grupo Abril, e membro do conselho da Petrobras em 2006, confirma versão da presidente Dilma Rousseff e do empresário Jorge Gerdau sobre compra de Pasadena; eles negam ter recebido com antecedência cópia de contrato sobre a refinaria, conforme alegava defesa de Nestor Cerveró, ex-diretor da estatal; advogado Edson Ribeiro também já admite que não tem provas para comprovar o fato; Cerveró, que promete revelações sobre o caso ao Congresso, fica ainda mais enfraquecido

Assim como o ministro Thomas Traumann, em nome do Planalto, e o empresário Jorge Gerdau, Fábio Barbosa, presidente-executivo do Grupo Abril, e também membro do conselho da Petrobras em 2006, negou a versão de Nestor Cerveró, ex-diretor da estatal, sobre a compra de Pasadena.

Os três afirmam que o colegiado não recebeu com 15 dias de antecedência, conforme alega o advogado de Cerveró, o contrato completo sobre a refinaria dos EUA.

Anônimo disse...

Editor, porque a mídia só tocou nesse assunto da refinaria em 2006, 2010 e 2014? Não achas estranho levantar esse assunto sempre em ano de eleição?

Anônimo disse...

Não é ruído, é roubalheira do pt.

O EXÉRCITO TINHA E, TEM RAZÃO, MAS FIZERAM O SERVIÇO MAL FEITO.

SE TIVESSEM FEITO COMO O CHILE, HOJE SERÍAMOS 1º MUNDO.

Anônimo disse...

ATA DA REUNIÂO COMPRA DE PASADENA
9h Inicio marcado da Reunião
11h Conselheiros chegam
11h05 Dilma,Palocci,Gerdau abrem a reunião contando piadas de como passam por cima das autoridades
11h35 Conselheiros começam a navegar na Internet para checar oque os restaurantes próximos estão servindo
11h50 Conselheiros ligam para o pool das secretarias pedindo reserva no restaurante Porcão
11h58 Entra a faxineira na sala e pergunta : "Aquele papel que está jogado no meio da mesa , posso jogar no lixo ?"
11h59 Conselheiros vem que tem de ter a assinatura deles e assinam o contrato às pressas , pois chegou...
12h Hora do almoço !!!


CAO

Anônimo disse...

Eles não dão bola. O dinheiro não é deles mesmo. É tudo festa.

Anônimo disse...

Ou o corpo de profissionais da Petrobrás não tem a propalada competência ou estamos diante de uma maracutais do tamanho do poço de Libra.

Anônimo disse...

Se não receberam o contrato e assinaram é pior ainda. Cada vez mais eles se enterram. Não tem desculpas justas e deveriam arcar com o prejuízo. O PGR já deveria estar acionando eles para indisponibilizar seus bens, ao menos para ressarcir parte do prejuízo.

Anônimo disse...

Entendi ,os anjinhos foram enganados .

jaguariense disse...

Esses "conselheiros" da Petrobrás são ridículos, alegarem que receberam documentos "em cima do laço" e/ou com informações incompletas, é de fazer rir!!! Ganham UM MILHÃO DE REAIS ANUAIS e querem receber tudo "mastigadinho" e aprovar tudo em questão horas ou no intervalo do cafezinho, mesmo sem saber o que estão aprovando!!!! Até o velho Gerdau entrou nessa onda, será que na empresa dele as coisas são decididas assim? Para sorte dos acionistas da Met. Gerdau, agora quem comanda é o André, não fora assim...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/