Zero Hora delira para afagar governo Tarso: "Maior PIB em 18 anos. Um pibão para equilibrar o RS".

É falsa a manchete de hoje do jornal Zero Hora, ao afirmar que “alta do PIB gaúcho pode ser a maior em 18 anos”. É o desejo de agradar o governo de plantão. Em dois dos seus quatro anos de governo, Yeda registrou dois PIBs maiores: 2007, 6,5%; 2010, 7,8%. O jornal foi ao delírio na sua página interna, quando explicou a manchete: "Um pibão para equilibrar o RS". Equilibrar o RS ? Nem um acadêmico do primeiro ano do curso de Ciências Econômicas se atreveria a fazer tão tresloucada constatação. Só quem não lê jornal pode pensar algo semelhante. 

. Os números sobre o crescimento do PIB do RS no ano passado foram anunciados pela enésima vez pelo governador Tarso Genro, desta vez em Não-me-Toque, onde participou da abertura da Expodireto. Ele ainda não sabe ao certo se a economia cresceu 6,6% ou 6,8% no ano passado.

. O editor trabalha com 6,37% de crescimento, número que também é uma projeção, só que dos economistas da Farsul. Fecomércio, Federasul e Fiergs divulgaram números parecidos.

. O governador projetou números de 2013 que lhe alcançou a FEE, mas dispensou-se de falar sobre 2014, o último número do seu governo, certamente porque ninguém sério estima que este ano a economia gaúcha crescerá mais do que pífios 2%, tenha a safra o tamanho que tiver. O RS continua dependente do que acontece na agropecuária, portanto de São Pedro, porque não possui uma agropecuária autossustentável.

. Tarso Genro também se dispensa de analisar o papel cada vez menos importante da economia gaúcha no conjunto da economia brasileira. Hoje, o RS responde por apenas 6,4% do PIB brasileiro, número que durante a década de 90 foi de 7,1%. O viés local é de queda.

. Examine o crescimento do PIB nos quatro últimos governos:

RIGOTTO
- 2003: 1,6
- 2004: 3,3
- 2005: -2,8
- 2006: 4,7

YEDA
- 2007: 6,5
- 2008: 2,7
- 2009: -0,8
- 2010: 7,8

TARSO
- 2011 – 5,7
-2012 - -1,80
- 2013 – 6,.37
- 2014 – 1,95

CLIQUE AQUI para demonstrar de que modo o RS empobrece. 
CLIQUE AQUI para examinar as previsões para 2014

14 comentários:

Anônimo disse...

Então Agora vai dar para pagar os Precatórios ???

Anônimo disse...

Políbio,

Quando vi a manchete, logo pensei em 10% de PIB(esta foi a intenção da ZH!!).

A RBS, desde que conseguiu o tal empréstimo BNDES para não falir, perdeu completamente a credibilidade.

A RBS esta em linha com o RS que a cada dia fica mais irrelevante!!

Olha o novo Piauí do Sul chegando, minha gente!!

JulioK

Anônimo disse...

Ninguém aguenta mais essa mentirada que Dilma, Tarso e cia fazem o povo engolir diariamente, distorcendo fatos, números, achando que as pessoas são idiotas. Pior é que muitos ainda acreditam...

Unknown disse...

Academico que le jornalao, no Brasil, meu caro editor, e semelhnte a Mae Dinah. Pois economista que escreve em jornalao, no Brasil, sabe tanto quanto a famosa futurologa. Ou seja: nada. E so reler as previsoes feitas por especialistas, como vc, pra constatar que aquilo que vcs escrevem nao se confirma. Pois se fosse diferente, em 2008, os especialistas teriam "previsto a crise. E se e pr viver de previsao, feito PAI DE SANTO, prefiro as da Mae Dinah. Sao mais divertidas.

Anônimo disse...

Polibio, esquece a Yeda. Ninguém acredita nas tuas mentiras.

Anônimo disse...

Morram de inveja!!!!

tatsch disse...

Sinceramente, eu não leio, não escuto e não vejo mais nenhum veículo de comunicação deste Grupo.

Anônimo disse...

O editor já está com idade avançada e infelizmente terei que falar uma verdade: nessa vida o senhor não verá mais seus amiguinhos no poder, lamento informar. Sugiro passar os anos que lhe restam em Miami. Não esquece de levar os retratos da Yeda Crusius para os momentos em que bater a saudade.

Anônimo disse...

Por essas e outras que conheco algumas pessoas que já falam em cancelar suas assinaturas de ZH. Eu estou pensando seriamente no assunto.

Anônimo disse...

2013, maior PIB de todos os Tempos do RS, governado pelo Govenrador Tarso Genro do PT, de Dilma e de Lula.

PS: Novamente o editor posa de mae dina e oráculo de petrópolis, indicando Pib de 1,95 para 2014, como se o ano já tivesse terminado. Heiiiiiii editor!!!!!! estamos no inicio de Março. Eiiiiiiii!!!!!!!!!!! alguém avisa o editor.

Anônimo disse...

vai ver ele ameaçou abrir a gaveta...

Cosip disse...

Crescer sobre uma base negativa do ano anterior é fácil. Tomara que tenhamos mais plataformas para entregar nos próximos anos.
Qual a participação dos esforços do Estado no crescimento? Nenhum, o Estado não produz.
Tarso deveria parar de gozar com o ...dos outros

Anônimo disse...

CARLOS SGARBI, SEU ALIENADO, SE INFORME ANTES DE ESCREVER MERDA.

O ECONOMISTA PRÊMIO NOBEL PAUL KRUEGMANN JÁ PREVIA A CRISE DE 2008 (SUB-PRIME) EM ARTIGO DE 2001, QUE FOI PUBLICADO NO BRASIL PELA FOLHA DE SÃO PAULO.

Anônimo disse...

A petralhada entende tanto de economia que estão se achando kkkkkkkk, quero ver quando a casa toda cair... Crescer sobre valores negativos ???? Só petralha burro e amestrado mesmo pra não entender isso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/