Entrevista, tenente-coronel Riccardi Guimarães: "O governador Tarso Genro humilha a Brigada ao exigir que ela não cumpra a lei em Porto Alegre"

ENTREVISTA
Tenente-coronel Riccardi Guimarães, presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar

O que foi que o senhor conversou com o prefeito José Fortunati ?
Sugeri que ele declare imediato estado de calamidade pública em Porto Alegre. Ele que tenha coragem e faça isto, porque os gaúchos vão aprová-lo. Esta é uma hora de decisão em favor da maioria do povo.

Por que razão ?
Ora, você está vendo ! O comandante em chefe da Brigada, governador Tarso Genro, submete a Brigada à humilhação de descumprir a lei e não garantir o direito constitucional de ir e vir, incorrendo em crimes de responsabilidade e de prevaricação. Lamento que a Brigada esteja sob o comando deste cidadão.

O que deveria acontecer ?
A Brigada nos seus 170 anos, nunca interveio em crimes como os que acontecem agora, apenas para observar e olhar. Nossos homens não são olheiros e nem ouvidores, mas são guardiões da lei e protetores da ordem pública. Como é que as forças de segurança não protegem os trabalhadores que querem trabalhar, que são agredidos dentro dos seus ônibus, como ocorreu neste sábado ? Isto tudo é uma enorme desordem. E é intolerável que seja assim.

Além de falar com o prefeito, o que o senhor propõe ?

Estranho que o Ministério Público esteja tão quieto e não intervenha para restabelecer o primado da ordem em Porto Alegre, que está sendo violada pelo próprio governo estadual. 

27 comentários:

Anônimo disse...

JÁ TEMOS UM HOMEM MESMO SENDO DA RESERVA, EM BREVE TEREMOS UM REPRESENTANTE.



EDUARDO MENEZES

FAÇANHA, o advogado do povo disse...

QUALQUER UM DO POVO PODE PROVOCAR O MP, PROTOCOLANDO UMA SIMPLES PETIÇÃO.
SEM ESA FORMALIDADE, O "PARQUET" NÃO SE MEXE.
SERÁ QUE EU VOU TER DE FAZER ISSO?

Anônimo disse...

Prefeito está de mãos amarradas. Fortunati precisa se mirar no exemplo da governadora Yeda Crusius, quando entregou as estradas ao governo federal, diante de impasse político no RS. José Fortunati deve conversar com advogados e desmontar o plano diabólico do governador, Ministério Público, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas e do Tribunal de Contas. A população de Porto Alegre confia nele.

Anônimo disse...


Este MP só serve para condenar quem é flagrado na balada segura.
Beber 1 cerveja é crime.

De bandido eles tem medo.

Anônimo disse...

Se ele fosse Cmt geral ela não faria isso, seria submisso também. Ta jogando pra torcida.

Anônimo disse...

Políbio,

A cada dia fico mais convicto que NÃO FALTAM LEIS, FALTAM HOMENS!!!

O Brasil esta nesse atoleiro porque convém aos corruptos!

JulioK

Anônimo disse...

Estou de pleno acordo com o Coronel Riccardi.
Vejam o comentário que fiz neste blog no dia de ontem:
Ordem ilegal não se cumpre. Onde está a honra e o orgulho dos brigadianos? Se sujeitar a uma ordem ilegal que os impede de trabalhar fere a imagem e o amor próprio de todos policiais gaúchos em especial o dos brigadianos.
Mas é isso que dá quando se partidariza uma instituição de segurança pública. O chefete de plantão só cumpre o que o governante deseja, mesmo que seja ilegal.
É o fim da picada.

xx Acho que a população vai chegar o momento de tomar uma atitude. Todos em frente ao Piratini protestando contra um governante que não oferece segurança pública a todos gaúchos.
Duvido que daí ele não vai chamar a Brigada para lhe proteger.

Anônimo disse...

TAÍ UM CARA QUE FALOU A VERDADE E QUEM TIVER CAPACIDADE DE BOTAR O GUIZO NO PESCOÇO DO GATO QUE O FAÇA,SERÁ APLAUDIDO COM CERTEZA

AVANTE VARGAS

Anônimo disse...

Nunca vi tanta loucura como nesse blogue, chega a ser cômico, não sei quem é pior, o editor ou os comentaristas. Parece que vocês têm 10 anos de idade, kkkkk. As análises são rasas e tendenciosas beirando a infantilidade.

Anônimo disse...

Ok. O governador orienta que os soldados abram caminho e, com cacetetes ou gás lacrimogêneo, tirem os grevistas da frente das garagens! Perfeito. Então alguns motoristas saem com os ônibus e algumas pessoas são atendidas! Talvez uns 10 a 30% da frota! E, com muita sorte, nenhum grevista como mártir. É este o mundo perfeito para muitos? Pelo menos não ficariam comentando que o problema é político!

Mas pergunto: Como fica a questão da greve em si? Seria resolvida? É nisso que a sociedade tinha que pautar: como resolver a questão do aumento de salário x aumento da tarifa! O problema é da Prefeitura e sua relação com o transporte coletivo! Isto não vai resolver com a brigada tirando grevistas de frente das garagens!

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
A POSIÇÃO DESSE HONRADO CORONEL DE NOSSO ANTES BRIOSA BRIGADA MILITAR, NÃO TENHO DÚVIDAS, RECEBE A APROVAÇAO DA MAIORIA ESMAGADORA DO POVO RIOGRANDENSE.
COMO ELE, EXISTEM MUITOS OFICIAIS E PRAÇAS DESSA GLORIOSA CORPORAÇÃO, DENTRO MESMO DIAPASÃO.
NA HORA "H", É UMA FÔRÇA COM A QUAL O POVO PODE CONTAR. EM 1961, TIVE O PRAZER DE VER A BRIGADA MILITAR DANDO INSTRUÇÕES AO POVO, NA RUA, NUM ATO CÍVICO CONTRA O GOLPE QUE NÃO VINGOU.

Anônimo disse...

Aposto que vão tentar constranger o único macho que se atreve a dizer o óbvio.

Anônimo disse...

Se os "politizados" gauchos tiverem juizo so falta mais 11 meses e estaremos livres deste individuo.

Surfista Prateado disse...

MP fazer alguma coisa? A ideologia deles impede.

Anônimo disse...

Quando um prefeito, tendo a lei ao seu lado, se deixa dobrar por um governador que age contra a lei, então vemos que tanto um quanto outro não merecem o respeito do povo. Tenho que admitir: não há bom governo nas esquerdas.

Anônimo disse...

Esperavam o que do minúsculo tarso genro, o poeta frustrado?

Campao disse...

Vamos cair na real. Oficiais e seus comandados, na Brigada Militar, devem estar com o mesmo pensamento da população, quanto ao tratamento a ser dispensado aos grevistas e suas badernas. Mas são fieis aos princípios da hierarquia e disciplina os fundamentos da valorosa instituição, o que deve merecer a compreensão de parte da população. O que deve ser questionado e em profundidade,são as distorções, tais como a existência de um Tribunal Militar como moeda de barganha. A promessa e a perspetiva de um Comandante vir a ocupar uma viga vitalícia naquela Côrte, desistimula qualquer ação que venha a contrariar a vontade do dito "comandante-em chefe"da Corporação. A situação, na visão do atual Comando da tropa, é a de que "é melhor um covarde vivo que um herói morto".

Anônimo disse...

Polibio, infelizmente os Gaúchos de fibra estão quase todos no Centro Oeste do Brasil, e Norte, pois os dai já não pensam como pessoas livres, vide essa jornalista da rbs, e minúsculo mesmo.

Anônimo disse...

Cadê a merda da oposição que não se mexe? Cadê a mídia que abafa tudo?
Cabe um Impeachment desse Tarso Petralha PilanTra corruPto e incomPeTente!

Destro Direitoso disse...

Riccardi Guimarães para governador!

Lembro bem q ele colocou a filha do Tarsinho em seu devido lugar em um debate no "conversas cruzadas" da tvcom.
Melhor foi ele a chamando de Sra Tardo Genro... kkk

CAP CAVERNA disse...

O caos está instalado no nosso estado, epor culpa exclusiva desse fanático que está no poder e seus capangas espalhados por todos os lados.Todos são, retrógrados, incompetentes, loucois e visionários. Milicada de todas as forças, vamos nos unir e botar esses antipatriótas a correr. É só dar uns gritos e umas cacetadas que eles fogem que nem cachorro ladrão.ESTÁ NA HORA DOS MILITARES NOVAMENTE!

Anônimo disse...

Em parte a oposição está omissa e por outro lado não ganha espaço na mídia, recebem para isto com farta propaganda governamental, pois caso contrário a abissal incompetência deste governo seria desmascarada na hora.

Anônimo disse...

Tenente Ricardi para Presidente do Sindicato dos Médicos, a única coisa que ele entende.

Anônimo disse...

Ricardi para Governador vaiser o melhor Governador dos enfermeiros, digo, dos médicos coxinhas. Esse é o Homem ideal para ser o Governador.

Anônimo disse...

Ricardi Guimaraes para Senador do Partido dos médicos do quadro de saúde da Brigada dos aposentados, com direito ao voto dele mesmo e da mulher. É o Homem para o lugar certo na hora certa.

Unknown disse...

Talvez em época de ditadura o Cel Ricardi teria razão, na democracia senhores, é bem bom dizer que a Brigada tem que agir. A BM age e as cameras filmam os PMs reagindo a desaforos, identificam e lá vai processo. Não é bem assim, os tempos mudaram senhor Coronel, as leis mudaram, desde 1988. O brio dos PMs também mudou, hoje muitos tem ensino superior e sabem que não é uma boa a ação de choque! VIVA A DEMOCRACIA, não troco por nada!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Grande Coronel Riccardi
Esse é galo!

Meu candidato a deputado estadual

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/