Tuma Júnior denuncia ao blog de Exame: "Para os governos do PT não existem adversários, mas inimigos"

A foto está no livro de Tuma Júnior. Ele aparece com Tarso e Lula, seus chefes durante o governo Lula, quando foi secretário nacional de Justiça. No livro, Tuma Júnior conta como seu pai recrutou Lula e o transformou no alcaguete Barba, o dedo duro da ditadura militar. Ele também conta episódios inéditos sobre o uso que Tarso fez da Polícia Federal para fabricar dossiês contra adversários políticos. 



O Blog EXAME Brasil no Mundo conversou com o ex-Secretário Nacional de Justiça Romeu Tuma Junior. A seguir, vai o material, devidamente editado por esta página. A entrevista completa está no link a seguir. Leia tudo:

Sua experiência como Delegado de Polícia, como Secretário Nacional de Justiça, e também como representante da Interpol no Brasil, lhe deram “munição” e inteligência para discutir profundamente a visão e atuação do serviços de inteligência no país e no mundo. Romeu Tuma Junior também participou da comissão para o desenvolvimento do Plano Nacional de Inteligência, que ainda vive em alguma “gaveta profunda” no Palácio do Planalto.

Brasil no Mundo: Em seu livro, “Assassinato de Reputações – um crime de Estado”, o senhor apresenta diversas questões sobre a área de inteligência e suas aplicações no Brasil. Como o senhor analisa o atual ambiente das atividades de inteligência e da própria ABIN?
Romeu Tuma Junior: (...) Não se pode esquecer de que pertence à ABIN a realização da Inteligência de Estado. Mas, para isso, a mesma precisa ter prerrogativas, tal como a possibilidade de fazer interceptações telefônicas em casos de interesses nacionais. Defendi isto no Grupo de Trabalho (GT) que reavaliou o SISBIN (Sistema Brasileiro de Inteligência) e que criou a PNI, mas fui voto vencido pela pressão e oposição da Polícia Federal (PF), que por sinal, sonha assumir essa atribuição de fazer a Inteligência de Estado (modelo sem precedentes no Mundo), o que é uma ameaça, pois ela é a polícia Judiciária da União, e dai sairia uma mistura que poderia gerar um festival de abusos. Na nossa proposta, o controle seria feito pelo STJ. É preciso fortalecer a atividade, controlando-a. Nenhum Estado vive sem um Serviço de Inteligência, que deve pautar-se pelo interesse público. Temos visto distorções em serviços de Inteligência, principalmente na policial, que passa a servir a interesses de alguns, para produção de dossiês, análises maldosas e criminosas de contextos contra desafetos etc. Isto só produz o descrédito da atividade.

(...)

Brasil no Mundo: O governo federal mantém na gaveta há alguns anos o Plano Nacional de Inteligência. Por quê o Brasil parece ter tanto medo de um serviço de inteligência?
Romeu Tuma Junior: O Brasil nesse governo, não faz inteligência externa ou espionagem defensiva. Para eles, os inimigos do País estão aqui dentro e não lá fora. São os Brasileiros e não os governos estrangeiros. Eles confundem adversários políticos com inimigos do Estado. É uma visão propositadamente caolha e inconcebível, enquanto por exemplo a Amazônia está sendo delapidada por estrangeiros estrategistas travestidos de religiosos, pesquisadores, educadores, etc., estamos violando sigilo bancário de caseiros, denunciantes e alvos políticos.

Não somos um país sério nesse seguimento. É isso que se diz na comunidade internacional de inteligência. Ninguém teme o Brasil.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estou esperando que o cumpanheiro lula e cumpanheiro tarso, processem esse delegado mentiroso. Não acredito no que ele escreveu. Pq acredito que o cumpanheiro lula é honestíssimo e ético e jamais se deixaria corromper. Processo nele. É o mesmo caso da cumpanheira Rose Noronha, que dizem é/era amante do amigo lula. Se lula está quieto até agora, devem estar preparando o processo criminal contra seus detratores.

Anônimo disse...

Por isso que os petralhas lutaram tanto pra ressucitar a CPMF. Era um meio excelente para controlar movimentacoes financeiras sem necessidade de autorizacao judicial.

Lembrando que uma auditora petralha da Receita em Maua, na eleicao retrasada, acessou o IR da filha do Serra, com intuito de realizar blackmail.

Curioso que as roubalheiras dos petralhas nao precisa de investigacao: transbordam. Vide o caso do dinheiro da cueca do Brother do Genoino. Ou o Barba com sua amante.

Anônimo disse...

Estou lendo o livro por influencia sua. Concordo com tudo o que está ali. O PT é realmente tudo o que ele relata. Mas uma questão fica no ar: Tuminha tão sabido e informado não tinha ideia do que estava se metendo a apoiar o PT? Ele é tão sabido e tão ingenuo assim que se deixou enganar? Para mim ele é ais um porco que está virando o cocho.

Unknown disse...

livro do Tuma no link:

https://docs.google.com/file/d/0B7Kmav1S0xnacWI5LVl1RDZQUnp4bEV4bmlwUDFvNGEtVklz/edit?pli=1

Anônimo disse...

Eu só digo uma coisa!!! O collor caiu por MUUUUUUUUIIIIIIIIITTTTTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO... MENOS QUE ESTÁ QUADRILHA VESTIDOS DE "heróis"DE ARAQUE, A MÁSCARA DESTES PETRALHAS CAIU!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/