Fracassa lançamento de satélite brasileiro em parceria com a China

O repórter da Folha, Marcelo Ninio, contou na manhã desta segunda-feira no site www.uol.com.br que fracassou  a tentativa de colocar em órbita o satélite CBERS-3, o quarto lançado pelo programa de observação da Terra que o Brasil mantém em parceria com a China. Marcelo foi enviado especialmnente a Kelan, base do lançamento, para contar tudo. Leiamais:

Informações preliminares apontam uma falha no foguete que efetuou o lançamento. Ainda não se sabe o que provocou o problema. O foguete caiu no polo Sul. O lançamento, realizado na base de Taiyuan, no norte da China, aconteceu no horário previsto, à 1h26 (horário de Brasília) desta segunda-feira. Inicialmente, as informações eram de que tudo ocorrera bem. Mas cerca de uma hora depois do lançamento, os responsáveis chineses informaram que o satélite não entrou em órbita.

. A presidente Dilma Rousseff já tinha pronto um comunicado para parabenizar o sucesso da operação, mas foi informada por telefone do fracasso do lançamento do foguete.

. O clima é de frustração na delegação brasileira que viajou para acompanhar o lançamento. Entre eles, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp.
Raupp disse que o plano agora é antecipar para 2014 o lançamento do Cbers-4, previsto para 2015. Os equipamentos estão prontos, mas técnicos do Inpe acham improvável que a integração da parte chinesa com a brasileira seja concluída em menos de 14 meses.

. O custo do lançamento foi de US$ 15 milhões. O modelo do foguete chinês utilizado foi o Longa Marcha 4B. Esse modelo já fez 34 lançamentos de satélites com 100% de sucesso

16 comentários:

Anônimo disse...

Quem sabe se colocarem o LULA dentro do foguete ele não cairá, sobe e se aproxima da LUA, e fica orbitando por lá eternamente.

Anônimo disse...

Falem com Fidel, o dele sobe!

Anônimo disse...

NEM ISSO SABEM FAZER, KKKKKKK

Anônimo disse...

No desgoverno dos PeTralha$ até o "Longa Marcha 4B" se transforma em Marcha Lenta 171.

Sergio Oliveira disse...

DEU CHABU NO FOGUETE DA DILMA.

Anônimo disse...

Culpa da Yeda!!

Anônimo disse...

Tudo isso aconteceu porque esqueceram de colocar o Lula dentro.

Anônimo disse...

coloca o Lula dentro que muita gente vai pagar para dar certo...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Oswald disse...

Deve ser coisa dusamericanus ou FHC.

Anônimo disse...

MADE in CHINE!

Anônimo disse...

Só sobe no Brasil a inflação,A dívida da Petrobrás e a corrupção.

Anônimo disse...

A única coisa que sindicalistas sabem é de 171, neste artigo são craques , já no resto são deploráveis!

Aristide Bagual disse...

Fez uma longa marcha foi parar no pólo Sul!!!!!!

A China está na era medieval dos foguetes, com combustível sólido.

Os Estados Unidos e a Russia tem knowhow, os outros são principiantes.

tatsch disse...

Vamos lançar da próxima vez pela agência espacial Cubana. Lá eles têm tecnologia de ponta e um dos caras mais ricos do mundo segundo a Forbes.

Anônimo disse...

Deve ter muito CC...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/