Editorial - Uma nova punhalada é preparada contra o engenheiro Oscar Coester

Em Porto Alegre, uma linha experimental foi abandonada há 35 anos. Agora, o invento de Coester já opera num projeto-piloto no aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre. Ele foi boicotado durante toda a vida, mas agora está comprovado que a novidade veio para ficar. 



O contrato realizado entre a Trensurb (trem metropolitano de Porto Alegre) e a Aeromóvel Brasil em 2010, por inexigibilidade licitatória, teve como objeto a implantação, execução e construção do projeto piloto de ligação da estação Aeroporto da estatal federal e o Aeroporto Salgado Filho, 1,7 km, que custou aos cofres públicos o valor global de R$ 17 milhões,  com as seguintes responsabilidades por parte da contratada:

a)        Projetos intrínsecos do Sistema Aeromóvel;
b)        Gerenciamento do Projeto Piloto;
c)         Projeto executivo e fiscalização das obras civis;
d)        Fornecimento de equipamentos e subsistemas e fiscalização da fabricação dos veículos
e)        Instalação dos equipamentos e subsistemas;
f)         Integração e testes dos equipamentos e subsistemas;
g)        Colocação do Sistema Aeromóvel em Operação.

. Tata-se de um projeto-piloto que já está em operação pré-comercial. Trensurb tem projetos para disseminar o uso do Aeromovel na região metropolitana e dentro de Porto Alegre. 

. A patente registrada pelo engenheiro Oscar Coester, o inventor, resume-se ao sistema de propulsão que movimenta o veículo aeromóvel, conforme registro abaixo descriminado:
Inventor: Coester
Date Issued: June 20, 2000
Application: 08/952,573
Filed: November 10, 1997
Inventors: Coester; Oskar H. W. (Porto Alegre, BR)
Assignee: Aeromovel Global Corporation (Cayman Island, VG)
http://www.patentgenius.com/patent/6076469.html

. A direção de petistas da Tremnsurb sabe disto e em consequênciacriou um Grupo de Trabalho, determinando  que ele absorva  todo conhecimento do sistema Aeromóvel, para que possam, nos futuros projetos dispensar a Aeromóvel Brasil de qualquer participação.

. Se isto acontecer, será uma punhalada nas costas do engenheiro Oscar Coester e sua empresa, boicotados nos últimos 35 anos por interesses empresariais e políticos contrariados pelo uso maciço da nova tecnologia.É fácil perceber quem perderá com sistemas iguais implementados em toda Porto Alegre, com vias elevadas até mesmo sobre regiões como o riacho Ipiranga, ligando a Viamão, sem perturbar o tráfego de veículos e de pessoas. 

. Esta é a verdadeira razão da formação do grupo de trabalho. Daí todo o sigilo que a coisa está sendo feita.

16 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma prova "cabal" de que a competência de uns é ofuscada pelos interesses de outros. Com a ajuda de políticos interesseiros, claro. Fosse num país desenvolvido e este sistema do Sr. Coester estaria ajudando as massas a se locomoverem com eficiência e sem poluir. Uma pena.

Anônimo disse...

PTRALHA só rouba para si mesmo, ou, na melhor das hipótese rouba para o PARTIDÃO também, dividindo.

Vejo neste futuros ladrões um objetivo empresarial próprio, não para a população.

Anônimo disse...

Sera que isso é coisa do eixo do mal?

Anônimo disse...

Lamento a desinformação aqui, o "sistema coester" é, energeticamente falando, extremamente ineficiente... Usar motores elétrico para gerar "vento" e empurrar um trem vai contra todas as boas diretrizes da engenharia mecânica... Se colocar o motor elétrico diretamente acoplado no eixo do vagão, a eficiência será muito, mas muito mais alta.

Mario Rangel disse...

Pô Tio Políbio, tú sabe até do que vai acontecer lá no futuro...

Me manda aí os números da Mega sena...

Ah! e pelo que deduzi, está convicto de que o PT vai continuar no governo...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Justiniano disse...

Só falta o PT dizer também que inventou a RODA!!!!

Certamente terão que pagar royalties para o eng. Coester, porque não terão capacidade ou melhor incompetência para fazer motor melhor.

Anônimo disse...

Pelas palavras do Chefe do Mensalão, foi ele quem criou o BR em 01/01/2003.Até então tudo era mato e índios.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKK, o Rangel tá surtado, tá com a corda toda, deve ter recebido a cota de tubaina e sanduba do mês...

Anônimo disse...

Deram um chapéu no brasileiro inventor do BINA,será que é mais um caso?

Transparência disse...

A Direção da TRENSURB deveria empreender seus esforços em prepara-se para receber os novos trens a partir de maio, já que não está preparada nem fisicamente nem tecnologicamente, dedicar-se a sua atividade fim que é o transporte de passageiros e deixar que o COESTER se dedique a implantação da tecnologia aeromóvel.
Misturar alhos com bugalhos só vai dar confusão.
O que querem fazer com a Aeromóvel Brasil e Ttrans é uma tremenda sacanagem, desculpe o termo.

Transparência disse...

A Direção da TRENSURB deveria empreender seus esforços em prepara-se para receber os novos trens a partir de maio, já que não está preparada nem fisicamente nem tecnologicamente, dedicar-se a sua atividade fim que é o transporte de passageiros e deixar que o COESTER se dedique a implantação da tecnologia aeromóvel.
Misturar alhos com bugalhos só vai dar confusão.
O que querem fazer com a Aeromóvel Brasil e Ttrans é uma tremenda sacanagem, desculpe o termo.

Anônimo disse...

Caro "Anônimo" essa informação sobre a eficiência do aeromóvel não procede... O custo em energia para movimentar o A100 (capacidade= 150 pessoas) é de R$ 0,63 (sessenta e três centavos para movimentar a unidade por aproximadamente 1 km). Quer maior eficiência energética que isso?
P.S.: Essa informação é "de cocheira", sou funcionário de uma das partes envolvidas, por isso não posso me identificar.

Anônimo disse...

Esta turma reacionária sempre é contra o bolsa família.

Mas dar uma bolsa de 17 milhões para o engenheiro Coester ninguém reclama.

Só no Brasil que o estado, com impostos da população, tem que bancar "projetos pilotos" iguais ao elefante branco que fizeram no gasômetro.

Se esse TREM (como diriam os mineiros) fosse assim tão bão, já teriam encontrado parcerias com a Hyundai, Siemens, Alston, etc.

Como diria o Jô Soares em seu programa humorístico: "sempre tem gente mamando nas tetas do governo".

Erson Leal Ramos disse...

Anônimo 22:32 (deve ser um maricas porque se fosse macho se identificaria) por favor deixe de falar asneiras e comparar as coisas de forma leviana. Ninguém em sã consciência ou desprovido de paixões partidárias é contra o "bolsa família" e sim a forma com ele é executado, sem contrapartidas criando uma classe de "funcionários públicos improdutivos e sem concurso". O projeto do aeromóvel tem o nome de "projeto piloto" por ser o primeiro implantado no Brasil e não por ser de testes. O Dr Oscar a quem tive o privilégio de conviver durante todo o período da Expointer de 1981 quando o aeromóvel esteve em demonstração ao público no Parque Assis Brasil em Esteio, já tem projetos instalados nas Filipinas já há mais de 20 anos. Somente ignorantes ou ingênuos questiona o fato de não ter "parcerias" com empresas multinacionais. Qualquer um sabe que estas mega corporações só entram naquilo que podem comprar e lucrar sozinhas. O Dr Coester que é um homem integro jamais iria entrar nas "jogadinhas" destas corporações e portanto ficou sozinho até agora lutando contra os interesses do setor automotivo (fabricantes de ônibus) e políticos (as imensas fraudes no transporte público - eterna caixinha de campanha de qualquer partido e candidato). Quanto a ineficiência energética citada pelo outro "anônimo" das 14h32 (outro frouxo) chega a ser risível. Deve ter faltado a todas as aulas de física do fundamental, caso contrário jamais postaria tamanha besteira. Gente por favor só opinem no que conheçam caso contrário fica difícil ter uma conversação minimamente produtiva.

Anônimo disse...

Caro Erson!
O fato de ser Anonimo, não quer dizer nada, mesmo porque, se houver identificação, pode ser falsa.
Uma característica deste espaço, é a opinião sem identificação, que o próprio editor possibilitou diante de problemas que teve com a justiça diante de opiniões aqui emitidas.
Não é por nada que a grande maioria são de Anônimos.
Quanto ao Aeromovel, concordo, a tecnologia é boa e a eficiência energética é espetacular, segundo estudos feitos pela UFRGS, anos atrás.
O único problema do projeto, é a automação, ou seja querem reinventar a roda. Provavelmente este seja o "Calcanhar de Aquiles", que deverá atrasar um pouco mais a consolidação desta tecnologia.

Jaguariense disse...

o das 14:32 é sabidão, os idonésios são muito burros, pois colocaram em toda Jakarta o aeromóvel.
Se o Oskar fosse rico, seria fácil, era só dar uma propinazinha e todos os contrários mudariam de idéia...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/