CNI constata que indústria teve atividade menor no terceiro trimestre. Veja os números.

A atividade da indústria brasileira caiu no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, enquanto o faturamento real cresceu no período, segundo informou esta tarde o site do jornal Valor. Os dados a seguir são do jornal, com base em material da CNI. leia:

Dados divulgados nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostraram que o número de horas trabalhadas caiu 1,5% no terceiro trimestre frente ao segundo trimestre do ano, na série com ajuste sazonal. Esse foi o primeiro resultado negativo no ano, já que o índice apresentou alta de 0,4% no primeiro trimestre e de 0,7% no segundo trimestre, quando comparados com os três meses anteriores, feitos os ajustes sazonais. Enquanto isso, o faturamento real da indústria teve um avanço de 0,4% no terceiro trimestre frente ao segundo trimestre do ano. No entanto, essa alta é mais modesta que a registrada no segundo trimestre, quando o indicador subiu 3,7% na comparação com os três primeiros meses do ano.
Para a CNI, a indústria teve um terceiro trimestre “fraco”. Na base mensal, a indústria apresentou redução de 2,7% no faturamento real e de 0,5% nas horas trabalhadas em setembro comparado com agosto na série dessazonalizada.

. Entretanto, segundo expectativa da entidade, a indústria brasileira deve registrar dados melhores nos três últimos meses do ano após um terceiro trimestre fraco.

Salários em alta
Os salários pagos pelo setor seguem aumentando, apesar do comportamento irregular da atividade industrial, mas que em algum momento essa equação não vai se sustentar. 

Segundo Marcelo de Ávila, economista da CNI, a previsão da entidade é que em 2013 a indústria vá crescer um pouco mais de 1%. Mas essa estimativa será alterada, a depender dos dados a serem divulgados do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, no início de dezembro. Ele concluiu que este ano “haverá crescimento, mas não na intensidade que a indústria gostaria”.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/