Mesmo sem chapas registradas, disputa já é acirrada no PMDB de Porto Alegre

Embora o registro de chapas só vá ocorrer no dia 11, já é acirrada a disputa pela presidência do PMDB de Porto Alegre. Valter Nagelstein, o vice que sucedeu Sebastião Melo quando ele foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre, é candidatíssimo à reeleição.

.O pleito será dia 19.

. A lista pública de apoios dados a Nagelstein garante sua vitória.

11 comentários:

Anônimo disse...

Jornalista Políbio, por gentileza, publique a tal "Lista Pública de Apoios" ao Valter para nós darmos muitas risadas.

Quem encabeça a lista? Olha que valerá para esse caso o ensinamento do Roberto Jeferson: "Sai daí Zé, senão vai comprometer o presidente".

No caso em tela será: "Sai daí sapatinho italiano, senão vai comprometer a candidatura".

Anônimo disse...

Candidatíssimo por ele mesmo e pelo grupo que Zachia comanda, só por esses.

Pois há 5 correntes, sendo que somente 2 poderiam o apoiá-lo. Valter tentou construir um coletivo, porém não teve maturidade, o argumento é sempre o mesmo, que em 2004 tenha uma eleição garantida de vereador, mas que o partido quis que concorresse a vice-prefeito e há um déficit do partido para com ele. Nada disso se sustenta, porque há inúmero companheiros que foram para o sacrifício e muitos ainda irão, isto é da política, o que não é mais da política é esse jogo de vitimização.

Essas são as correntes no PMDB de Porto Alegre, que deve ser saudado, pois nunca foi visto com tanta clareza, os grupos anteriormente eram apenas feudos de ditas lideranças, algumas com votos, outros com poder econômico e outras sem se saber qual interesse representava.

Anônimo disse...

Ele não tinha ido para o PROS?
Ou será que era para o SOLIDARIEDADE?
Ah, não foi.

Anônimo disse...

As 5 correntes:

• CHAMA DA UNIDADE - Ernesto Teixeira, ex-DEP, atual Defesa Civil, nunca concorreu a nada, apóia sempre diversas candidaturas aos legislativos, dissidente de Mendes Ribeiro; conta Sérgio Zimmermann, ex-DEP, atual CARRIS; Alexandre Borck, ex-juventude, ex-Carris, atualmente na Procempa, dissidente do grupo de Pablo Melo, não tem liderança interna; Otalício Nunes, ex-juventude, concorreu a vereador e não se elegeu, atualmente no CAR Extremo Sul, alguma influência no comunitário. O grupo pode se entregar para o grupo de Zachia logo adiante. Grupo sempre governista, carguista, até parece o PTB. Enviou carta aos militantes, mas motivacional do que programática.

• PMDB UNIDO - Luiz Fernando Zachia, deputado federal suplente, ex-Casa Civil da Yeda, ex-SMAM, réu na Operação Rodin, esteve preso preventivamente na Operação Concutare; conta com André Carús, ex-SMAM, atual DMLU, vereador suplente, que pode ser o seu preposto; Cesar Bussato, ex-deputado, ex-Casa Civil Yeda, secretário de Governança, esposo atual de Miriam Linera da Criasom, não tem votos no partido hoje; Jayme Pinent, atualmente ma Procempa, na última eleição para federal, largou Mendes Ribeiro de anos e abraçou-se com Zachia, não tem liderança interna; Roberto Bertoncini, atual SMF, e Cristiano Tasch, ex-SMF e atual SMURB, entretanto sem votos no partido, porém há indícios de o governo chama-os para não integrar chapa. Por fim, Pablo Mendes, vereador suplente, adjunto na SMTUR, representando a parcela restante do grupo de Mendes Ribeiro, que tem perdido espaço desde que resolveu abraçar a candidatura da petista Dilma, que no fim lhe deixou na mão. Grupo governista também apegado a cargos. Não apresentou carta-programática, trabalha apenas com nomes.

• UNIDADE DE BASE – Pablo Melo, vereador suplente, ex-juventude, representa parcela do coletivo Sebastião Melo; grupo que possui carta-programática cujo principal autor é Plínio Zalewski, ex-governança, concorreu a vereador e não se elegeu, atualmente na EPTC pelo GT do Código de Posturas; Lídia Vidal, pelo PMDB Mulher e Albano Assis, adjunto na Prefeitura e presidente núcleo diversidade. Grupo também com muitos CCs na Prefeitura.

• DEMOCRACIA E ÉTICA – Luiz Carlos Severo, peemedebista histórico, saiu e retorno com Fogaça ao partido, candidatou-se a vereador e não se elegeu; grupo possui carta-programática arquiteta através do coletivo em diversas reuniões desde março; conta Dr. Raul, vereador suplente pelo segundo mandato; Léo Bulling, coronel reforma pelo Corpo de Bombeiros/BM, ex-SMIC, ex-Defesa Civil, atual na SMAM; Lourdes Sprenger, vereadora pela Causa Animal, ex-SEDA, ex-auditora de carreira da CEEE, severa no combato à corrupção como tem demonstrado na CPI da Procempa; Marcelo Neubauer, diretor no núcleo técnico André Forster, ex-DMAE, ex-156, quase Procempa, considerado estrategista pelo conhecimento na busca de informações, é o casal tolerância zero aos fichas sujas. Grupo formado por técnicos e diversos candidatos a vereador que ajudaram na composição da bancada.

• SEM DENOMINAÇÃO – Vereadores Idenir Cechim e Prof. Garcia, vereadores titulares, Cechim ex-SMIC, quase SMURB, é o verdadeiro líder do governo, pois comanda boa parte do baixo clero na câmara, Garcia, ex-SMAM, é o futuro presidente da câmara no ano que vem pelo PMDB; contam com Clóvis André, ex-adjunto do Povo Negro, não valorizado pela atual executiva.

Anônimo disse...

Sebastião Melo e José Fogaça tentaram o consenso, porém a terminação de novas lideranças no partido não aceitaram mais o modos operantes da escolha do diretório com o fatiamento de cargos na executiva.

Fogaça já avisou que ficará neutro, portanto Valter não tem o seu apoio.

Anônimo disse...

É cadê a lista de apoios?
Queremos vê-la !!!

Anônimo disse...

Tem vereador com filha como estagiária na Procempa. Tem vereador que não tem jeito mesmo.

Anônimo disse...

Prezado Políbio,

Grato por esse espaço de bate-boca doméstico. Pois assim podemos mostrar quem é quem no partido.

Militante do PMDB

PS: E assim, expulsar uma corja que há muito tempo toma conta do partido. FICHA LIMPA JÁ para concorrer.

Anônimo disse...

Valter fez bastante coisa na SMIC, só não fez mais pq não deixaram. Deixou saudades!

E tbm peitou o Melo e a máquina politiqueira do PMDB, pena que depois teve que se retratar, e ficou chato pra ele.

Anônimo disse...

Garcia foi escolhido ontem 3x1 como presidente da câmara para 2014 pelo PMDB. Valter de vítima passou a ameaçar como disputa no plenário. Aqui na câmara todo mundo ouviu pelos corredores os berros do Valter de que seria irrespiravel a convivência. E é esse imaturo que o PMDB quer manter como presidente?

Anônimo disse...

Primeira chapa a ser inscrita é DEMOCRACIA E ÉTICA às 13 horas, que tem como coordenadores Luiz Severo, Raul Torrely e Lourdes Sprenger. A chapa tem como um dos alicerces "tolerância zero a corrupção" e é de oposição.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/