Brasil volta a ter maior taxa de juro real do mundo

Apesar do recuo da inflação em 12 meses para 5,86%, abaixo de 6% pela primeira vez este ano, a diretoria do Banco Central decidiu, por unanimidade, subir a taxa básica de juros de 9% para 9,5% ao ano, na quinta alta seguida. 

. Com isso, o Brasil volta a ter o maior juro real (acima da inflação) do mundo, com 3,5%, o que não acontecia desde abril de 2012. Segundo analistas, o objetivo seria controlar a inflação em 2014, ano de eleição.

5 comentários:

Anônimo disse...

É normal que isso ocorra, quanto maior a taxa de juros menos o cidadão compra e não havendo compra não tem inflação, governo incompetente e desastrado cercado por chupa cabras, este governito de brinquedo deve criar incentivos para que o campo produza mais, arrumar as estradas para escoar a produção, melhorar os portos, criar incentivos para as fabricas entulharem os mercados e lojas, todos compram e não tem inflação.
O que sobe o juro e cria inflação chama-se procura e oferta.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Quanto maior a taxa de juros, menor é o investimento e por consequência, menor o crescimento da economia. Ou seja : o PIB deve cair.

Além disso, quanto maior a taxa de juros, mais dólares entram no país, o que barateia as importações e desestimula as exportações, piorando o saldo da balança comercial, obrigando o governo a aumentar ainda mais a taxa de juros como forma de corrigir o déficit no balanço de pagamentos.

Ou seja : aumento de juros, além de travar a economia e aumentar o endividamento do governo, ainda faz com que os bancos ganhem cada vez mais dinheiro, através dos juros que o governo se compromete a pagar.

Anônimo disse...

Dá-lhe governo petista. Governo enganador, que trabalha em favor dos grandes banqueiros e bilionários de araque. No final das contas dão, todos eles, um grande golpe no povão, que sempre paga as contas. Brasil, um país de tolos.

Anônimo disse...

Ué? porque estão reclamando. Era isso que a The Economist queria, aumentem a taxa de juro, que nós, GRINGOS, ganhamos dinheiro fácil no país de vocês. Essa era a mensagem real por trás do bláblábalá das reformas. O que os ingleses querem são juros altos. E querem mais é que o Brasil se exploda. Ficaram surpreendidos, criancinhas. O que eu acho mais engraçado é que a grande maioria dos comentaristas apoiava a matéria, obviamente sem ter lido, vocês são patéticos. Meros papagaios. Graças a Deus sou americano e não preciso votar nos candidatos lixo de vocês. Fico só rindo dessa briga ridícula entre PT e PSDB. E o mais surreal de tudo é que tem gente que consegue ver diferença entre os dois. Larguei vocês.

Justiniano disse...

Esse é o autêntico vôo da galinha!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/