Congresso analisa 137 vetos. Farra de vetos "congelados" vai acabar.

Desde as manifestações de junho, os congressistas não apenas aprovaram rapidamente novas leis que contemplam demandas colocadas nas ruas, como também buscaram introduzir mudanças legais para reassumirem prerrogativas próprias do Poder Legislativa, usurpadas ilegal ou apenas espertamente pelo Poder Executivo. O caso do orçamento impositivo não é isolado, mas mostra a nova disposição de deputados e senadores. 

. O site www.veja.com.br de hoje, informa que em prosseguimento a essa escalada de autonomia, o Congresso Nacional realiza nesta terça-feira a primeira sessão conjunta para análise de vetos presidenciais desde a aprovação, em 11 de julho, da resolução que estabelece prazo de trinta dias para votação dos vetos publicados a partir de 1º de julho deste ano. Até agora, a pauta do Congresso registra 137 dispositivos vetados, referentes a onze projetos de lei, segundo a Agência Senado. Leia mais:
Para evitar acúmulos, a resolução aprovada estabelece que, caso o prazo não seja cumprido, a pauta do Congresso fique"trancada", sem que haja nenhuma outra votação até a decisão sobre a manutenção ou não dos vetos presidenciais.

. Estão com o prazo de votação "expirado" matérias que causam impasse entre o governo e o Congresso – cuja relação têm sido tensa nos últimos meses. Um dos temas que promete ser uma prova de fogo para a presidente Dilma Rousseff é a manutenção dos vetos à proposta que extinguiu o pagamento da multa adicional de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devida pelos empregadores à União em caso de demissão sem justa causa. Entre as alternativas estudadas está um escalonamento da eliminação desse porcentual nos próximos quatro anos.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/