91% dos leitores são contra a criação do Conselho Estadual de Comunicação

Nesta quinta-feira, 23h, a TV Assembléia, RS, transmitirá o seu programa “Democracia”, Canal 16 da NET ou no site www.al.rs.gov.br, desta vez enfocando diretamente uma discussão sobre o projeto do governo gaúcho do PT, que quer criar o Conselho Estadual de Comunicação. O programa também discutiu a retomada das discussões sobre a lei de imprensa e o projeto que volta a exigir a obrigatoriedade de diploma para trabalhar como jornalista no Brasil.

. O mediador do programa será o jornalista Batista Filho.

. O editor foi convidado para o debate com a jornalista Vera Spolidoro, ex-secretária de Comunicação de Tarso Genro, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS.

. Sobre o projeto do Conselho, esta página disponibilizou enquete, ontem, que resultou numa condenação total (91%) do projeto:

A imprensa deve ser controlada por Conselhos Estaduais e Nacional de Comunicação?
Sim , 5%
Não 62, 91%
Em termos, 2%

5 comentários:

Anônimo disse...

Vai lá Políbio:

Um dos fundadores da nação Americana, Thomas Jefferson, disse que “se fosse necessário optar prefereria viver num país sem governo do que sem imprensa livre”.
Duzentos anos se passaram e nós brasileiros ainda perdemos tempo com estas verdades, cristalinas como água da fonte.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se posicionou oficialmente ontem contra a iniciativa de pelo menos quatro Estados do país de implantar conselhos de comunicação com o propósito de monitorar a mídia.

Em nota assinada pelo ex-presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e pelos 27 representantes estaduais, a entidade manifestou “repúdio aos projetos de criação de órgãos vinculados ao Executivo para monitorar veículos de comunicação em diversos Estados da Federação”.

Segundo a Ordem, não cabe ao Executivo o papel de fiscalizar se os meios de comunicação cumprem “as balizas constitucionais para o exercício da liberdade de imprensa”, que “devem ser objeto de apreciação do Poder Judiciário, resguardando-se o devido processo legal”.

Também diz que as assembleias não têm competência “para regulamentar a matéria, que é privativa do Congresso Nacional”.

Anônimo disse...

Isto é coisa de político corrupto que quer manietar a imprensa para que ela não o denuncie. Pau neles

Anônimo disse...

Bah vais levar uma pauleira no meio de tanta gente comprometida com o governo. Vai de perneiras.

Anônimo disse...

Este projeto está para a liberdade de imprensa assim como o ECA está para a liberdade dos cidadãos pagadores de impostos e sua certeza de que os anjinhos da Maria do Rosário só querem o bem da sociedade!

Anônimo disse...

A imprensa deve ser livre falar e escrever tudo que deve e o que não deve, mas tem que responder judicialmente pelo que escrever e não provar, inclusive com indenização pesada.


Eduardo Menezes

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/