Artigo, Onyx Lorenzoni - Onde está a oposição?

Em artigo que assina hoje no site Congresso em Foco, o deputado gaúcho Onyx Lorenzoni, DEM, ensina o seguinte: “Dificilmente a oposição é vista como uma visão alternativa, uma proposta diferente. Frequentemente é percebida como o grupo dos ressentidos, do contra, aqueles que não foram vitoriosos na eleição. É uma visão incompleta da democracia”. Leia todo o artigo:

Há um sentimento comum de contrariedade que se manifesta com frequência na frase que dá título a esse artigo. Onde está a oposição? Esse sentimento está presente de uma forma geral na sociedade por conta da incapacidade do governo de gerir os serviços públicos com uma qualidade compatível aos elevados impostos que pagamos. Essa contrariedade também está presente em diversos segmentos profissionais que se tornam, de súbito, alvo de medidas autoritárias, demagógicas e improvisadas por parte do governo federal.

. Há muita coisa por trás desse simples questionamento: onde está a oposição? Pretendo fazer aqui uma reflexão e esclarecer um pouco o que a oposição tem feito e que papel ela possui.

. De início, é preciso entender que numericamente a oposição hoje é muito menor que a base governista. Dos 513 deputados federais, em torno de 90 são de oposição. Isso quer dizer que o governo tem 82,5% dos votos da Câmara dos Deputados e que a oposição representa apenas 17,5%.  Essa desproporção é consequência do governismo desenfreado que lamentavelmente faz parte da nossa história política do Brasil.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

22 comentários:

Anônimo disse...

Análise está adequada, como ser oposição em um país em que a imprensa, de forma geral, está, no mínimo, comprometida com o poder de plantão ?
E as bilionárias verbas publicitárias, alguém quer perdê-las ?
Criou-se no páis um sistema de domínio político que será dificilmente derrotado pelas urnas.

Anônimo disse...

Isso que ocorreu com os políticos, ocorre também no funcionalismo publico, as pessoas se vendem facilmente por qualquer benesse... Isso que representante da população. No funcionalismo, as pessoas nao estao lá para trabalhar ...., só para se locupletar com benesses distribuídas com a exigência de votar na turma do PT .

Mordaz disse...

Além de atacar o STF faz pior. Colocam juristas militantes na Corte, alguns nem mesmo qualificados. Mas quase todos, aliciados. Erraram com Joaquim Barbosa, de que não esperava tamanha garra e independência do projeto fascista desenvolvido pelos petistas desde a sua fundação. O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Brasileiros, como foi o da Alemanha e da Itália. Um partido antidemocrático, anticapitalista e antiliberal.

Anônimo disse...

O grande dilema da oposição séria e democrática é que ela tem que lutar contra a deslavada corrupção governamental que literalmente compra parlamentares que foram eleitos em grande parte ou por eleitores facilmente corrompiveis ou profundamente ignorantes para não dizer burros.

Anônimo disse...

Com uma base aliada dessas não precisa de oposição.

Anônimo disse...

Que desculpa furada. Nunca esteve tão barbada pra tomar essa dos petistas e a "oposição" vai entregar de bandeja de novo. O problema maior é que a oposição é muito incompetente. Monta estratégias erradas, ainda não entendeu que no Brasil o partido de esquerda é o PT e não o PSDB. Quem não lembra do Serra dizendo que ele era o verdadeiro candidato do Lula? Senti nojo daquilo. E o Dem? Virou base aliada do Psdb,um partido formado do mesmo DNA do PT, vê se tem cabimento isso? Precisamos de uma verdadeira oposição de DIREITA. Não é que o Lula estava certo quando disse que ia acabar com o Dem? Esse aí só falta enterrar, e não dá pra dizer que foi por falta de aviso.

Anônimo disse...

Vai te catar Onyx, quando que o Brasil em todos os níveis teve oposição nos últimos 10 anos. O único que ao receber um convite para um grande governo recusou foi o olivio, queimou todos, dizendo que o eleitor havia votado nele para oposição. Na época eu achei que ele era um ignorante, hoje percebo que tinha razão, e eu detesto esse comuna.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Ao anonimo das 11:07, isso é fácil de explicar, 2/3 dos servidores públicos ganham uma miséria e completam os salários com horas extras ( se perderem aquelas horas passam por dificuldades, muitos quando doentes não conseguem comprar remédios)sabendo disso os PETISTAS *convidam* eles para banderear nas pontes do Diluvio e esquinas da capital. O cara vai dizer que não, e o fim do mês?


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Pergunte ao Feijó!!!

Anônimo disse...

Onix Lourenzoni, tenho acompanhado seu trabalho na Câmara dos Deputados.Assistam TV Câmara e TV Senado.O Nobre Deputado tem representado muito bem a oposição do Rio Grande do Sul.Os Gauchos estão de parabéns,Deputado inteligente e com muito bom senso nas causas que defende.

Anônimo disse...

Onix Lorezoni, O QUE É QUE VOCÊ FEZ E FAZ COMO OPOSIÇÃO AO PT?

O primeiro nome que lembro ao pensar em algum político que é VERDADEIRAMENTE de oposição ao (des)governo do PT, por exemplo, é o valente Jair Bolsonaro! Esse, sim, é um guerreiro, um valente político de oposição ao governo petista/petralha!

Onix Lorenzoni, POR QUE NÃO TE CALAS?

PS: Antes, o Onix Lorenzoni recebia meu voto, mas não receberá mais! Afinal, como votar num político que pensa ser possível servir a dois senhores ao mesmo tempo, acendendo uma vela a Deus e outra ao Diabo?

Almirante Kirk

Anônimo disse...

O Onix Lorenzoni deveria sair da política, pois ele não é do ramo - pelo menos não é o que nós direitistas e conservadores esperamos de um político que nos representasse!

O Onix Lorenzoni deveria prestar serviços na área em que se formou ( Vererinária)! Ele seria mais útil clinicando, ou seja, cuidando dos animais em alguma clínica veterinária, do que fingindo ser o que não é: um político de oposição ao PT et caterva.

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Correção:

Veterinária, digo.

Almirante Kirk

Roberto disse...

Prezado Almirante, li e re li o artigo do Ônix e sinceramente. O teu nível Almirante, de analfabetismo funcional beira a ignorância! Em que momento o deputado refere ou da a entender que atende a dois senhores??? Ele deixa muito claro que como oposição ele foi eleito para fiscalizar o governo e que a imagem de ser do contra, se deve ao fato do PT ter sido contra tudo e contra todos a vida toda! Ah... A vida toda nao, pois protegem os mensaleiros!

Aline Almeida disse...

Onyx é a única voz no RS que merece respeito dos gaúchos. Jamais permitiu que o PT enganasse o povo sem que ele apresentasse a verdade! Foi assim nos royalties, foi assim durante o governo Olívio. Sempre em defesa dos seus eleitores, que continuarão a votar nele pela atitude honrada e digna que ele tem.

Astolfo disse...

Almirante volte para o mar!!! Ainda bem que podemos contar com alguém que faça a oposição a este DESgoverno. Aqui no RS só ele. Todos os demais deputados são aliados da rainha.

Flavia disse...

Onix jamais permitiu que o democratas se colocasse lado a lado com o PT. Eu votava no PSDB mas por favor, nunca se definem. Vou começar a votarão Onix pois sei que ele vai respeitar me voto.

Eduardo disse...

Onyx Lorenzoni foi autor do Requerimento que chamou Palocci para depor, depois disso o governo se viu obrigado a exonerar ministro palocci CORRUPTO.

Thiene disse...

Parabéns polibio pelo artigo publicado. A leitura do deputado esta correta e muito precisa. Graças a jornalistas como vc podemos ter material de qualidade para ler. Deputado ganhou meu voto e da minha família!!!

Anônimo disse...

Sempre votavamos no Onyx aqui em casa, mas depois do episodio Paulo Feijo (triste figura) NUNCA MAIS esse sujeito tera votos aqui em casa, nem seus companheiros de partido. E depois ele vem falar que nao existe oposiçao. Oposiçao existe, o que falta eh politico inteligente .

Anônimo disse...

Não votarei mais no Onix Lorenzoni, Germano Rigotto, Ana Amélia Lemos, José Fogaça, Pedro Simon etc. Não me sinto representado pelos atuais políticos do RS que se acham ou fingem ser oposição ao PT.
O Democratas do RS, com o Paulo Feijó como vice da então governadora Yeda Crusius, desgraçou a excelente governadora, facilitando TUDO para o PT papar facilmente a eleição.
Os gaúchos carecem de um político da têmpera, da coragem, da determinação etc de um Jair Bolsonaro, p. exemplo.
Tristes pagos...

Ass: + um órfão de direita.

Anônimo disse...

"Que desculpa furada. Nunca esteve tão barbada pra tomar essa dos petistas e a "oposição" vai entregar de bandeja de novo. O problema maior é que a oposição é muito incompetente. Monta estratégias erradas, ainda não entendeu que no Brasil o partido de esquerda é o PT e não o PSDB. Quem não lembra do Serra dizendo que ele era o verdadeiro candidato do Lula? Senti nojo daquilo. E o Dem? Virou base aliada do Psdb,um partido formado do mesmo DNA do PT, vê se tem cabimento isso? Precisamos de uma verdadeira oposição de DIREITA. Não é que o Lula estava certo quando disse que ia acabar com o Dem? Esse aí só falta enterrar, e não dá pra dizer que foi por falta de aviso.

15 de agosto de 2013 14:47"

Esse anônimo disse tudo.
Só não entende quem não quer.

Ass: + um ófão de direita.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/