Entrevista, Gustavo Schiffino - Mercado brasileiro de franquias cresce 4 vezes mais do que o PIB

Gustavo Schiffino, vice-presidente nacional da Associação Brasileira de Franchising

Como tem crescido o mercado de franquias no Brasil?
Nos últimos 12 anos, sempre quatro vezes mais do que o crescimento do PIB.

Qual é o tamanho desse mercado?
São 2 mil franqueadores no Brasil, 40 dos quais no RS. O número de franqueados chega a 120 mil. O faturamento da –área vai da R$ 10 bilhões por ano.

O RS representa muito pouco nesse conjunto de franqueados e franqueadores.
No de franqueadores, menos de 2%.

Por que razão?
O empreendedor gaúcho é muito conservador. O gaúcho diz assim?:”Eu quero ter o meu negocinho. É pequeno, mas é meu”.

É um mercado confiável?
Como em tudo, o franqueado deve apurar bem com quem lida. O portal www.abf.com.br fornece informações decisivas para que o empreendedor faça a opção.

E valores para franquear?
São três custos.

Se eu investir R$ 300 mil, qual será meu custo?
A taxa de franquia, que varia de R$ 10 mil a R$ 100 mil, dependendo do porte, e depois os royalties, que podem corresponder a 5% do valor das vendas, além do fundo de publicidade, 3% a 5% do faturamento.

www.abf.com.br
E-mail de Gustavo, que é franqueador da rede Trópico: guga@tropico.esp.br


Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/