Porto Alegre só tem quatro bombeiros por região, possui uma só escada magirus, não tem lancha e nem helicópteros, a legislação é frouxa - e o governo sumiu.

Ao lado, o tenente-coronel Riccardi Guimarães. Ele denuncia o descaso e inaptidão do governo.

- O incêndio na boate Kiss, Santa Maria, já tinha demonstrado que o Corpo de Bombeiros do RS não possui pessoal e nem equipamentos em quantidade e qualidade suficientes para enfrentar ocorrências de grandes proporções. O caso repetiu-se neste sábado em Porto Alegre, apenas que desta vez sem vítimas, porque o incêndio ocorreu no sábado a noite. A frouxa legislação atual em execução e os demais órgãos públicos encarregados de fiscalizar as atividades dos empreendedores, ajudam a potencializar os danos.  A Capital possui uma regulamentação específica de prevenção e combate a incêndios (Lei Complementar nº 420/98) e há outra estadual (Lei Complementar nº 10.987/97) em revisão na Assembleia Legislativa, tornando as regras mais rígidas. Posteriormente à revisão da Lei estadual, a municipal deverá ser também revisada, dirimindo quaisquer omissões existentes. O relatório efetuado pela Comissão Especial de Revisão e Atualização de Leis Contra Incêndio, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado no último dia 10 pela Comissão, recomendou o reaparelhamento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. Neste sábado a noite, o prefeito José Fortunati esteve no local do incêndio. Ali não esteve o governador Tarso Genro, que no momento estava em Portugal preparando-se para uma tertúlia cultural sem a menor importância para o RS. 

 A cidade de Porto Alegre está despreparada para ações de combate a incêndios e conta com menos de quatro bombeiros atuando simultaneamente para esse fim em cada região. É o que denunciou ao editor neste domingo de manhã o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM), Tenente-Coronel RR José Carlos Riccardi Guimarães logo depois do incêndio do mercado público.

A capital possui  340 bombeiros. Destes, em torno de 130 são soldados que estão na linha de frente, ou seja, atuam diretamente no combate a incêndios e outros sinistros. Esses profissionais atuam em 4 turnos de 6 horas de trabalho no dia e estão distribuídos em dez quartéis de Porto Alegre, levando a uma média de menos de quatro profissionais por unidade a cada hora de serviço. Cada quartel atende uma região específica da cidade. Mesmo que uma unidade receba auxílio de outras, haverá o problema do tempo de deslocamento.

A International Organization for Standardization (ISO) estima que uma unidade de bombeiro deva atender uma área de 8 km2 para que possa chegar com rapidez, em torno de 5 minutos após o chamado.
Há a previsão de ingresso de mais 2 mil policiais militares até 2014, segundo informações do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Porém, não há dados ainda de quantas dessas vagas serão para formação de bombeiros, quantos atuarão na Capital e quais tipos de atividades assumirão. A National Fire Protection Association (NFPA), no último estudo de 2011, avaliou, como número médio aceitável para cidades com mais de 1 milhão de habitantes, a proporção aproximada de 1 bombeiro na linha de frente para cada grupo de mil pessoas. Com base nessa estimativa, Porto Alegre deveria ter 1.500 bombeiros atuando no combate a incêndios.

. A cidade também não possui uma equipe especializada, no Corpo de Bombeiros, em atendimento de acidentes com produtos perigosos – agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares. “A unidade foi desativada há dez anos”, conta TCel Riccardi.

. Embora possua dez quartéis de bombeiros, a capital gaúcha possui uma única autoescada mecânica (conhecida como “Magirus). “Não há condições de atender a eventualidade de ocorrer dois incêndios em edifícios altos”, pontua TCel Riccardi.

. Além disso, Porto Alegre, uma cidade portuária, também não possui embarcações de combate a incêndio e salvamento. Já existiram duas, uma dos anos 20 e outra de 30. Hoje, já desmontadas.

. Do mesmo modo, a cidade é desprovida de helicópteros de combate a incêndios no Corpo de Bombeiros. “Embora a Brigada Militar tenha recebido do Ministério da Justiça um helicóptero com tecnologia de ponta para reforçar a segurança durante a Copa do Mundo, esse dispositivo não está equipado para o combate a incêndios. Um dispositivo dessa natureza necessita ter a capacidade de despejar água sobre os incêndios através de tanques fixados na fuselagem, que podem ser reabastecidos”, comenta o especialista.

14 comentários:

Anônimo disse...

Já começou a guerra de bugios entre Prefeitura e Governo. O blog, como de costume, utilizando-se da tragédia para atacar o PT, sem dizer uma palavra sobre o Mercado funcionar sem PPCI, sem brigada de incêndio, sem vigilância, só por muita sorte não morreram centenas - não morremos, porque sexta eu estava lá dentro um dia antes do incêndio. A população pouco se importa com a cor partidária, chega de atacar Tarso e proteger Fortunati. Negligência assassina de ambos e de seus batalhões de CC s. Por muito menos do que isso, quiseram condenar o Schirmer em SM. Só que a Kiss não era da Prefeitura nem ao lado de seu gabinete. Querem falar em reforma política séria? Acabem com livre nomeação de CCs, servidor público só concursado e com avaliação de desempenho rigorosa.

Anônimo disse...

Se os gaúchos ainda não entenderam que tem o pior governador que se pode ter, então o caso não tem solução.

Anônimo disse...

Agora querem culpar o governador porque pegou fogo no Mercado Municipal de Porto Alegre? Perguntar não ofende: O Mercado Municipal tem brigada de incendio?

Outra pRegRunta: A estrutura da cobertura do Mercado éra de madeira ou ferro: Resposta: madeira.

Outra pReGrunta: Quanto tempo leva para queimar madeira? Resposta é rápido.

Marcelo disse...

Santa Catarina têm Bombeiros equipados!! Há eles têm o Arcanjo. Helicóptero dos Bombeiros!!

Há eles já estão se desvinculando da policia militar!!!


No RS os Bombeiros precisam ser independentes da Brigada!!!

Campao disse...

O Cel Guimarães falou tudo. Mas essa situação já existia em 1982, quando se tentou um reaparelhamento dos órgãos da Segurança Pública, via recursos da Caixa Federal,na época. De lá para os dias de hoje nada mudou. Ou melhor, piorou, pois a população cresceu e os empreendimentos imobiliários explodiram. E pensar que essas escadas(antigas Magirus,produzidas na Alemanha)têm ou tinham fábrica em Santa Cruz do Sul. Aí, pertinho de vocês.

Campao disse...

Aliás,apesar de algumas dificuldades em razão das alturas das construções,um helicóptero equipado para combate a incêndios teria uma grande vantagem operacional, já que o abastecimento de água está disponivel no próprio Guaiba. O Cel, como piloto que também é, tem conhecimento disso. Pena que os governantes teimem em desconhecer.

Anônimo disse...


Jornal Zero Hora:

Plano de Prevenção Contra Incêndio do Mercado Público de Porto Alegre está vencido há seis anos....

Secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio solicitou que uma licitação fosse realizada para que uma empresa fosse contratada para elaborar o PPCI...

O secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, Humberto Goulart, confirmou a Zero Hora, no início da madrugada deste domingo, que o Mercado Público está com o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) vencido desde 2007.

A licitação ainda não foi concluída. Neste período, segundo Goulart, por dispensa de licitação, vinha sendo tratada a contratação de outra empresa para manutenção dos extintores. Ao ser questionado sobre os seis anos em que o Mercado Público opera sem o documento que garantiria a segurança do prédio, Goulart afirmou:

— Eu comecei a tratar do assunto assim que assumi (janeiro de 2013)? (....)

PS: Alguem avisa o Coronel Médico da Brigada (não entende nada de bombeiro) que o Mercado Público sequer tinha plano de incendio.

Anônimo disse...

É uma vergonha, ontem quando o avião aterrisou de barriga nos estados unidos havia dez carros de bombeiros, disse para meu filho, a estrutura que eles estão usando ao redor do avião deve ser a que temos em todo nosso estado.

Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Políbio,

Concordo em genero, número e grau!!

JulioK

Anônimo disse...

Alguém, por favor, avisa o anonimo das12:08 que o mercado público de florianópolis também pegou fogo (perda total) com toda a parafernalha de equipamentos que ele diz que o Bombeiros de SC possuem. Portoanto, menos.... menos cumpradre.

Anônimo disse...

Conversa mole de quem quando estava na ativa nada fez, falar agora é facil, bando de incompetentes. Alias aqui no RS é so debate e conversa fiada...ação nada. Um mercado publico que fecha no fim de semana não ter sprinklers e detetor de fumaça é a chinelagem pura. A piada do dia ou da noite foi o Fortunati dizer que "..a força da água era tanta que as mangueiras de combate a incendio estouraram..." Claro estão podres e vencidas como tudo aqui nessa terra. Tem seguro contra incendio???
Aqui na Fenac já estão reconstruindo o que queimou, pois tinha seguro...

Joel Robinson

Anônimo disse...

Gostaria de localizar o comentário de uma Médica Juliane (não fixei o sobrenome) do princípio de junho que parece foi retirado do facebook; meu nome é Luiz dos Santos, truelula@gmail.com Grato.

Luiz Vargas disse...

Complementando as respostas do anônimo PeTralha das 11h59min:

Outra "pRegRunta": A estrutura da cobertura do Mercado éra de madeira ou ferro: Resposta: madeira.

Outra "pReGrunta": Quanto tempo leva para queimar madeira? Resposta é rápido.

Em que GESTÃO FORAM FEITAS REFORMAS NO MERCADO PÚBLICO?
NUMA DAS GESTÕES PETRALHAS, DO PEREMPTÓRIO EMBU$TEIRO OU DO CACHORRÃO. Então quem colocou a "madeira" que havia no mercado público????

Anônimo disse...

Temos somente uma pergunta aos cretinos MANDATÁRIOS : o que é feito do dinheiro da taxa de BOMBEIROS cobrada junto com o IPTU das residencias e comercio ?????????
No meu bolso é que não está

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/