Fernando Collor: O ineditismo das ruas

Nas redes sociais, muitas comparações são feitas entre os casos Collor e Dilma. A montagem acima é uma das situações hilárias mais recorrentes no Facebook. 

Neste artigo que publicou na Folha deste domingo, o senador Fernando Collor faz análise correta sobre as atuais manifestações de rua, bem diferentes daquelas que o derrubaram. Collor é atualmente aliado dos algozes que o apearam do poder, no caso o PT. Ele coloca duas grandes diferenças - e fundamentais: 1) Os atuais atos não possuem líderes definidos. 2) O povo nas ruas quer, agora, melhorias e ética nos serviços públicos, dando ênfase à boa gestão. Leia tudo:

Há meses, manifesto no Senado a preocupação com o esfacelamento das instituições, a crise entre os Poderes e o descrédito em relação à atividade política. No fundo, tudo está relacionado às reivindicações da sociedade neste momento de mobilização e protesto.

Como venho prenunciando, a crise institucional nos levou à derrocada do modelo de democracia representativa. Em outras palavras, levou ao fenômeno que chamei de paradoxo da legitimidade versus credibilidade. De maior legitimidade, com 100% de seus integrantes escolhidos pela população, o Legislativo é hoje o Poder de menor aceitação popular. O Judiciário, em cuja composição não há qualquer participação da sociedade, detém no momento a maior confiança da população. Entre os dois, o Executivo, em que apenas os chefes são eleitos e os demais integrantes, nomeados.

Tudo de que se tem reclamado, em última instância, deriva do atual sistema político, que há décadas se isola das forças sociais.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Que moral tem este homem para falar de ética? Já esqueceram do confisco da poupança, que causou até suicídios no RS? Todo mundo comemorou a queda da PEC 37. Pois bem o sr Collor está tentando incluir na LDO para 2014 um artigo impedindo a fiscalização de obras por auditores do TCU , um dos grandes, e poucos, casos de sucesso no combate a corrupção. Isso não presta.

Anônimo disse...

"Anônimo", às 18:46, evitemos misturar as coisas, sim.

Se algum brasileiro, na época da retenção - medidas desesperadas exigem mediadas corajosas, logo impopulares - de quantias EXPRESSIVAS de dinheiro na praça para, assim, evitar maior circulação de dinheiro no mercado, cuja consequência seria a diminuição da inflação, fazer o quê? Há pessoas que se suicidaram e continuam a se suicidar por razões ou motivações banais, para não dizer estúpidas... (A retenção de quantias expressivas de $$$ era por um determinado período! Claro que alguns correntistas não gostaram! Afinal, nem todos têm espírito cívico, patriótico; logo, não querem, não aceitam fazer a sua parte, fazer um pequeno e/ou momentâneo "sacrifício" em prol da pátria!)

O impeachment contra o então presidente Fernando Affonso Collor de Mello foi uma injustiça, como ATESTATADO pela própria JUSTIÇA, a qual inocentou o ex-presidente Collor das acusações e/ou denúncias que o levaram, constrangido, a abrir mão do mandato presidencial, enquanto o processo de impeachment continuava em curso, APESAR DA RENÚNCIA de Collor!

Sugiro que você faça uma análise crítica acerca do assunto, evitando se deixar influenciar por aproximadamente duas décadas de lavagem cerebral levada a efeito pela imprensa, mídia, formadores de opinião ( deformadores de opinião, na verdade ) refratários a Collor de Mello! Sugiro que leia, também, os livros acerca do ex-presidente, bem como o que se passou naquele período - e depois -, envolvendo o ex-presidente Fernando Collor!

PS: Não votei, nas eleições de 1989, no candidato Collor! Votei, por causa da minha juventude, imaturidade, e ignorância política, histórica, entre outras, no candidato Brizola, no primeiro turno, e em Lula, no segundo turno! Votar em Brizola e no Lula? Sim, infelizmente aconteceu! Diferente de hoje, não havia, na época, internet! Logo, como saber que o incendiário Brizola, cunhado do comunista e então presidente Jango Goulart, queria transformar o Brasil numa imensa Cuba comunista; como saber que o líder sindical e candidato Lula (PT), era farinha do mesmo saco de Brizola et caterva, se estas e outras informações eram sonegadas pela mídia e imprensa? não estou, com isso, tentando justificar a minha ignorância, mas explicando as razões que me levaram a opatr por estes, em detrimento de um candidato como o Aureliano Chaves, por exemplo, o candidato da direita, ou o que sobrou da referida direita!

Há vários vídeos sobre Collor! Sugiro dois, cuja duração é menos extensa:


- "Superpop - Fernando Collor"

http://www.youtube.com/watch?v=G2fSNKnKa-0

- "Superpop - Fernando Collor 2"

http://www.youtube.com/watch?v=bReqC_QuzPE


Almirante Kirk

Anônimo disse...

"Anônimo", às 18:46, evitemos misturar as coisas, sim.

Se algum brasileiro se suicidou e outros continuaram a fazê-lo, motivados por razões banais, para não dizer estúpidas, como as retenções temporárias - medidas desesperadas exigem mediadas corajosas, logo impopulares - de quantias EXPRESSIVAS de dinheiro na praça para, assim, evitar maior circulação de dinheiro no mercado, cuja consequência seria a diminuição da inflação, fazer o quê?

(Texto corrigido)

Grato, caro Políbio!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

O texto confunde alhos com bugalhos. Fernado Collor de Mello caiu porque foi eleito por um Partido nanico (3 Dep Fed), já Dilma ´faz parte do maior Partido do Brasil o PT, de Lula e de Tarso, tendo como vi-ce Presidente o PMDB, segudundo maior Partido do Brasil.

Anônimo disse...

Verdade, caro "Anônimo", às 11:16! Acrescente-se a isso, o fato de o então presidente Fernando Collor de Mello ter tido espinha dorsal, não se submetendo aos políticos do Congresso, os quais, como até as pedras sabem, NUNCA estiveram interessados na Pátria, mas no $$$ que poderiam arrancar da mesma para seus próprios interesses ou negócios escusos!

Collor de Mello foi um leão, foi uma espécie de Dom Quixote! Porém, com um partido nanico, sem fazer uso de MENSAÇÃO (PT) e MENSALINHO (PSDB), sem se dobrar aos interesses dos políticos do Congresso et caterva, entre outros aspectos, Collor foi facilmente defenestrado do poder!

Diferentemente da quase totalidade dos brasileiros, aí incluídos os jornalistas, leio sobre quase tudo que consigo encontrar ( livros, matérias na internet etc ) sobre Collor e os acontecimentos que antecederam ao impeachment, e posteriormente ao mesmo, do presidente eleito com 35.000.000 de votos!

Por isso e mais, SEMPRE fico com um pé atrás sobre o que é veiculado pela imprensa, mídia etc, cujos donos ou responsáveis não têm, via de regra, apreço e amor aos FATOS e à VERDADE, respectivamente!

A vida, obra, ascensão e queda política de Fernando Collor de Mello, o drama familiar envolvendo o seu irmão Pedro Collor, entre outros, mereceria um filme!

- "1º pronunciamento de COLLOR no Senado (2007)"

http://www.youtube.com/watch?v=vES8Hfmj380


Almirante Kirk

FAÇANHA"Integralista" disse...

"Tudo de que se tem reclamado, em última instância, deriva do atual sistema político, que há décadas se isola das forças sociais".

É o homem errado, mas sua fala está certa.

Anônimo disse...

Concordo que a análise do Collor é real, mas não dá para esquecer que na época "Collorida", o seu braço econômico era Zélia Cardoso de Melo (propos aquela aberração) e PC Farias, o braço político era o Renan Calheiros. Quem pode ter credibilidade com esses parceiros?
O mito do salvador da pátria é antigo, Hitler, Mussolini, Janio Quadros e o próprio Collor. Pelo menos o sistema democrático garante que possamos "apear" esta gente.
Algumas coisas já mudaram e não estamos entendendo, a democracia representativa dos políticos foi acuada com as mobilizações sociais, e o maniqueismo esquerda X direita não confere com a atualidade, exemplo vindo da China que é comunista mas está praticando a economia de mercado.
Antes de votar com "Cautela", vou tomar "canja de galinha"!

Anônimo disse...

Collor caiu porque não se dobrou ao sistema! Ou seja, o sistema não aceitou Collor. Simples.

Collor era originário do estado de Alagoas! Imaginem como não terão bufado de ódio, ressentimentos, inveja etc os potentados paulistas, cariocas e mineiros, bem como os políticos vendidos deste país...

Se ele, Collor, tivesse atendido ao sistema, traindo a nação brasileira, ele não só teria concluído o seu governo como teria, muito provavelmente, conseguido se reeleger, caso quisesse.

Collor foi inocentado em todos os processos!

Muito estranho, para não dizer doentio, esse ranço e ódio perenes - será inveja - contra Collor de Mello...

Anônimo disse...

Até os petistas, passados alguns anos, reconheceram que a retenção de quantias expressivas para, a baixar a inflação ( menos $$$ na praça = inflação menor) foi algo necessário, mas que eles, os petistas, não teriam, no Lugar do então presidente Fernando Affonso Collor de Mello e da ministra Zélia Cardoso de Mello, coragem para fazer!

A tal "aberração" funcionou, pois a mesma baseava-se em fundamentos econômicos! (Já estudou Economia? É dono e comanda ou foi dono e dirigiu alguma empresa?)

Enquanto o próprio Jesus Cristo não estiver no lugar de políticos, fica difícil esperar santidade dos políticos, ainda mais de políticos brasileiros...

Collor foi um líder! Só um líder ararasta multidões! Ou você discorda? Não entendi essa sua ilação infeliz, tentando forçar uma semelhança entre Collor e aqueles genocidas comunistas! Você está, é auto-evidente, apelando... Afinal, líderes altamente considerados, benéficos etc também arrastaram multidões!

Quanto ao resto do seu infeliz, porque igualmente equivocado, arrazoado, sem comentários!


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/