Artigo, Adilson Minossi - Negligências...

“O senhor é o senhor Luiz?”, perguntou o médico. “Sou”, respondeu o rapaz. O senhor precisa ser forte para ouvir o que vou lhe dizer. “Seu filho nasceu morto”, continuou o doutor. “É preciso ser mais forte ainda, porque sua mulher também morreu”. Assim Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a notícia da morte de Maria de Lourdes da Silva, sua primeira mulher. Era manhã de segunda-feira, 7 de junho de 1971. Lourdes, nascida na zona rural de Montes Claros, foi, como seu marido, retirante da mesma seca de 1952. Unidos pelo destino, se conheceram em um bairro pobre de São Paulo, onde eram vizinhos.

. Lula, até hoje, está convencido de que as mortes de sua primeira mulher e do filho foram causadas por negligência.

. Qualquer cidadão deste Brasil que tivesse passado por uma situação dessas com toda certeza jamais iria esquecer. Se um cidadão desses pudesse fazer alguma coisa para mudar o que já vem acontecendo nesse país em matéria de saúde pública, com toda certeza o faria.

. E se um cidadão desses ocupasse algum cargo público, como Deputado Federal ou Presidente da República, com toda certeza  viraria céus e terras para que fatos como o que ele passou, no ano de 1971,  jamais acontecesse com seus semelhantes.

. Pois Luiz Inácio Lula da Silva ocupou uma cadeira na Câmara Federal em Brasília. Foi eleito em 1986 como o Deputado Federal mais votado do país. E nesse período o que fez para melhorar a saúde dos brasileiros?  Nada!

. Em outubro de 2002 foi eleito Presidente do Brasil com 53 milhões de votos. E o que fez para melhorar a saúde de pelos menos os 53 milhões de brasileiros que o elegeram? Nada! Em outubro de 2006 se re-elege presidente. Fez alguma coisa nesses 8 anos para acabar com a negligência da saúde dos brasileiros? Não!
Será se foram os ternos Armani caríssimos, camisas impecáveis e gravatas importadas que o fizeram esquecer da pobre  Maria de Lourdes da Silva? Ou foi o afã de viajar mais do que o FHC ou a implacável saga  de se perpetuar no poder?O fato é que a negligência continuou, só que agora não de parte dos médicos do SUS que atenderam a primeira esposa, mas do sujeito que ocupou a cadeira mais importante de um país e nada fez para melhorar a saúde dos brasileiros e acabou piorando cada dia desses 8 anos, tornando os hospitais brasileiros  verdadeiros campos de concentração onde faltam  médicos, leitos, medicamentos.

Até quando, pergunto eu, a negligencia dos governantes fará vítimas nesse pobre Brasil.

9 comentários:

Anônimo disse...

como assim não fez nada?

ele nos mostrou o quanto eh bom se tratar no Sirio Libanes...

Anônimo disse...

Lula, Ditadura Militar, FHC, Sarney, Collor, Itamar, não conseguiram derrubar a máfia branca dos médicos, entre elas, a reserva de Mercado, onde o para entrar no curso de medicina precisa enfrentar um vestibular com outros 60 concorrentes, resultado: Hoje médico é o segundo profissional mais bem pago do Brasil e ainda querem ganhar mais os gulosos.

Mas parece que finalmente aparece um Presidente que vai quebrar esse monopólio e trazer profissionais do exterior (Espanha, Portugal e Cubu, etc.)para trabalhar nas pequenas cidadades do interior do Brasil e Postos de Saúde, onde os bundinhas brasileiros não querem atender de jeito nehum, ou seja, a impressão que passa que os profissionais brasileiros jogaram o juramento no lixo e que pobre bom para eles é pobre sem atendimento médico, ou seja, pobre morto.

Anônimo disse...

O problema do Brasil não é querer fazer e sim ter competência para fazer.O Lula queria entregar o Canal do Ramal Leste da Transposição do Rio São Francisco antes de sua saída da Presidência e também não conseguiu.Pelo contrário não tem prazo para término e o preço dobrou.Para quem reclamava que as obras do Maluf, em época de inflação alta,sempre aumentava de valor no meio da construção,hoje conseguem dobrar o valor das obras com inflação baixa.

Mordaz disse...

Calma aí! Agora se tem passe livre! Não dá para se ter tudo.

NEWTON disse...

Calma lá anônimo das 14:22:

- O Brasil esta aberto a médicos do exterior desde que façam o "revalida" que é uma prova de proficiência aplicada pelo MEC ( não pelos corporativistas brancos ). De outra forma vem um curativista cubano com um papel assinado por Fidel dizendo que ele é médico, e deveremos considera-lo assim.

- O Brasil possui bem mais faculdades de medicina do que os EUA.

- Tu sabes quanto o SUS paga por consulta a um médico? E quanto paga de diária a um leito de hospital?

- Nestas cidade do interior do Brasil, os médicos são contratados pelas Prefeituras. Quem vai levar sua família para lá, podendo ser demitido a qualquer momento, dependendo do resultado das eleições municipais, ou mesmo de mudanças do titular da secretaria da saúde.

- A presidenta esta, como se diz das nossas estradas - tapando buracos. No presente caso, sem aplicar o revalida, a máxima é a seguinte: é melhor os nossos doentes do interior serem atendidos por qualquer um, do que por ninguém.

O que assistimos é a saúde disputando palmo a palmo com a educação, a segurança e a mobilidade urbana o titulo de pior serviço público aos brasileiros.

Anônimo disse...


+++ Concordo com o anônimo das 14,22 h. é uma máfia arrogante e corporativista. O corporativismo é tão grande, tão forte, tão poderoso, que conseguiram fazer passar uma PEC no Congresso ( a peso de muito, mas muito dinheiro )que regula - sic - as atividades bio-médicas ( medicina, fisioterapia,enfermaria, fonoaudiólogia,etc..), serão "exclusivas" da alçada médica! Este presidente da entidade corporativa deles , o mau-caracter Argolo,é uma das figuras mais nojentas, abjeta e prepotente que já vi. Sujeitinho que apóia médicos que fazem concurso para trabalhar 20 h. / semanais e, nem sob tortura, trabalham 10 ( mas querem receber ainda mais que os Prefeitos no interior e carreira igual aos Juizes! Olha a arrogância!).
Abraços
João Paulo / Taquari

Felipe disse...

O autor deve seguir o https://www.facebook.com/indignotas :P

Felipe disse...

Esse texto é do https://www.facebook.com/indignotas?

Anônimo disse...

João Paulo de Taquari, concordo contigo, só que, como sempre, tratas do assunto pela metade. Não falas de quanto é pago pelo SUS por consulta e de quanto recebem nossos falidos hospitais que atendem o SUS. Ignoras a falta de condições mínimas aos postos de saude (falta de material e equipamento: macas, camas, etc). Entre num hospital do SUS e verás pessoas atendidas nos chãos dos corredores, enquando teu ídolo vai para o Sirio Libanes. Voces petralhas tem uma "qualidade" que é comum em todos. São desonestos. Até nos comentários.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/