Fortunati admite que mercado não tem PPCI há seis anos. No interior do prédio hidrantes e extintores não foram usados... por falta de pessoal.

Fortunati admite falta de Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio no mercado público.

O prefeito José Fortunati, Porto Alegre, acabou numa saia justa na manhã deste domingo, ao admitir que o  Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do Mercado Público de Porto Alegre está vencido há seis anos. O prefeito tentou justificar-se, explicando que estava tomando providências, o que é absolutamente insuficiente.O Corpo de Bombeiros informou que ainda não havia recebido a documentação do PPCI. Em abril, no entanto, o prédio do Mercado Público foi vistoriado durante a Festa do Peixe. O comandante Fábio Duarte Fernandes tentou safar o prefeito do PDT, ao afirmar que o local tinha todas as condições de segurança, embora isto esteja muito distante da realidade. O Corpo de Bombeiros, que mais uma vez estava sem homens e sem equipamentos adequados, em análise preliminar, entende que o fogo atingiu entre 20% e 30% do prédio. O primeiro andar do mercado não foi danificado, somente a área superior.

. Pior ainda: os equipamentos usados para combate a incêndios estavam todos em dia, inclusive extintores e hidrantes, mas eles ficam no interior do prédio, mas não havia ninguém lá dentro para usá-los.

. A falha é imperdoável.

. O editor sabe que dezenas de prédios públicos da cidade estão sem PPCI, mesmo depois da comoção ocorrida no Estado por causa da tragédia da boate Kiss.

- Dizendo que o nosso Mercado, faz parte da alma da capital gaúcha, a presidente Dilma Rousseff telefonou hoje domingo, de manhã, ao prefeito José Fortunatti, para dizer que o governo vai garantir recursos para a recuperação. 

20 comentários:

Anônimo disse...

O que interessa na verdade aos funcionários públicos, concursados ou não, é a renda vitalicia e hereditária.
"Serviço público" é um meio não um fim, pra esta gente toda!


Anônimo disse...

eh o país da esbornia, do improviso...

de Norte a Sul, nada escapa a avacalhação reinante nessepaíz...

ricardo k s disse...

PPCI é o bom senso transformado em processo e colocado numa folha de papel. Não adianta existir processo sem pessoal e material para executá-lo.

Anônimo disse...

Não é novidade alguma, a SMOV notifica todo mundo e não tem habites.

Anônimo disse...

o teatro do CIC, em Fpolis, foi interditado semana passada por causa de falhas no sistema de prevenção de incêndio...

segundo li, havia falhas graves...

como estamos no pais da avacalhação, poucos dias depois o teatro ja tinha reaberto as portas...

coisas inexplicaveis do Bananao...

o predio tinha defeitos tao graves a ponto de um juiz interdita-lo...

ai dias depois parece que os problemas, que eram graves, foram resolvidos rapidamente...

se os europeus ficam sabendo dessa nossa excelência na engenharia e rapidez nas execuções, vao querer se mudar imediatamente para o bananal...

Anônimo disse...

O Prefeito vai com a mulher para os Estados Unidos falar sobre informática, mas não consegue administrar a Prefeitura.
Ele logo se apressou a culpar os bombeiros. Mas cadê o Plano de Prevenção de Combate a Incêndio - PPCI?
Não vamos nos esquecer a revolta dos R$ 0.20 começou em Porto Alegre.

Anônimo disse...

Políbio,

PPCI é apenas um "plano burocrático".

Faltou pessoal treinado dentro do Mercado (parte ainda funcionava) e faltou "mangueira" para os Bombeiros.

Lembrei da KISS, onde os bombeiros não entraram porque não tinham mascaras e oxigenio.

A população NÃO é BOMBEIRO(KISS) e nem POLÍCIA(milícias da Cidade Baixa).

JulioK

Anônimo disse...

Parece que por linhas tortas o editor reconhece que o governo do Estado não tem culpa nenhuma pelo Incendio do Mercado Público. Até o Prefeito Fogaça, digo, Fortunati reconhece que o Mercado não tinha plano de incendio desde de 2007, quando ele já estava na Prefeitura, na (considerando que Porto Alegres possui legislação muncipal para incendio) condição de Vice-Prefeito.
Assim não tem equipamento, mesmo que de ultima geração, que apague os furos, digo, os estragos causados pelo fogo no mercado público muncipal.

PS: Parece que novamente o governo federal vai ter que arcar com os prejuizos, ou seja, arcar com os onus, já que a iniciativa privada só entra com os bonus.

NEWTON disse...

Na fatídica noite de 27 de janeiro passado, o que aconteceu na Kiss, poderia ter acontecido em centenas de outros clubes noturnos e assemelhados. Pelo que se sabe, até em Porto Alegre, 100% das casas noturnas estavam, em maior ou menor grau, preparadas para sofrer uma tragédia.
Afinal quem tem a palavra autêntica final, sobre a condição de vida ou morte, o bombeiro ou o administrador público, o médico ou o administrador do hospital?

Anônimo disse...

A culpa do petista Tarso Genro é TOTAL, em todos os casos de incêndio no RS, pois ele comanda os bombeiros e seus equipamentos e salários são ridículos. Quem autoriza o funcionamento de qq prédio público ou privado são os bombeiros, que se não derem o alvará os prédios são (ou deveriam ser) interditados.

Anônimo disse...

Quem vai arcar com os prejuizos é o contribuinte... Alias tem seguro contra incendio???

Anônimo disse...

Eles só se preocupam em fiscalizar o setor privado.
Ocorre que quem está precisando de muito fiscalização e transparência é o setor público.

Anônimo disse...

5 meses depois da KISS e nossos bombeiros tem menos equipamentos do que antes, mangueiras furadas, falta de escadas Magirus (a que havia no incêncio do Mercado Público veio de Novo Hamburgo, a quase uma hora de viagem daqui quando não tem trânsito nenhum, horas em situações normais e de equipamento em geral). Somente de heroismo não se combatem grandes incêndios, precisamos de equipamentos decentes e não de satélites a vapor ou mandar montadoras embora para outros estados, pois o RS merece ter um destino muito melhor do que o que as esquerdas nos proporcionaram e infelizmente nos proporcionam. A questão é simples, a esquerda necessariamente traz o atraso, o capitalismo bem conduzido traz progresso, e muito. Queremos ser uma Cuba ou um Canadá?

Anônimo disse...

Será que se o incendio fosse nopalacio piratini ou na secretaria de segurança teriamos ao menos o papel intitulado PPCI?
E no Corpo de Bombeiros tem?

Anônimo disse...

Na RBS tem PPCI e voce sabe qual o material usado nos estudios deles? É a mesma espuma ds boate Kiss? Aliás, essa espuma continua sendo comercializada livremente para a populaçao em geral?

Anônimo disse...

É por demais lamentável ter de dizer, mas os políticos brasileiros todos se parecem na condução da coisa pública: são incompetentes, inoperantes. No entanto, são especialistas em articulações políticas, visando ganhar mais uma eleição, eleger-se ou reeleger-se. Para completar, são turistas inveterados, volta e meia estão com o pé na estrada, e, o pior, às custas do erário. Desse jeito país nenhum consegue sair de seu histórico atraso e subdesenvolvimento, como é o caso brasileiro.

Anônimo disse...

A culpá é total de Tarso Genro, sem a menor sombra de dúvida.

Ele é o comandante em chefe da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, a quem o corpo de Bombeiros esta subordinado.

Logo, o sucateamento dos Bombeiros, e sua incapacidade de resposta aos eventos sinistros como o incêndio do Mercado Público ou da boate Kiss, devem ser cobrados do elemento que se diz "governador" do Rio Grande do Sul.

Mas claro, é mais fácil para ele ficar viajando as custas do contribuinte em périplos inúteis e dispendioso para os raspados cofres do estado atrasado e ignorante da república da pampa-boi.

Vcs, gaúchos, estão sem futuro algum.

Irremediavelmente.

Anônimo disse...

O NERO guasca, em vez de ficar em casa, governando o estado, prefere tocar a sua desafinada harpa em outras plagas, enquanto sua palhoça é consumida pelas chamas...

Sequer para um arremedo de Nero, serve esse "Farso" Genro (PT)!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Código de Proteção contra Incêndio, Lei Complementar nº 420 de 1998, Município de Porto Alegre.

Quem fornece Habite-se, Alvará de Funcionamento, ou até mesmo interdita uma edificação é a Prefeitura. Os bombeiros não!
O dia que for aplicada esta Lei todos os prédios do governo municipal serão fechados.

Acho que falta morrer mais gente para a coisa mudar, afinal menos de 300 na Kiss é pouco!

Anônimo disse...

PAC, Copa do Mundo, recebeu e recebe milhões, será que não sobrou uns 10 mil para o PPCI do Mercado Público?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/