Artigo, J.R.Guzzo, Veja - O enigma das elites

Ele saiu do meio do povo e não voltou mais. Lula só anda com bilionários, exige jatos particulares para ir a cofnerências e só quer saber de Johnnie Walker Rótulo Azul. O pai dos pobres gosta de viver bem.

O editor leu, anotou atentamente e decidiu replicar o artigo a seguir de José Roberto Guzzo, revista Veja desta semana, que trata de informar que a elite brasileira é acusada todo santo dia pelo ex-presidente Lula de ser a inimiga número 1 do Brasil — uma espécie de mistura da saúva com as dez pragas do Egito, e culpada direta por tudo o que já aconteceu, acontece e vai acontecer de ruim neste país, coisa que talvez seja correta, mas que na verdade está mesmo é alinhada com Lula e os governos do PT. Lula não trabalha, não no sentido que a palavra "trabalho" tem para o brasileiro comum, desde os 29 anos de idade, e transformou-se no queridinho de muita gente, inclusive da elite. Leia tudo:

É possível até que (Lula) tenha razão, pois se há alguma coisa acima de qualquer discussão é a inépcia, a ignorância e a devastadora compulsão por ganhar dinheiro do Erário que inspiram há 500 anos, inclusive os últimos dez e meio, a conduta de quem manda no país, dentro e fora do governo. O diabo do problema é que jamais se soube exatamente quem é a elite que faz a desgraça do Brasil. Seria indispensável saber: sabendo-se quem é a elite, ela poderia ser eliminada, como a febre amarela, e tudo estaria resolvido. Mas continuamos não sabendo, porque Lula e o PT não contam. Falam do pecado, mas não falam dos pecadores; até hoje o ex-presidente conseguiu a mágica de fazer discursos cada vez mais enfurecidos contra a elite, sem jamais citar, uma vez que fosse, o nome, sobrenome, endereço e CPF de um único de seus integrantes em carne e osso. Aí fica difícil.

Mas a vida é assim mesmo, rica em perguntas e pobre em respostas; a única saída é partir atrás delas. Na tarefa de descobrir quem é a elite brasileira, seria razoável começar por uma indagação que permite a utilização de números: as elites seriam, como Lula e o PT frequentemente dão a entender, os que votam contra eles nas eleições? Não pode ser. Na última vez em que foi possível medir isso com precisão, no segundo turno das eleições presidenciais de 2010, cerca de 80 milhões de brasileiros não quiseram votar na candidata de Lula, Dilma Rousseff: num eleitorado total pouco abaixo dos 136 milhões de pessoas, menos de 56 milhões votaram nela. É gente que não acaba mais. Nenhum país do mundo, por mais poderoso que seja, tem uma elite com 80 milhões de indivíduos. Fica então eliminada, logo de cara, a hipótese de os inimigos da pátria serem os brasileiros que não votam no PT.

As elites seriam os ricos, talvez? De novo, não faz sentido: os ricos do Brasil não têm o menor motivo para se queixar de Lula, dos seus oito anos de governo ou da atuação de sua sucessora.

CLIQUE AQUI para ler tudo.O ensaio tem duas páginas inteiras da revista.

9 comentários:

Anônimo disse...

Replicar a Revista Veja que é o mantra dos reacionários não vale. O recalque da turma do FHC e seus seguidores é impressionante.

Surfista Prateado disse...

A "elite" é justamente quem elegeu Lulla, em troca de processos de menos trabalho (trabalho não é só bater o ponto e fazer de conta que faz algo enquanto o dia passa) e mais dinheiro, na contramão de todos os povos desenvolvidos. A "elite" tem nome: POVO. Com um povo com tal mentalidade, o resultado só pode ser este que vemos: atraso, pibinho e inflação.

Anônimo disse...

Esse pessoal que aqui aparece fazendo comentários como o amigo das 16,24 só sabe falar em recalque da turma do FHC.
Olha,o FHC por mim que se lixe,ele já era,é passado mas o Lula e seguidores estão aí fazendo coisas que para uma pessoa decente não tem qualificação.Ultrapassam a falta de honradez e escrúpulos.
Aproveitando, já repararam que dona Dilma sempre aparece nas fotos com as pernas afastadas (para não dizer abertas)? E somos nós brasileiros que tomamos...

Anônimo disse...

DOUTOR HONORIS CAUSA DA ENGANAÇÂO

ENGANOU SEUS CUMPANHEIROS
ENGANOU O PARTIDO INTEIRO
ENGANOU O PROFESSOR
ENGANOU O TRABALHADOR QUE TRABALHA
ENGANOU OS BRASILEIROS DE BOA FÉ
ENGANOU E COMPROU A MIDIA
COMPROU O POVO MUITO MUITO POBRE
COM O BOLSA ENGANAÇAO
QUE LHE GARANTE 50% NA ELEIÇAO
ENTAO LHE É MERECIDO

DOUTOR HONORIS CAUSA DA ENGANAÇ~AO

FICARÁ NA HISTÓRIA COMO

LUIS INACIO LULA DA SILVA TRAMPOSO

Anônimo disse...

"Elite", financeira ou intelectual?
Tem para todos os gostos:

1-"Elite" que toma cafezinho com os socialistas em Paris as custas do trabalho alheio?

2-Ou, a "elite" trabalhadora e empreendedora?

3-Talves a "elite" sindicalista, sugadora do sangue dos brasileiros?

4-A maior das "elites" vem da corte, com rendimentos vitacios e hereditários, concursados ou não.
É esta?

Nenhuma das relacionados é de totalmente de direita ou esquerda no Brasil, em todas prevalece o MERCANTILISMO!

Anônimo disse...

O FHC seguiu com a vida dele, podem falar o que quiser, o cara tem luz própria e é isso que incomoda a claque petralha do amigo íntimo da Rosemary.

Anônimo disse...

Elite elegeu Lula? Qual a próxima piada editor?

Unknown disse...

Mas, afinal, cite alguem da elite... Pergunto porque sou da vila e posso estar neste rol, sem saber... pelo visto, o recalque partidario nao te deixou entender nada.

Unknown disse...

Mas, afinal, cite alguem da elite... Pergunto porque sou da vila e posso estar neste rol, sem saber... pelo visto, o recalque partidario nao te deixou entender nada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/