Sem ajuste sazonal, o que é equivocado, BC encontra PIB 1,64% maior em 2012. O número não é real e por isto é falso.

O IBC-Br, indicador que tem por objetivo antecipar o resultado do Produto Interno Bruto, apontou um crescimento da atividade econômica de 1,64% em 2012. O resultado foi divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira. No caso deste balanço, a comparação foi feita sem nenhum tipo de ajuste sazonal, levando em consideração os períodos iguais em comparação, considerada a mais adequada por economistas.O crescimento do índice no ano passado ficou acima das previsões do mercado. O relatório Focus aponta que o mercado avalia uma alta de 0,95% para o PIB no último ano fechado. O resultado oficial do PIB de 2012 será divulgado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 1º de março. Com ajuste sazonal, o IBC-Br registrou elevação de 1,35%. Em dezembro do ano passado, o índice teve alta de 0,26%, em comparação com novembro. O número indica um recuo no ritmo da atividade econômica, pois, no mês anterior, o percentual foi de 0,56%.

- O acompanhamento do IBC-Br é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica. Esse acompanhamento também contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, atualmente, em 7,25% ao ano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Parabéns por apresntar o lado REAL da notícia!!

Factóide lançado para energizar o "Balanço de 10 anos do PT" e abafar a perseguição covarde a Yoani!!

JulioK

Anônimo disse...

Mas até o Banco Central no governo do PT lança números falsos? Que absurdo.
Até tu Brutus!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/