Frisson na Câmara: oposição toda reúne-se para apoiar Yoani em Brasília

Deputados e senadores, quase todos do PSDB e do DEM, participam de debate com Yoani Sánchez; defesa da liberdade de expressão e menção a suposto dossiê contra a blogueira, citado pela revista Veja, dominam conversa; "O que ocorreu em Brasília não pode ser ignorado pelo governo brasileiro", disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR); líder tucano Carlos Sampaio pede desculpas por "agressões" que cubana teria sofrido na Bahia: "Esse não é o retrato do Brasil"

* Clipping www.brasil247.com.br


247 – A blogueira cubana Yoani Sánchez causou tumulto ao chegar à Câmara dos Deputados para exibição do documentário "Conexão Cuba-Honduras", no início da tarde desta quarta-feira 20. Antes de chegar ao Plenário 1, onde foi exibido o filme do cineasta brasileiro Dado Galvão, Yoani passou pelo Plenário e causou confusão ao interromper a sessão que estava em andamento.
Os parlamentares que participam do debate, quase todos do PSDB e do DEM, recebem a dissidente cubana com pompa, enquanto movimentos sociais protestam a favor e contra Yoani no corredor. Também participa do evento o senador do PT Eduardo Suplicy, que tem defendido o diálogo com a jornalista. Os que a apoiam utilizam frases como "Abaixo a ditadura!", enquanto as que a criticam dizem "Cuba sim, ianques não. Viva Fidel!".
No debate, os tucanos voltaram a mencionar o suposto dossiê elaborado contra a dissidente cubana e citado pela revista Veja no último final de semana (relembre aqui). "O que ocorreu em Brasília não pode ser ignorado pelo governo brasileiro", afirmou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR). "Há uma afronta à soberania de nosso país. Embaixadores de Cuba e Venezuela rasgaram a Convenção de Viena", acrescentou.
Segundo o líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), a luta de Yoani Sánchez não é contra ninguém, é a favor da liberdade de imprensa. Ele lamentou os protestos contra a cubana que aconteceram em algumas capitais por onde ela passou, como Recife e Salvador. "Quero pedir desculpas em nome do PSDB pelas agressões que você sofreu. Esse não é o retrato do Brasil", disse Sampaio.
Oposição acusa "manobra" da TV Câmara
Depois de muita polêmica no Plenário, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), autorizou a TV Câmara a transmitir a palestra de Yoani Sánchez. Após uma série de protestos de deputados governistas, pelo fato de a TV Câmara ter de mostrar ao vivo a sessão do Plenário, o presidente da sessão, deputado Simão Sessim (PP-RJ), afirmou que o debate com a blogueira seria transmitido ao vivo pela internet e pela TV Câmara depois que a sessão terminasse.
No início da sessão, o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), ameaçou obstruir os trabalhos, para permitir que os deputados participassem de reunião com a blogueira, além de liberar a TV Câmara para mostrar o documentário de 11 minutos em que ela faz críticas ao regime cubano.

4 comentários:

Mario Rangel disse...

Mas me diga Sr. Editor:

Quem patrocina essa moça para ela viajar pelo mundo?

E outra... a "oposição", como não tem proposta nenhuma, se agarra a qualquer coisa... até memo a essa moça...

Anônimo disse...

Lá vem a besta do Mário Rangel.

Anônimo disse...



Mario Rangel....
Quem patrocina os facínoras de cuba a manter o Paredão.

Você poderia fazer uma autoanálise em suas mente distorcida, este blog você é pessoa non grata.

Faz de conta que vai pegar o boné e vai cc...WC. Se manda maluco... Adorador de Fidel o mais conhecido como (El cagon).

Luiz Vargas disse...

Certamente quem patrocina não são os mesmos que PaTrocinam a ONG do cumpanhero Mario Rangel.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/