Gazeta do Povo e Zero Hora são Diários Oficiais do governo?

A nota a seguir é do blog do Esmael. Ela conta a guerra que o governador do Paraná resolveu abrir contra o grupo Gazeta do Povo, uma espécie de Zero Hora do Paraná, aliadíssimo da RBS. Beto Richa acha que o jornal é muito parecido com uma réplica do Diário Oficial de Dilma, algo que se pode dizer também a respeito de Zero Hora, cujo noticiário é mais do que domesticado. Aliás, o governador Tarso Genro não tem do que se queixar da RBS, já que são irmãos siameses. 

 Do Blog do Esmael - O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), afirmou que acordou com o "pé esquerdo" ao justificar a guerra que abriu contra o jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, que pertence ao grupo RPC/Globo.

Atribuindo a frase ao escritor Luís Fernando Veríssimo, o governador tucano disse que "às vezes a única coisa que é verdadeira num jornal é a data. Aqui em Curitiba, se você for comprar sábado à tarde, nem a data confere".

O tucano comparou ainda o jornal curitibano a um Diário Oficial do governo federal. "Imagine se o nosso governo fosse igual a outro governo [federal] que todo dia tem denúncia, escândalo, desvio de conduta, mensaleiro, tem compra de refinaria que dá prejuízo, a nós brasileiros, de R$ 1 bilhão e nada é divulgado nesse mesmo espaço", fuzilou Beto Richa.

A pancadaria desferida pelo governador contra o grupo de mídia ocorreu na manhã desta quinta-feira, durante cerimônia de posse de novos secretários, quando o ex-ministro Reinold Stephanes (PSD) assumiu a Casa Civil e o ex-candidato a prefeito Ratinho Junior (PSC) assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU). Ambos são deputados federais licenciados.

CLIQUE na charge para ver melhor. A charge mostra uma cena que muitos leitores e governantes acham real, ou seja, que basta enfiar dinheiro na boca dos donos de jornais, rádios e TVs para domesticá-los. Como se sabe, isto não é verdade, mas é certo que interesses ideológicos (alinhamentos políticos) comerciais (publicidade, negócios paralelos do grupo privado ou concessões públicas) e até pessoais, interferem bastante no desenho das linhas editoriais.

4 comentários:

Luiz disse...

Pois é. Os tucanos adoram a liberdade de imprensa.

Anônimo disse...

Pelo menos um tucano (Beto Richa) está provando do próprio fel, ou seja, sendo criticado pela imprensa.

A porpósito, não é só lá (Paraná) aqui também o Jornal de Domingo, sempre sai no Sábado a tarde.

Contra outra tucano Richa.

Anônimo disse...

Este filme já vimos por aqui!

Os paranaenses são menos estatizantes, então lá irá ser diferente.

Aristoteles disse...

No Paraná a RPC, ao contrário da RBS, não bovinizou o estado porque lá tem a Rede Massa do Ratinho/SBT (Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Foz de Iguaçu - dizem que logo estará em Cascavel e Pato Branco) que é muito forte, além da Bandeirantes que domina no Oeste com rede Tarobá (Foz e Cascavel).

O Paraná logo passará o PIB gaúcho é será a quarta economia do país. Londrina é terceira cidade do Sul em numero de habitantes (maior que Florianópolis) e está ao lado de Maringá.

Somente o setor agroindustrial das cooperativas é o maior do País além de ter um quadro de funcionários público enxuto, investe muito em educação de qualidade.

Os Sirotski quase compraram essa rede quando do começo, mas a Globo vendo o tamanho e importância econômica, vetaram porque teria um peso pesado ao lado de São Paulo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/