Artigo - Os companheiros arrombaram os cofres, privatizaram para si e podem ter quebrado a Petrobrás

* Clipping Folha de S. Paulo, Eliane Cantanhêde

O petróleo é nosso, a Petrobras é um dos maiores orgulhos nacionais e o pré-sal (junto com a magia da "autossuficiência") embotou o brilho dos biocombustíveis, encheu os olhos do mundo, atiçou a verve de Lula e recheou as urnas de Dilma Rousseff em 2010. Apesar de tudo isso, o lucro líquido da Petrobras caiu 36% em 2012 e suas ações despencam ano após ano. Ela vem recuando no ranking internacional de petroleiras e perdeu o mítico primeiro lugar entre as empresas nacionais para a Ambev, um grupo privado.

Nós, os leigos, não sabemos nada e temos má vontade ao analisar a grandiosidade das intenções e das ações dos governantes (que o digam Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique, Lula e, agora, Dilma). Mas alguém poderia nos explicar? Na versão corrente, a culpa é das oscilações do dólar; do aumento das importações da gasolina e do diesel; e da defasagem entre os preços dos combustíveis praticados internamente e a cotação internacional.Mas como assim importação? Não se falava tanto na tal "autossuficiência"? E essa defasagem nos preços não foi um erro de cálculo, foi uma decisão política da Presidência da República imposta de cima para baixo a uma companhia que deve explicações a seus acionistas -e, principalmente, à sociedade brasileira.

A gestão política dos preços, aliás, tem tudo a ver com o aparelhamento insolente da maior, ops!, da ex-maior companhia brasileira. Os companheiros arrombaram a porta, sentaram, usaram e abusaram. Os incontáveis alertas feitos por técnicos e pela imprensa nos últimos dez anos foram sempre desqualificados como "coisa da elite", "estratégia tucana", "ataque dos conservadores".

Graça Foster, uma técnica que parece respeitar a verdade, veio para ajustar a bússola e evitar um Titanic. Ela deveria dar um troféu pelo desastre para o seu antecessor, José Sergio Gabrielli. Ou para Lula.

16 comentários:

Anônimo disse...

AONDE ANDA O SINDIPETRO ? FAMOSO PELA VONTADE EM DEFENDER OS INTERESSES DA PETROBRAS. SERÁ QUE OS COMPANHEIROS ESTÃO PARTICIPANDO TAMBÉM DESTA BAGUNÇA ?

Anônimo disse...

Sabem por que o maldito PT quer amordaçar a imprensa ?

Por que sabe que está chegando a hora da verdade, em que os veículos de comunicação não terão mais como esconder da população que o país está quebrado como a Grécia, e que todos terão que pagar o preço por tanta roubalheira e irresponsabilidade ...

Só aí que a dinastia petista nesta republiqueta bananeira sindicalista correrá risco. Mas para isso já articulam a mordaça aos meios de comunicação ...

Eu vou é embora desta bosta de país, antes que seja tarde !!!

Anônimo disse...

Não só a PTROSAURO, acabaram com o REAL, depois será a nossa vez!!!


Anônimo disse...

Apareceu o arauto do apocalipse!!!!
É de fazer rir. Menos...

Surfista Prateado disse...

Ué, Eliane Cantanhêde??? Petista da primeira hora, defendeu Lulla e Dillma sempre, agora dá uma de p. arrependida? Ela é PARTE DO PROBLEMA, e não quem vai apontar os podres agora!

Anônimo disse...

O melhor negócio do mundo é o Petroleo, portanto a PetrobraS (do Brasil) não vai quebrar nunca. Com tudo que falam da Estatal, ainda assim teve lucros de 21 bi em 2012.

Unknown disse...

Que merda, ne? O apagao nao aconteceu, a Rose nao vingou, o Mantega nao caiu, a recessao nao chegou e, agora, a banda podre da imprensa quer CONVENCER, alguns idiotas, que uma empresa que LUCRA 21 BILHOES, esta quebrada. O pior é que esta banda podre, da imprensa, esta cheinha de jornaleiros que se intitulam especialistas em economia. Todos, logicos, especialistas que nao seriam contratados por um ME em qualquer local deste, ou de outro pais.

Anônimo disse...

Políbio,

Além de quebrar a Petrobrás, criar o mensalão, ainda recriaram a inflação que já bate no IC-BR de 8,32% nos ultimos 12 mese.

Vejo que os "ratos" já começaram a abandonar o navio pirata do PT.

JulioK

Joao Coragem disse...

Lógica Sgarbi: por que a Petrbras precisa ser eficiente e integra se já lucrou 21 bi....

A imoralidade e transtorno de caráter e' tão grande que na tua ótica petista desviar vários bilhões em corrupção e incompetência e' aceito, tudo de justifica porque o PT, ora o PT esta acima do bem e do mal.

Tudo isso e' tão doente quanto nazismo, stalinismo, maoismo, etc. Ainda bem que esta não e' a índole do povo e o pessoal da classe D e C já entendeu a maldade de Lula, Zé Dirceu, Rui Falcão, Tarso e cia

Anônimo disse...

"O pior é que esta banda podre", PTRALHA, esta toda na PTROBRAS que se intitulam especialistas em PETROLEO!!!

Carlos Sgarbi deve ser um deles!



Anônimo disse...

Os elementos sanguinolentos, seguidores do jornaleiro, digo,editor, continuem "sonhando" com a quebra da Petrobras. KKKKKK

Anônimo disse...

É seu Carlos, faltou dizer que o mensalão não vingou porque Dirceu e Genuíno não foram presos.
A Rose não vingou, mas quem fechou o gabinete presidencial dela foi a Dilma. O apagão não aconteceu, mas as termo-elétricas estão a todo vapor como nunca antes. O Mantega não caiu porque os quadros do PT são piores que ele.
Se este blog é banda podre porque você lê. E se são alguns idiotas, porque você se enerva tanto. Quem viu que a Petrobras esta mal foi a própria Dilma ao trocar o presidente da Estatal. As ações da Petrobras estão em queda constante a mais três anos. Esta na hora de abrir os olhos, caso contrário continuarás a defender corruptos.
Rafa

Anônimo disse...

Pois é, onde tem "cumpanhêru" sempre tem "pobrema".

Anônimo disse...

excelente comentario. parabens!

Anônimo disse...

excelente comentario. parabens!

Anônimo disse...

Essa é aquela que disse que o Brasil era "autosuficiente de petróleo" e que o Rio de Janeiro "produz petróleo".....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/