Memória - No começo do Mensalão, Flávio Koutzi denunciou: "Nossos melhores valores foram abandonados por alguns companheiros dirigentes do PT"

Este desabafo foi do deputado gaúcho Flávio Koutzii e data de 2005, ano da CPi dos Correios, que foi quando foi desvendado o Mensalão. Ele tratou das denúncias que surgiram contra o PT. O material foi publicado pelo Jornal do Comércio, Porto Alegre. As declarações de Koutzi, que depois disso não concorreu mais a cargo eletivo, tem tudo a ver com o atual debate que o ex-governador Olívio Dutra trava com dirigentes nacionais do PT, que teimam em defender os mensaleiros, com ênfase para Zé Dirceu e José Genoíno. Vale a pena ler a íntegra da entrevista, que vai no link. O editor destaca  este  trecho mais expressivos da entrevista:

JC – Qual foi a pior derrota? Contra a ditadura ou, agora, com as denúncias envolvendo o PT em esquemas de corrupção?
Koutzii

 Essas denúncias, que surgem depois da metade de maio deste ano, acabam provocando uma grande derrota para nós. Os melhores valores da história do PT, que não eram propaganda e sim baseados na vergonha na cara e na revisão dos padrões éticos da política brasileira, foram abandonados por alguns ex-companheiros dirigentes. Quero dizer que não caiu a máscara quando se identificaram esses crimes. O que aconteceu é que ao chegar ao nível máximo de poder, não soubemos dirigir o extraordinário desafio que temos em mãos e a partir daí houve inflexões em nível de orientação política e de orientação organizativa interna do partido que são inaceitáveis. O PT não vai parar nem vai deixar de existir, mas entramos num período complexo e grave da crise de nossa existência. Chamo de derrota justamente para provocar um contraste. Nós, numa democracia, em cima de uma vitória de 53 milhões de votos, com um enorme enraizamento nos movimentos sociais do País, comprometermos isto é um crime contra tudo que nós e gerações passadas fizeram. Minha resposta poderá chocar algumas pessoas que não irão me entender, mas a derrota mais importante é essa em que está mergulhado o governo Lula. Ninguém está sendo torturado, mas na alma de milhões de petistas há uma dor profunda. Morre um pouco da nossa esperança num futuro melhor mais próximo. A estrada vai ficar mais difícil de ser percorrida. Algumas pessoas dizem que estou largando a política. Não é verdade. Tenho 43 anos de militância. Minha vida foi dedicada à política.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

CLIQUE AQUI para conhecer melhor Flávio Koutzi, desde seu exílio, prisão e resgate na Argentina. Na época, a Argentina vivia sob ditadura militar. Ele foi vereador por dois anos em Porto Alegre, deputado durante 16 anos e atualmente ocupa cargo de terceiro escalão, por vontade própria (Koutzi é cardíaco) no governo Tarso Genro.

CLIQUE nas fotos acima: a foto da esquerda mostra Koutzi quando foi libertado na Argentina e a outra foto é mais recente.

7 comentários:

Anônimo disse...

valores?

no PeTê?

puf...

Anônimo disse...

Prá cima de mua, tenho mais de meio seculo e não conheço comuna honesto, nem o seu olivio acumulando aposentadorias e mais serviços que poderiam estar na mão de quem realmente precisa, não quero dizer que é ilegal mas com certeza é imoral, tracam um paralelo, os militares quando foram prá reserva nunca mais trabalharam e as esquerdas quando se aposentam ficam mamando numa teta do governo.
Eduardo Menezes

Surfista Prateado disse...

Um homem de idade como este Koutzii se prestou para ser companheiro de viagem dos petralhas. Não que ele fosse muito melhor, já que o principal defeito dele e de todos os petistas, o que os une, é acreditar no comunismo. Não entederam o homem, precisam de um homem "novo" para que o sistema maluco deles dê certo. Este homem já existe, é só procurar no jardim um formigueiro. Lá está cheio de "homens" que se adaptam ao comunismo, e mesmo lá, há diferenças.

Anônimo disse...

Deverias colocar uma foto recente do mesmo, talvez participando de uma reunião de algum conselho caça niqueis.

Anônimo disse...

Onde estavas tú Koutzi nos anos 70, quando o criador, Golbery garantiu a sua cria, Lula, um crescimento dentro do sindicato contra empresas montadoras extrangeiras. As empresas estão aí, mas o retirante ficou milhorário e com seus tentáculos aparelhou o Estado?

Koutzi! Agora é tarde para perceber que fostes enrolado juntamente com Brizola e outros.

Nunca gostei do PT, dos governos militares e seuas outras crias, Sarney e os Magalhães, por exemplo.



LAÇADOR disse...

"OS NOSSOS VALORES E COSTUMES(DOLAR NA CUECA,MENSALÃO,AMANTES DE LUXO AS CUSTAS DO POVO)QUE TÃO BEM ESCONDEMOS E DISFARÇAMOS POR TANTO TEMPO, ENGANANDO TANTOS..."

PETRALHA DA GEMA TENTANTO SE PASSAR POR INOCENTE...


NUNCA MAIS, APOIAR INVASOR DE TERRA, INVASOR DE EMPRESAS, SAI PRA LÁ KOUTZI, SAI PRA LÁ, BE M LONGE, VAI PRA CUBA,VAI PRA VENEZUELA...XÔXÔ...

Anônimo disse...

Essas roubalheiras todas do governo do PT, eu já sinalizava, lá em 1994/95. O hoje prefeito de Rio Grande, numa reunião informal nessa época, eu disse prá elle..: qdo o PT for governo, que Deus salve o Brasil, O PT VAI ROUBAR "IGUAL OU MAIS" DO QUE OS OUTROS PARTIDOS...!!! isso dito 10(dez) anos, antes do mensalão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/