Financial Times diz que governo Dilma tem "bons" profissionais do jeitinho, Mantega e Tombini

- O editor usou o tradutor do Google, o que significa que o texto que vai a seguir deve ser considerado com cuidado. Versão original em inglês vai no link. A reportagem trata do "jeitinho" encontrado pelo governo Dilma Roussef para mascarar medidas de controle dos preços e das taxas de juros. É material do Financial Times.

Se há uma palavra em Português que você precisa saber antes de vir para o Brasil é jeitinho . Literalmente "pequena via", refere-se ao hábito nacional de contornar as regras ou convenções através de táticas altamente criativas, astuto e às vezes francamente ilegal. Não é possível obter ingressos para um show ou passar no exame de condução? Não se preocupe, você só precisa encontrar um jeitinho . Ele também funciona para a gestão da economia, ao que parece.

Com o crescimento ainda lento e os preços subindo mais rápido do que o esperado, o Brasil central do banco e do Ministério das Finanças também estão se tornando profissionais no jeitinho - embora o tipo legal. Embora o banco central deverá deixar o Brasil taxa de juro de referência inalterada em 7,25 por cento na quarta-feira, este artigo da Bloomberg sugere que ele está optando por uma "taxa de cautela cortar" em vez disso: A taxa que os bancos cobram entre si para empréstimos overnight, conhecido como DI, foi de 6,93 por cento em 14 de janeiro, marcando o dia 23 em linha reta, tem sido mais do que um quarto de ponto percentual abaixo da meta do banco central por cento 7,25. O diferencial 0,32 é mais do que o dobro da média na última década e compara com lacunas de menos de 0,1 ponto percentual em os EUA e os vizinhos Colômbia e Chile.O diferencial entre as taxas de crescimento no Brasil, que foi provocada por um aumento nos níveis de caixa que presidente do Banco Central Alexandre Tombini deixou desmarcada, está rendendo modelos comerciantes inúteis "concebidos para calcular a probabilidade de medidas de política nos próximos dias e meses, de acordo com a Votorantim CTVM Ltda. Ao permitir que a taxa overnight a cair, Tombini é a adição de estímulo a uma economia sputtering sem ter de anunciar a redução em 11 º no alvo desde 2011.

. Com o aumento da taxa fora de questão, o ministro das Finanças, Guido Mantega, também está ajudando com alguns jeitinhos próprias para controlar a inflação. Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse a Rádio Estadão do Brasil na terça-feira que Mantega lhe pediu para adiar os aumentos nas tarifas de ônibus da cidade por alguns meses para facilitar a inflação.Mantega já está um tanto de um especialista no jeitinho . Ele passou os últimos dois anos a brincar com os impostos do país para micro-gerenciar o crescimento e da moeda. Metas fiscais do Brasil também requereria um pouco de criatividade, como Tony Volpon da Nomura explica:

. Nos primeiros dias do ano, o governo anunciou uma série de transações de contabilidade para atingir sua meta de superávit fiscal primário de 3,1% do PIB. Estes incluíram descontando-se a BRL40.5 bilhões em investimentos realizados no âmbito do programa de investimentos do PAC, "antecipando" BRL20.6 bilhões em pagamentos de dividendos de bancos estatais (que por sua vez são "capitalizados" ao receber a dívida do governo diretamente do Tesouro) , e retirando BRL12.4 bilhões do Fundo Soberano (que foi investido de 100% na dívida do governo local, ao contrário de todos os outros fundos soberanos, que detêm investimentos estrangeiros).Embora nenhuma dessas medidas estão quebrando todas as regras (e nem é o Brasil o único país a usá-los), o mercado agora gostaria de ver um pouco mais direto tomar quando se trata de inflação, pelo menos, diz Alberto Ramos, da Goldman Sachs:

. Somos da opinião de que, em um certo ponto, o banco central precisa possuir o problema da inflação e reconhece que apenas permanecendo no piloto automático pode não ser o suficiente para conduzir a inflação para a meta de 4,5% no final do ano de 2013. Essa foi a narrativa de 2012 e inflação não convergir para a meta, apesar muito mais fraco crescimento real de que o inicialmente esperado. Na verdade, o IPCA [índice de preços ao consumidor] impresso acima de 5%, pelo terceiro ano consecutivo, com média de 6,1% de alta durante 2010-12. Isto sugere que, aos olhos do mercado, as autoridades foram ver a banda larga ± 2,0% em torno da meta de 4,5% generosa como uma "banda de tolerância" em vez de uma "banda de variação" para acomodar choques de preços.

CLIQUE AQUI para ler o texto original em inglês.

3 comentários:

Anônimo disse...

eh a oficialização da nossa fama de pais bananeiro!

o que antes era tido como lenda ou como algo informal, não pertinente a maioria do povo brasileiro, agora virou instrumento de governo!

jezuiz, estamos cada vez mais sendo ridicularizados no exterior...

Anônimo disse...

Gen. De Gaulle tinha razão !!!

Anônimo disse...

>>

Pois é petezada. Não foi possível enganar a todos por muito tempo.

<<

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/