Educação gaúcha: qualidade lomba abaixo

Mariza Abreu, ex-secretária estadual da Educação

A divulgação dos resultados do Enem 2011, em 22.11.2012, mais uma vez demonstrou as dificuldades da educação gaúcha. A imprensa destacou que, em três edições (2009, 2010 e 2011), o Rio Grande do Sul passou da primeira para a quarta e agora para a oitava posição entre as 27 Unidades Federadas do país.
Entretanto, especialistas alertam que o Enem não é a única, ou a melhor, medida da qualidade do ensino médio, pois a participação dos alunos nesse exame é individual e voluntária, e o percentual de inscritos é muito variado entre as escolas brasileiras.

O problema é que os resultados do Enem apenas comprovam a perda de posição da educação gaúcha no contexto nacional evidenciada por outros indicadores, como o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Conforme os dados do MEC, consideradas todas as redes de ensino (estadual, municipal e privada), a educação básica do RS vem descendo lomba abaixo na posição relativa às outras UFs.
Como se pode observar no gráfico ao lado, a perda de posição é constante, e vem se acentuando ano a ano. Considerada apenas a rede estadual no ensino médio, também se evidencia a perda de posição do RS: segundo lugar em 2005, quarto em 2007 e 2009, e agora oitava posição em 2011.
 
Com entender esses resultados? Por um lado, a baixa capacidade de investimento público em educação, decorrente da crise fiscal do governo gaúcho que já perdura há mais de três décadas. Por outro lado, a constante mudança de orientação das políticas educacionais, decorrente da alternância a cada eleição de partidos e coligações no executivo estadual.
 
Será essa tendência revertida pelas políticas do governo Tarso? Por enquanto, parece ter se acelerado a velocidade com a qual a educação gaúcha desce a lomba da qualidade no contexto nacional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta tragédia começou quando em 1999 Olívio Dutra esteve no poder estadual.

Os danos até hoje ainda se fazem sentir, como no caso da expulsão da FORD.

Anônimo disse...

A educação no Estado está assim, graças a ex-secretária da Educação Marisa, fala muito e faz/fez pouco. Uma teórica/demagoga de carteirinha, quando foi secretária pq não fez?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/