Artigo - Chegou a hora de acabar com as indicações políticas para as cúpulas do Judiciário

* Clipping Tribunal de Justiça do RS, jornal O Sul

A sociedade não pode mais aceitar a indicação de nomes que estejam de qualquer forma associados ou comprometidos com a pessoa ou com a cúpula de Poder que os escolhe. Impões-se, acima de tudo, prévia avaliação e o real comprometimento de isenção do candidato.

O sistema de justiça próximo do ideal, que realmente anseie por uma verdadeira democracia, deve prestigiar um Judiciário distante de influências e tentações, mormente motivadas por interesses inescrupulosos e muito comprometedores.
A centue-se que o nosso sistema judicial adotou um modelo democrático de representação, onde o Juiz deve estar comprometido com a equidistância, a isenção e a neutralidade, pena de perder a credibilidade perante a sociedade.

Contudo, não poderá haver discrepância neste quadro quando se estiver diante da magistratura que compõe a mais alta Corte deste País.

CLIQUE AQUI para ler mais.

7 comentários:

Anônimo disse...

O Congresso é facilmente COOPTADO pelo Executivo considerando ter sua representação de 42% na Câmara e 58% no Senado de Nortistas e Nordestinos. Vejam quanta verba federal (de todos) para estas regiões.

Agora está se vendo também no Judiciário, que para se livrar dos processos de corrupção o Executivo nomeia, com o apoio dos cooptados, Ministros que eram seu advogado de defesa.

Ora, a CF/1988, sem ser referendada pela população, está viciada na sua origem com os mesmos que se cooptavam.





Luiz disse...

Fiquem quietos, direitoens: Não aceitam as regras do jogo? Se antes era assim, porque agora tem que ser diferente?
Quem sabe formen uma comissão composta pelos srs. Demóstenes Torres, Arruda, Roris, Yeda para nom,ear estes magistrados.

Anônimo disse...

concordo...

esse eh um dos grandes furos de argumentação do RA...

ele acha aceitável que ministro do Supremo seja nomeado por presidentes...

não concordo...

deve haver algum outro sistema mais eficaz, justo e meritório...

Toffoli no STF eh um dos grandes, enormes, gigantescos escândalos dessepaiz produzido pelos desmandos daquele ser de 9dedos...

o cara não tem currículo para la estar, eh simples assim...

se ha idade máxima para aposentadoria, deveria haver idade minima para indicação...

muito improvável um sujeito de 45 anos ter a experiencia e conhecimento jurídico necessário para integrar a mais alta Corte do pais...

Anônimo disse...

Luiz, vai dormir de boca fechada para não entrar mosca, se me faz o favor. Analfa !

Anônimo disse...

Esse LUIz, das 11,08, é um petralhacomunista e está furioso que os crimes do partido delle estão sendo escancarados para o povão.

Anônimo disse...

Concordo, ´graças ao Sr Procurador Geral da República que sentou em cima de uma operação da PF, o Sr DEMOstenes Torres seria Ministro do STF (iria trocar o DEMos pelo PMDB).

Isso só não ocorreu porque foi instalada a CPMI do Cachoeira e o ex-senador cassado.

Mas se for da direita pode, como foi o caso do sr REZEC ter sido nomeado 2 vezes Ministro do STF. Já da esquerda não pode.

Anônimo disse...

E AS CEDENCIAS DE SERVIDORES DAS PREFEITURAS PARA AS COMARCAS EM TROCA DE FAVORZINHO NO ANDAMENTO E NAS DECISÕES DOS PROCESSOS CONTRA E A FAVOR DOS MUNICÍPIOS, TAMBÉM TEM QUE ACABAR!!!

FATO É FATO, A JUSTIÇA BRASILEIRA SE CORROMPEU AO SISTEMA E AGORA NÃO TEM MAIS VOLTA!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/