Além do STF, Mensalão envolve outros 45 processos em cinco Estados

O crime político cometido pelo PT e pelo governo Lula ao montar a organização criminosa do Mensalão, implementada para furtar dinheiro público e privado e com isto corromper eleitores e parlamentares com o objetivo de perpetuá-los no poder, não tem paralelo na história da república.

* Clipping O Globo, Vinicius Sassine

O mensalão resultou em outros 45 processos na Justiça Federal no Distrito Federal e em quatro estados — Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo —; no Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, em São Paulo; e no próprio STF, onde um inquérito tramita paralelamente à ação penal julgada pelo plenário da mais alta Corte do país desde 2 de agosto.

O levantamento inédito do GLOBO, feito com base nas duas listas da procuradoria, mostra a real extensão do mensalão no Judiciário brasileiro. Do total de 118 réus, 35 são julgados tanto pelos ministros do STF quanto em processos abertos com o desmembramento das investigações. Outros 80 estão fora do principal julgamento, mas são réus nos demais processos. E três são réus apenas no Supremo: o publicitário Duda Mendonça, sua sócia Zilmar Fernandes e o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.

Dezenas de acusados ficaram fora da denúncia formulada pela PGR no Supremo e passaram a ser investigados pelo Ministério Público em outras instâncias. Ao todo, 11 procuradorias, em nove estados, e o Ministério Público do Distrito Federal foram acionados para apurar a participação de outros personagens.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

5 comentários:

Anônimo disse...

eh, a quadrilha contaminou o pais inteiro mesmo...

o plano fez água...

agora ninguém sabe de nada...

ate de mequetrefes aceitam ser chamados e concordam em serem insultados...

tudo pra escapar da cana certa...

Anônimo disse...

MAS que baita MÁFIA PTRALHA! Espero que os leitores Daniel e Mario Rangel não estejam envolvidos nesta, considerando as estremas defesas aqui, em seus textos.

Anônimo disse...

Os Processos do Mensalão do DEMos e Mensalão do PSDB estão na lista.

E os Processos contra a filha do Serra.

E o Processo de furnas, do FHC.

E o processo das privatizações do GHC.

E o processo da compra de votos da reelieção do FHC.

Vilson Herrera disse...

Acho que o Daniel, Mário Rangel(dono de ong), Luiz e o Mariano(desaparecido né)estão MUITO envolvidos sim.

Anônimo disse...

Anônimo das 12,44, pergunta prôs ministros do STF, 8 dos onze ministros foram indicados pela quadrilha do mensalão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/