Supremo reforça poderes do CNJ para punir magistrados

Depois de uma segunda sessão plenária marcada por acesos debates, encerrada às 21h30 desta quinta-feira, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal reforçou a competência do Conselho Nacional de Justiça para processar e punir magistrados. Por 6 votos a 5, a Corte manteve a validade do núcleo da Resolução 135/11 do órgão de controle externo do Judiciário, objeto de ação de inconstitucionalidade proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros, e cuja liminar fora concedida pelo relator, Ministro Marco Aurélio, em dezembro último.

. Segundo o jornal do Brasil, a AMB contestava a competência “originária e concorrente” do CNJ nos processos administrativos disciplinares e na a aplicação de quaisquer penalidades previstas em lei, independentemente da iniciativa das corregedorias dos tribunais (artigo 12 da Resolução 135). Para o advogado da entidade dos juízes, Pavie Ribeiro, a matéria tratada na resolução não estava dentre as competências constitucionais do CNJ, sendo “ou matéria de competência privativa dos tribunais — quanto às penas de censura e advertência — ou de competência privativa do legislador complementar (Lei Orgânica da Magistratura) — quanto às penas de remoção disponibilidade e aposentadoria”.

7 comentários:

Anônimo disse...

Será que nossos juízes conhecem Kant? Não custa lembrar o pensamento kantiano: "E nisso está, precisamente, a imoralidade: ela consiste em outorgarmos privilégios à nossa própria pessoa." Como quem julga a legalidade dos privilégios são os próprios juízes, logo os privilégios são todos legais. Porém, à luz de Kant, trata-se de uma imoralidade.

Daniel disse...

A bandalheira em tribunais, aqui e la, e de conhecimento de todos. Havia um tempo em que os honrados magistrados "empregavam" em seus gabinetes suas amantes, seus parentes, as putas que lhes prestavam algum favor, etc. E assim foi durante decadas, sem que a dita imprensa independente publicasse algo. Agora, como a sociedade esta ficando um pouco mais informada e participativa, alem de nao suportar mais ser assaltada por juizes, promotores e procuradores, a grande midia comeca a "descobrir" que estes pseudos deuses, com historico bem nebuloso, possuem os pes de barro. E pra nao deixar passar em branco, é necessario que se APLAUDA EXAUSTIVAMENTE a Min Rosa Weber. Pois se dependessemos do Peluso, aquele amiguinho do Jader, a Min Eliana Calmon estaria presa, por estas horas.

NDSS disse...

Opa, enfim um ato de justiça!
Mas convém não nos deslumbrarmos muito, afinal, é fácil continuar dando com uma mão e tirando com a outra...
De qualquer sorte, o poder de investigar juízes e desembargadores continua com o CNJ.
E como agora, também por decisão do STF, o julgamento de vossas excrescências deve ser público, veremos o que sai desse porão intransponível chamado Judiciário. E só para corroborar o que já sabemos...
Seja como for, dos males o menor.
Resta aos super-homens do STF extirpar o câncer da "aposentadoria compulsória", a título de condenação, aos excrescentes juristas condenados por venda de sentenças e outras coisinhas. Se condenado, DEVE PERDER SUA FUNÇÃO PÚBLICA, nada menos que isso!
Depois, já em outra seara, esta ainda mais delicada, haveremos de ser brindados com o fim da imundície parlamentar, perdão, com o FIM DA IMUNIDADE PARLAMENTAR! Isto, sim, faria abissal diferença no trato da coisa pública.
Utopia? Pode ser, mas se tiver de ser assim, ou parecido, não aceito menos que isso.
Por enquanto, observemos como se comporta o braço jurídico e ideológico dos comunas, até então protegido pela toga.

Anônimo disse...

O que me preocupa no STF é saber que, além da ampla maioria dos ministros terem sido nomeados pelo PT, dois outros estão se aposentando compulsoriamente em 2012, para os quais também o PT nomeará.

Ou seja : que sistema pernicioso é esse que possibilita que um partido ( assemelhado à uma facção / gangue ) possa nomear ministros para a mais alta corte de justiça do país ???

Ah, se o povão desvalido e imbecil soubesse das implicações de se conceder 12 anos de mandato para um único partido ... E pior, com a possibilidade de esse mesmo partido vir a conquistar mais 8 anos !!!

Estamos perdidos ...

Aquiles disse...

Os PeTralhas e a esquerdalha endemoniada aprenderam muito rápido com os juízes a contratar parentes e putas para seus gabinetes.

Hoje, fazem muito mais e melhor do que os juízes, com a diferença que não tem a qualificação intelectual dos magistrados.

Anônimo disse...

Políbio,
Vamos lá:
Reforço nos BLINDADOS (carros) e Seguranças. CRIANÇA MIMADA NÃO GOSTA DE LEVAR UM NÃOOOO!
Abraços

Anônimo disse...

Mas Bah, seu Achiles. O sr. bem que poderia dizer quais os gabinetes ou quais as p...

De repente, então, diz lá quem são os alunos do bordel.

Assim dito, até parece que todas são.

Um poquito mas suave ...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/