Ajuris diz que decisão do STF de suspender posse de Marcelo Bandeira é anti-democrática

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul afirmou, por meio de nota divulgada nesta quinta-feira, que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a posse da nova direção do Tribunal de Justiça do RS contraria a democracia.

. Para a associação o critério de antiguidade está ultrapassado e em desacordo com os avanços da Constutuição, inclusive no que se refere às eleições dos Tribunais. A nota também manifesta solidariedade aos magistrados que tiveram a posse suspensa.

. O desembargador Arno Werlang fez uma reclamação ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 22 de dezembro, solicitando investigação sobre o processo de escolha dos membros, que não teria sido concebido dentro do que estabelece o artigo 102 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional. Para ele, é uma "questão de princípios", já que a lei deve ser cumprida. "Se quiserem, que mudem a lei. Mas fica ruim para o tribunal não cumprir a lei", opinou.

. Ontem, apesar de realizada cerimônia de posse, foi suspensa por liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) a nova administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A liminar, acolhida pelo ministro Luiz Fux, questiona o pleito que elegeu a nova composição do TJ-RS. Desta forma, o desembargador Leo Lima deverá reassumir a função que passou a Marcelo Bandeira Pereira até que seja julgada a questão. (Foto: Mario Salgado/TJ-RS)

15 comentários:

Anônimo disse...

Eles não respeitam os critérios e reclamam de antidemocracia, imagina a interpretação nos julgamentos. que Deus me livre déles. edus

ABERTO disse...

Lei é feita para se cumprir, não para se discutir. Mas como o Dr. Léo ficou brabinho...

Anônimo disse...

Quem mandou fazer eleição "sub-judice".

Werlang, presidente, já !

Anônimo disse...

Que circo !

Anônimo disse...

Também é tudo culpa da Yeda.

Anônimo disse...

Dura lex, sed lex

Anônimo disse...

A justiça é o pior dos problemas brasileiros..

Este problema não temos a quem recorrer.

MESMO.

È o verdadeiro inferno.

Anônimo disse...

O Fux é pior que o Joaquim. Ele pensa que é um jurista.

Anônimo disse...

O corruPTo mais antigo sempre tem a preferência, é a lei dos ido$o$ aplicada ao justiciário! O Brasil não consegue progredir em nada, exceto na corrupção e na burrice institucional explícita!

Daniel disse...

Pergunta pra este honrado representante dos magistrados gauderios, se ele acha democratico sacar, mes apos mes, contra o cofre da sociedade, o IMORAL AUXILIO MEU IMOVEL NOVO? Pergunta tambem, Polibio, se a epoca que o STF decidiu que ele e seus pares,aqui e la, tomariam do cofre da sociedade, a titulo de atrasados, fortunas, relativos ao IMORAL AUXILIO MEU IMOVEL NOVO, se ele tambem teve esta opiniao a respeito da casa da mae joana, conhecido como STF? Esta "catioria" de servidor publico, tornou-se um cancer na sociedade tapuia.

Anônimo disse...

Anti-democrático é transformar o TJ em extensáo da Ajuris, como se fosse um sindicato.

Anônimo disse...

Se todo o poder emana do povo, é
incrível que o judiciário seja o
poder sem votação popular.Na ver-
dade os seus membros são "Biônicos"
e, ao menos no âmbito municipal po-
deriam ser eleitos,como nos Estados
Unidos.Esse papo de que a vitali-
ciedade é para garantia do cidadão,
já se aparenta como farisaismo,in-cabível no século XXI.

Kafka disse...

Nas mãos de quem estamos, desembargadores, juízes todos comprometidos com seus "vencimentos" corporativista, ideológica e anti democrática são as decisões desse tribunal com raras exceções. STF tá se ligando? Será? Se acabarem com a corrupção no judiciário o resto vai pro lugar...

Anônimo disse...

Para os inimigos, a lei, para os amigos, a justiça. É o dito popular. Mas quando alguém pediu ao STF para aplicar a lei também para os amigos, eles ficaram dodói, coitadinhos! Ajuris, bem-vinda ao mundo dos mortais!

Anônimo disse...

Pô DANI ! Tais batendo em que levantou tua bandeira vermelha em campanhas politicas de dentro dos automóveis de luxo!

Deste geito não verás nos estacionamentos dos tribunais tua bandeira.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/