Morre dissidente cubano que pedia liberdade aos ditadores de Cuba

- Não se tem notícia de um só encontro que o governador Tarso Genro tenha mantido com dissidentes que lutam por liberdade em Cuba, durante a viagem que fez ao Caribe. Na agenda de Dilma, que irá a Havana no final do mês, somente estão previstos encontros com os açougueiros comunistas que governam a ditadura dinástica familiar de Cuba. A ditadura não consegue sequer visto de saída para a sua blogueira mais famosa, Yoani Sanchez.

O dissidente cubano Willman Villar Mendoza, de 31 anos, morreu na quinta-feira em consequência de problemas de saúde causados por 56 dias de greve de fome na prisão e, segundo oposicionistas, por maus tratos por parte do governo, disseram ativistas de Cuba pró-direitos humanos. Villar iniciou a greve de fome logo após ter sido preso, em novembro, julgado e sentenciado a quatro anos de prisão por crimes que incluem desobediência, resistência e delitos contra o Estado, disse o dirigente do grupo Comissão Cubana pelos Direitos Humanos, Elizardo Sánchez.

. Segundo o dirigente, Villar se juntou no verão passado a um grupo de oposição na província oriental de Santiago de Cuba, chamado “Cuba União Patriótica” e era um dissidente ativo desde então. Ele foi colocado em isolamento em condições difíceis, o que, combinado aos efeitos da greve de fome, causou sérios problemas de saúde, disse Sanchez à agência Reuters. O ativista foi levado para um hospital na cidade de Santiago de Cuba no dia 14 de janeiro, mas a piora do estado de saúde levou à morte do dissidente. "Responsabilizamos de maneira categórica o Governo cubano, porque ele morreu sob seus cuidados. Consideramos esta mais uma morte evitável", disse Sanchez.

- O governo cubano ainda não se manifestou sobre a morte de Villar, mas o blogueiro pró-governo Yohandry anunciou em seu blog que "morreu o delinquente Wilmar Villar Mendoza.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa do jornal O Globo.

16 comentários:

Anônimo disse...

Em Cuba lutar pela liberdade é ser criminoso, aqui o criminoso já age em liberdade e é bem diferente do Villar, este era delinquente por discordar, aqui os delinquentes frequentemente fazem parte do governo e são estelionatários, mentirosos, assassinos (Celso Daniel e 8 testemunhas, mais Toninho do PT,aquele assessor de imprensa de Yeda, etc...) e outros vigaristas da chinelagem esquerdo-bananeira. Somente o cidadão não tem liberdade no Brasil e sustenta as mamatas da trupe de Brasília.

Anônimo disse...

Suicidaram ele?

Anônimo disse...

Mas eu sabia que a ida de tarso até lá tinha alguma coisa de estranha...

Anônimo disse...

Por que que aqueles que defendem a entrada dos haitianos no Brasil não defendem igual tratamento aos dissidentes cubanos?

Justiniano disse...

O inferno cubano continua ativo, pois uma palavra que não consta no dicionário comunista é "OPINIÃO".
Nesta ilha ainda não chegou sabonetes, xampoo, desodorante, modess, calcinhas de lingérie, calça jeans, tênis (tem um modelo russo da década de 70). Coca-cola até tem, mas somente para os turistas, e é proibido dar para os cicerones das excursões (em visita em 2010 um amigo visitou Havana em uma excursão e, no último dia da excursão, vendo que o cicerone possui o seu porte físico, lhe presenteou com duas calças jeans, este o abraçou e chorou e segundo ele era o maior presente que tinha ganhado na vida!!!.

A maioria dos cubanos cria um porquinho nos apartamentos para ter um leitão no final do ano (quem me contou viveu 3 meses em missão diplomática em Cuba, mas não era comunista, o maior castigo para um embaixador de Itamaraty é ser mandado para Cuba).

Estou pensando em exportar chapinha, vou ganhar montão de dinheiro das cubanas, isso também ainda não chegou lá. A maior sensação em Cuba são as novelas da Globo que a tv estatal passa. Este conhecido que lá viveu, disse que as mulheres cubanas perguntavam-no se aquilo que eles viam era real (lindos vestidos e roupas), mansões, aquelas mesas fartas. A novela Rei do Gado foi vetada e não permitiram a sua exibição segundo este conhecido, como a novela era sobre rixa de terras, não convinha aos ditadores uma situação embaraçosa (lá todas as terras são do estado, tendo obrigação dos agricultores de pagar o seu uso em produtos agrícolas para o estado).

Justiniano disse...

Anônimo 15:51 porque esses dissidentes cubanos não podem sair e são impedidos até de andar pelo território cubano, eles se pudessem iriam para qualquer país com liberdade.

Everton Dias disse...

Pois Justiniano, é isto que Atraso Genro et Caterva quer para o Brasil...
Já imaginaram ??? Os trouxas que votam no PT tinha a obrigação de passar 1 mês em Cuba como míseros cidadãos para se acostumarem ao que virá !!!

Anônimo disse...

DIREITOS HUMANOS SÓ VALE PARA PETRALHAS

MAIS UM CRIME DOS CASTRO.

CASTRARAM A LIBERDADE DE UM POVO,CASTRARAM A VERDADE,CASTRARAM O FUTURO DE UM POVO,SÃO CRIMINOSOS APOIADOS POR OUTROS DAQUI,TARSO,LULA ET CATERVA...

E AÍ, MARIA DOS DIREITOS HUMANOS, NÃO VAI ENTRAR EM CAMPO?

QUEM É CONTRARIO A QUADRILHA DA MARIA,DOS PETRALHAS QUE APOIAM OS ASSASSINOS CUBANOS,NÃO TEM DIREITOS HUMANOS,NÃO É MARIA DOS DIREITOS HUMANOS?

Anônimo disse...

Um dia a casa caí.
Será que eles vão querer ter direito a uma anistia?
Pois se não conseguirem aprovar uma lei de anistia lá em Cuba, para os ditadores e seus asseclas, quando a casa cair vai faltar lugar para prender essa petralhada todo professora dos nossos petralhas.
E acho que este dia não está longe.

Anônimo disse...

Cubanos não chegam aqui por orientação do PT. PT que parece esquerda mas trabalha com a direita.

Exemplo atual é o dissimulado no governo gaudério.

Anônimo disse...

Pergunto ao L.F.Veríssimo, o que elle acha disso tudo que tá acontecendo no paraíso comunista que elle adora...??

Anônimo disse...

E nem uma palavra a respeito na mídia pelego brasileira... Jornal da Globo, Band, SBT, Record, Globo News... Rosane Oliveira, Luiz Fernando Veríssimo, Lazier Martins, Tedy Nenhumdenós, nada!...
E a maioria da população ainda acredita nessa pelegada esquerdalha e se acha muito informada e capacitada para opinar sobre tudo.

Anônimo disse...

Olha, pelo que andei vendo no site oficial do governo de Cuba, lendo a constituição, lá está previsto o direito à propriedade privada da terra para quem nela trabalha.

No Brasil, quem é proprietário e nela trabalha, é expulso pelo MST.

Nosso problema não é a política ou sistema de governo. Mas as quadrilhas de invasores do alheio.

Anônimo disse...

Se a Comissão da Verdade fizer um trabalho sério, se o mensalão for julgado de forma honesta e se os eleitores desta republiqueta criarem juizo e começarem a pensar, essa turma vai precisar tem um país amigo. Por isso não se atrevem a criticar Cuba. É sacanagem com os cubanos, mas precisamos limpar a nossa pátria, né?

Anônimo disse...

O PT matou o Celso Daniel e muitos outros opositores, por que não apoiar os assassinos cubanos?

Anônimo disse...

E a maria do rosário, hein? Quietinha, quietinha, sem dar um pio sobre esse assunto. Será que a dilmarionete vai visitar as Damas de Branco lá em Cuba?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/