MJDH reunirá latinoamericanos em Porto Alegre para discutir memória, verdade e justiça

Terá a assinatura do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, RS, MJDH, o 5º Encontro Latinoamericano da Memória, Verdade e Justiça, que se reunirá em Porto Alegre entre 29 de março e 1º de abril. O MJDH não está gostando da demora da Presidente Dilma Rousseff e da Ministra Maria do Rosário para nomear os membros da chamada Comissão da Verdade, cuja composição ia ser anunciada no dia 10 de dezembro e que até agora não saiu do papel. Além disto, o movimento gaúcho está inconformado com a ênfase que Maria do Rosário dá ao serviço de busca da verdade e da recomposição da memória, esquecendo por completo a necessidade de também encontrar a justiça. O MJDH cobrará do governo o cumprimento das decisões recentes da Corte Interamericana de Justiça, que condenaram o Brasil por não respeitar decisões já transitadas em julgado sobre violações dos direitos humanos.

- O movimento gaúcho também quer que o Brasil respeite a decisão da Corte Interamericana de Justiça, que mandou que o Brasil altere a Lei da Anistia e faça com Argentina e Uruguai, buscando responsabilizar as autoridades que violaram os direitos humanos durante a ditadura militar.


CLIQUE na imagem acima. É Mafalda reclamando pelo cumprimento das leis sobre os direitos humanos.

5 comentários:

Infante_PE disse...

Tá..mas quem é a corte interamericana de justiça para legislar sobre o STF ?Afinal....não existe independência dos poderes ?
Ou será que a petralhada vai se submeter a uma "mijada" de um tribunal estrangeiro?E os "pobres lutadores" pela implantação de um ditadura comunista também serão classificados como criminosos ????

Anônimo disse...

Os militares brasileiros foram muito inteligentes quando não caíram na mesma idéia estúpida de chilenos e argentinos que declaram "estado de guerra interno", neste momento, todos os presos envolvidos em ações subversivas passam a ser protegidos pela Convenção de Genebra. O que aconteceu? Depois do fim da ditadura os generais argentinos e chilenos poderiam ser, tal qual os nazistas do Tribunal de Nuremberg, enquadrados como criminosos de guerra. Como todos os países sul-americanos são signatários da Convenção de Genebra, estava pronta a arapuca jurídica, uma vez que a Convenção de Genebra estipula que crimes de guerra não prescrevem(vida a caça aos últimos criminosos de guerra nazistas) e não podem ser anistiados, e se forem, esta anistia não tem valor legal.

Anônimo disse...

Inclui-se aí a Dilma que violou os direitos do soltadado Kozer, o direito a vida.

Anônimo disse...

Quero saber quando teremos uma Comissão da Verdade em Cuba.
Espero que seja breve.
Cuba assinou a convenção dos direitos humanos?
Não tem anistia para os irmãos Castro e sua troupe.
Ou para eles vai valer?

Anônimo disse...

Interessante, os direitos humanos gritam e mandam no brasil e todo mundo corre prá atender eles, os estados unidos prendem, torturam e somem com os sujeitos, proibem a visita deles a os detentos (terroristas) e não tem direitos humanos que gritem lá, vão amerda com essa fanfarronice toda. edus

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/