A RBS anunciará nesta sexta como é que controlará sua própria arrogância

É muito saudável e bem vindo o Guia de Ética e Autorregulamentação jornalística, que será lançado nesta sexta-feira em Porto Alegre, valendo para todos os jornais e emissoras de Rádio e de TV da RBS.

. Isto fazia falta na RBS. É possível que o ato, que contará com palestra do Ministro do STF, Ayres Britto, sirva também de exemplo para os demais jornais do RS, nenhum dos quais parece prestar atenção a coisa alguma sobre o assunto.

. A própria RBS tem frequentemente incorrido em graves infrações éticas e morais, sobretudo através da veiculação de  reportagens investigativas que até há pouco eram seu cavalo de batalha nos jornais, rádios e TVs do grupo do RS. E isto sem contar a arrogância decorrente da sua posição de virtual monopolista da área de comunicações do Estado e de SC,  e até mesmo as licenças que se concede para disputar negócios em áreas que não têm nada a ver com o jornalismo, tanto no campo empresarial quanto no campo político.

. Este Guia de Ética e Autorregulamentação fazia falta desde que a Rede Globo lançou no dia 5 de agosto aquilo que chamou de O Jornal Nacional deste sábado revelou aquilo que se poderia chamar de "Novos Princípios Editoriais das Organizações Globo”, uma espécie de regramento jornalístico pós-News of the World, baseado na informação de qualidade, isenção, correção, agilidade, lealdade e desprezo pelo sensacionalismo.

. A íntegra do texto com os “Princípios" pode ser acessada AQUI. O editor destaca o item que considera mais relevante, que é o da isenção:
"Nenhum veículo das Organizações Globo fará uso de sensacionalismo, a deformação da realidade de modo a causar escândalo e explorar sentimentos e emoções com o objetivo de atrair uma audiência maior."


Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: 

Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. 
Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acesse http://tinyurl.com/caqrmuh

20 comentários:

Anônimo disse...

Eu não acredito que a RBS usará com sabedoria este código...nunca usou e não será agora.
Arrogância sem limites deles não permitirá.

Abraço

Sidney Chapecó

Anônimo disse...

ué, o Tarso ja encabrestou a RBS?

curioso o tal "guia de ética" surgir logo agora durante o governo do poeta de péssimos versos...

Yeda teve que viver o vale-tudo do jornalismo...

Anônimo disse...

Políbio, sou um leitor assíduo seu, com ideais liberais, anti-petista, a muito tempo simpático aos EUA, depois de ter lido (recomendo) Política Mundial desde 1945 de Peter Calvocoressi, me tornei um pró-estadunidense. Aliás, agradeço a dica sobre Ascensão e Queda do Comunismo de Archie Brown.
Mas sobre a RBS, não consigo deixar de admirar o trabalho deles, sei que não são perfeitos. Sobre as reportagens investigativas, quem o faria? O TCU, o TCE? Reportagens abusivas? Abusivo é a impunidade neste país.
Sobre a farra das diárias, o senhor defende um vereador que pagou pelo curso (afirmação lida no processo), agraciado da sorte de não ter pedido reembolso antes da vinculação da reportagem.
Enfim, nem todos os seus leitores tem ódio da RBS. Abraço!
FAO

João Manoel Oliveira disse...

Ética para a RBS é engavetamento de dividas e processos judiciais. Esta é a ética deles. Se gostam de fazer matérias sobre escândalos e golpes, deveriam falar sobre o apartamento de 7 milhões de US que compram com Feijó em Punta, justamente na época me que Tarso Genro queria uma ajuda para derrubar Yeda...

Adenir disse...

O papel aceita tudo, não respeitam as leis já existentes, agora querem regulamentar a sua arrogância. Devem dar um manual a cada jornalista, com aula particular, no mínimo. Ética está dentro da gente, não se busca em manual.

Adenir Webber disse...

Conforme manifesto de "anônimo" na 3º comentário, só tenho a dizer a este que ele está absorvido pelo prejulgamento que o Grupo tenta imputar a minha pessoa. É a único argumento que eles têm: "poderia pedir depois", mas não tem o mínimo indício disso, é só examinar a minha conduta na Câmara e verá que nunca foi assim que agi.

Adenir disse...

O papel aceita tudo, não respeitam as leis já existentes, agora querem regulamentar a sua arrogância. Devem dar um manual a cada jornalista, com aula particular, no mínimo. Ética está dentro da gente, não se busca em manual.

Anônimo disse...

Vereador , desculpa mas acho que o senhor não merecia ser tão exposto , mas daí a dizer que não se escreveu no curso! o senhor deveria ter assumido que foi num curso junto com seu colega e que chegando lá constatou que o mesmo nçao era sério. Até o organizador do curso admitiu a sua participação , existe nos autos uma lista de presença com a sua assinatura, não existe meia verdade . Mas a versão mais importante é aquela que nossa consiência sabe que é verdade.

Um abraço,

JOÃO VICENTE PERRONE -TORRES RS

Anônimo disse...

E ademais nobre vereador , o senhor acha que sem o jornalismo investigativo teriam conseguido denunciar aqueles vereadores e parentes de Triunfo que fizeram o mesmo curso que o senhor nega ter feito.

PERRONE - TORRES RS

Anônimo disse...

A questão é de "fachina". Será que saberão os ditos dirigentes desta midia o que é bactéria e quais infectam o seu organismo?

Perceberão vermelhas em maior numero, caso a direção já é uma mutante desta, nada mudará.

Anônimo disse...

Logo quem elogiando a isenção!!! Só se for a dos outros...

Anônimo disse...

A RAPOSA FAZENDO A "LEI"

A RAPOSA DIVULGANDO A LEI QUE "CRIOU"

A RAPOSA PROMETENDO CUMPRIR A "LEI"

A RAPOSA JURANDO E DECLARANDO A TODAS AS GALINHAS:
"DAQUI PARA FRENTE TUDO SERÁ DIFERENTE"

SÓ FALTA CONVIDAR O ROBERTO PARA O SHOW DE LANÇAMENTO.

LEMBRETE:

A PARTIR DE HOJE VAI EXISTIR CEGONHA E PAPAI NOEL!

Anônimo disse...

Polibio
Veja no yahoo a matéria "Diretor da Globo é acusado de teste do sofá Ator afirma que manteve relação de dois anos com Dennis Carvalho em troca de papel em 'Insensato Coração' e depois nos informa.
Alfredo

Anônimo disse...

Políbio.Tem aquela história de que o Feitiço vira contra o feiticeiro. Acho este negócio de desincentivar manifestações de sensacionalismo é produto da Ditadura Petista Pseudo-Populista que estamos vivendo. Acontece que, se o PT descer do Cavalo, isto é, voltar a ser oposição duvido que toda esta baboseira não seja a primeira coisa a ser derrubada, pela própria mídia pelega...

Anônimo disse...

à respeito da RBS, acredito que a Yeda Crusius não vai esquecer, depois de condenar todos os seus caluniadores, arrolar a Dita Cuja, nos autos dos processo e processá-la por cumplicidade e campanha difamatória. Acho até que a RBS já está preparando o seu bolso, sempre quebrado...

Anônimo disse...

Traficas sendo soltos " a la Battisti", os petralha$ saqueando as burras públicas,.... e a RBS fazendo jornalismo investigativo com a vaca que deu a luz a trigêmeos. Lindo !

Anônimo disse...

Ética na RBS que se aliou a Tarso até no inferno? É o mesmo que um lobo faminto não comer um bife e dizer ainda obrigado! Quem paga a conta desta "ética"?

Anônimo disse...

Esta ética vale para a equipe de esportes????? Aleluia...Aleluia....Aaaleeeeeluuuuuuuiaaaaaa.

Luiz Vargas disse...

Será que os cumpanheros da RB$$$ avisaram a cumpanhera Rosane Oliveira da existência deste manual?
Algo me diz que este manual foi elaborado sob medida para aliviar a barra do pequeno e egocêntrico napoleão da boca do monte e de sua trupe de PeTralhas.

Anônimo disse...

E esse blog, tem algum Manual de Ética?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/