Lindóia Shopping acha que comércio pode pensar em vendas 10% maiores por causa do novo IPI

Nesta quinta-feira o Gerente Geral do Lindóia Shopping, Fábio Irigoite, com quem o editor almoçou em Porto Alegre, fez um balanço da primeira semana de vigência das alíquotas de IPI reduzidas para produtos da chamada linha branca (fogões, refrigeradores e lavadoras):
- Os preços desses produtos caíram de verdade,  as vendas aqueceram e se espraiaram para os demais produtos e o consumidor voltou ás compras.

. Era o que queria o governo e também queriam o comércio e a indústria.

. O Lindóia Shopping, que trabalhava com projeções de expansão de vendas (nominais)  iguais a 8% neste Natal, acha que agora poderá alcançar 10%.

. Eis o aviso que passou Fábio Irigoite:
- Se for a 15%, nominal, será alguma coisa surpreendente. O Pacote da Bondade atenuou os problemas de vendas do comércio e da indústria, mas não resolveu. 

. A posição do Lindóia Shopping é realista (leia nota desta página sobre a desaceleração da economia brasileira no terceiro trimestre).

. Ele não concorda com avaliações segundo as quais o consumidor apenas antecipou compras, porque a redução do IPI atingiu apenas um grupo de produtos e todos são duráveis.

. Saiba ficaram os preços nos casos em que os comerciantes repassaram os descontos do IPI, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário:
- Refrigerador 2 portas Brastemp: 5,5%;
- Lavadora 9 kg Electrolux: 5,5%;
- Tanquinho 6 kg Arno: 5,3%;
- Fogão 4 bocas Continental: 2,7%.

Um comentário:

Anônimo disse...

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