Ministro Carlos Lupi afasta opeador do esquema de achaque a ONGs no ministério do Trabalho

- O governo Dilma Rousseff, do PT, está novamente envolvido em grossas denúncias de corrupção, desta vez envolvendo o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Como no caso do ministério dos Esportes, também ONGs estão no meio das patifarias. O governo Dilma Rousseff está mergulhado num lodaçal de corrupção do qual não parece capaz de sair. Os Ministros que até agora foram demitidos ou saíram depois das denúncias, são todos herança de Lula.

O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, determinou neste sábado o afastamento do assessor especial Anderson Alexandre dos Santos, coordenador-geral de Qualificação, e operador do esquema de achaque a ONGs que tinham contrato com a pasta, conforme mostra reportagem de VEJA desta semana. Santos era o reponsável por recolher o dinheiro das entidades, após a extorsão. Por meio de nota, Lupi disse que "não compactua com nenhum tipo de desvio de recursos públicos" e mandou abrir sindicância para apurar as irregularidades.
Caciques do PDT, comandados por Lupi, transformaram os órgãos de controle da pasta em instrumento de extorsão. Relatos de dirigentes das ONGs Instituto Êpa, do Rio Grande do Norte e Oxigênio, do Rio de Janeiro, revelam que as entidades contratadas pelo ministério para treinamento passavam a enfrentar problemas com a fiscalização da pasta e tinham os repasses de recursos bloqueados.

Para voltar a receber os recursos, as ONGs eram orientadas por assessores próximos a Lupi. Eles alertavam que o caso seria enviado à Controladoria Geral da União (CGU) para investigação, mas ofereciam uma "alternativa": o pagamento de propina, em valores que variavam entre 5% e 15% do valor do contrato. Assim, para "normalizar pendências", as ONGs tinham que recorrer às mesmas pessoas responsáveis por "criar as pendências".

Na nota, divulgada pela assessoria, o Ministro informa que o afastamento de Santos valerá pelo tempo que durar as investigações. Mas ressalta que será respeitado princípio da ampla defesa tanto dele como de outros servidores envolvidos nas denúncias.

Lupi está na mira da presidente Dilma Rousseff, que deve reformar sua equipe no início de 2012. Dilma tem acompanhado há tempos as denúncias de cobrança de propina na pasta comandada por Lupi e, em agosto, mandou que ele demitisse seu chefe de gabinete, Marcelo Panella - também envolvido com o esquema de extorsão, como mostra VEJA.

Na avaliação de auxiliares de Dilma - que perdeu cinco ministros por corrupção em seu primeiro ano de governo - é preciso, por enquanto, apenas "monitorar" o caso, uma vez que a Presidente já tomou providências para coibir fraudes em convênios com ONGs. Por ordem de Dilma, todos os convênios com ONGs passam por uma operação pente-fino por um período de 30 dias.

* Clipping http://www.veja.com.br/

7 comentários:

SERGIO OLIVEIRA disse...

LUPI

TRIBUNA DA IMPRENSA NA INTERNET, 11 de agosto de 2011, publicou e remeti para o Manoel Dias, Secretário Nacional do PDT

Lupi alega que há um “Carnaval de denuncismo”, mas terá de explicar muitos atos de corrupção no Ministério do Trabalho, para não “sambar” do cargo.

Sem resposta.

Depois: Remeti o texto correspondente a manchete abaixo para o Manoel Dias, Secretário da Executiva Nacional do PDT.

Ministro do Trabalho abriga cúpula do PDT e turbina central aliada com verba
Esplanada loteada. Carlos Lupi mantém dez integrantes da Executiva Nacional do seu partido em postos de comando do ministério e somente neste ano entidades vinculadas a sindicatos já receberam R$ 11 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador

25 de setembro de 2011

IURI DANTAS, MARTA SALOMON / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Resposta dele:

Companheiro Sérgio,

A matéria do estadão que representa os interesses dos sistema dominante é digna de má fé. A grande mídia está a serviço dos grandes grupos econômicos, nas acusações insinuaram que o Ministro tinha aparelhado o ministério com membros do partido, alegando que 10 assessores são da executiva nacional.

Nenhum membro da executiva nacional trabalha no ministério do trabalho.

Sérgio tu conheces alguém que ganhou eleições e nomeou funcionários de confiança de outro partido.

Essa gente matou Getúlio, deu golpe de estado contra Jango, perseguiram Brizola.

Nosso problema é que nos temos lado, o lado dos trabalhadores.

Depois continuei remetendo, via e mail, outras notícias que a mídia publicava sobre as denúncias. Nada de resposta.

NA QUINTA-FEIRA, 03.11.2011, REMETI O SEGUINTE E MAIL PARA O MANOEL DIAS, SECRETÁRIO NACIONAL DO PDT:

RECEBI UM TELEFONEMA HOJE, DANDO CONTA QUE, NO FIM DE SEMANA, VOCÊ E O LUPI SERÃO DESTAQUES NA VEJA.

SERÁ VERDADE?

Aí agora, na Veja nº 2242, deste fim-de-semana, temos:

Extorsão no Ministério do Trabalho: assessores de Lupi são acusados de cobrar propina de ONGs para liberar repasses

Relatos de diretores de ONGs, parlamentares e servidores revelam que caciques do PDT transformaram órgãos de controle da pasta em instrumento de extorsão

Se for verdade, coitado do Brizola: está se revirando no túmulo.

Anônimo disse...

Dilma, manda o Lupi pra casa descansar desta roubalheira toda.

Anônimo disse...

O dinheiro repassado para as ONGs serviu para a campanha do PT isso ninguem comenta.

Anônimo disse...

Agora o Lupi demitiu o Assessor, será que foi prq a VEJA denunciou ??
Se não todos na "moita".
Vamos la Dilma, demita o Lupi e bota outro jaguara la do PDT, vamos trocando as moscas desde que o "sistema" não seja afetado.

Anônimo disse...

O LUPI JÁ ESTÁ NO CADAFALSO.
AGORA É A VEZ DO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA.
ALI TEM A MAIOR ROUBALHEIRA DO BRASIL.
É SÓ A VEJA PARA DENUNCIAR.
E, O JUDICIÁRIO, NO GOLFE, NA ITÁLIA, NA DISNEY WORLD....
POR QUE O JUDICIÁRIO NÃO VAI PASSEAR EM CUBA?
PORQUE TEM MUITO POBRE.

Anônimo disse...

O lambari foi eliminado, mas e o trairão, Dilma também vai varrer esta imundice para baixo do tapete do Planalto? Uma vez corru..PT..o sempre corru..PT..o!

Anônimo disse...

GOVERNO DILMA É "CAMINHÃO DO LIXO"

Já viram fazer faxina em caminhão do lixo? Se Dilma for mesmo fazer faxina, então não sobra nada, ela vai junto na faxina.

Todos assistem, no sofá, como a uma novela.Como no mensalão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/