Artigo - A degradação da UNE

Quase um ano depois de ter recebido R$ 30 milhões do governo Lula para construir sua sede na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, a União Nacional dos Estudantes (UNE) até agora não conseguiu ir além da pedra fundamental, que foi lançada pelo presidente Lula da Silva em dezembro do ano passado. A concessão desse valor foi justificada por Lula como pagamento de indenização devida pelo Estado brasileiro pelos danos patrimoniais à entidade durante o regime militar.

Como a UNE não é uma entidade pública, o governo não podia transferir dinheiro dos contribuintes para custear as obras. A indenização por danos patrimoniais foi o expediente encontrado pelo governo Lula para contornar essa proibição legal. Primeiro, o governo reconheceu a responsabilidade da União na destruição do prédio da entidade, que foi incendiado em 1.º de abril de 1964. Em seguida, Lula autorizou a União a promover uma "reparação" no montante equivalente a seis vezes o valor de mercado do terreno.

É muito dinheiro, mas nada garante que os dirigentes da UNE terão a competência necessária para a obra sem precisar pedir mais dinheiro público, em troca de apoio político aos governantes de plantão.

Ao contrário do que ocorreu no passado, quando lutou efetivamente, tanto contra a ditadura Vargas quanto contra a dos militares, a UNE é hoje uma força auxiliar do governo e um reduto do PC do B. Desde a ascensão de Lula ao poder, em 2003, a UNE age como um órgão chapa-branca, apoiando todas as iniciativas administrativas e políticas do Palácio do Planalto.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo de fundo do Estadão deste domingo, página A3.

3 comentários:

Anônimo disse...

Normal para a Máfia dar "futuro" aos novos afiliados.

Anônimo disse...

A UNE - União Nacional dos Estudantes Amestrados - nada mais é do que mais uma estatal inútil.

Luiz Vargas disse...

Margaret Thatcher estava COBERTA de razão...!!!
Muito antes da Margarete Thatcher, Abraham Lincoln dizia a mesma coisa, embora com outras palavras! Confira abaixo.

Sabe quantos países com governo socialista restam agora em toda a União Européia?
Apenas 3:
1. Grécia
2. Portugal
3. Espanha.
Os 3 estão endividados até o pescoço. Porquê será?
A esquerda não diz que o socialismo é a solução para o mundo?

Como bem disse Margaret Thatcher quando 1ª Ministra da Grã-Bretanha:
"o socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros..."

A frase abaixo foi dita no ano de 1931, por Adrian Rogers:
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que tira de outro alguém. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a.”

Eis os principais preceitos do “Decálogo” escrito por Abraham Lincoln:

1- Não se pode criar prosperidade desencorajando a iniciativa individual;
2- Não se pode fortalecer o débil debilitando o forte,
3- Não se pode ajudar os pequenos esmagando os grandes,
4- Não se pode ajudar o pobre destruindo o rico,
5- Não se pode formar o caráter e o valor de um homem tirando-lhe a sua independência (liberdade) e iniciativa,
6- Não se pode ajudar os homens realizando por eles permanentemente o que eles podem e devem fazer por si próprios.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/