Câmara terá comissão especial para analisar projeto de royalties

O Presidente da Câmara, Deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou ontem que vai instalar uma comissão especial para analisar projeto que trata do novo modelo de distribuição das receitas do petróleo.

. A proposta já foi aprovada pelo Senado e precisa ser analisada pelos Deputados antes de entrar em vigor. Maia não marcou prazo para a votação. Com a comissão especial, o projeto não precisa passar por todas as comissões de mérito da Casa.

. Para o Deputado Pauderney Avelino (DEM), os Estados querem outra comissão e Maia “decidiu monocraticamente”. O texto aprovado prejudica Rio e Espírito Santo que podem perder R$ 3,6 bilhões em 2012. A União também perde, mas cedeu em nome dos Estados não produtores.

3 comentários:

Nélio disse...

Não achas que antes de discutir isso, teríamos de buscar a certeza de que o país tem condições de extrair esse petróleo e a custo competitivo? Se fosse tão fácil como dizem, não achas que as grandes petrolíferas estariam rondando feito matilha de lobos? Até agora, o que vemos delas é o que se chama na caserna de "manter a fisionomia da frente" e a "manutenção do contato". Confiar que a Petrobrás de Gabrielle detém essa tecnologia é crer que o pré-sal só foi descoberto agora pela competência dos petistas; tudo o que foi feito na empresa antes foi produção sistemática de incompetentes. Acho que estamos cegos com o brilho de uma riqueza que, até onde sei, é mais virtual que real e ficará assim pelos próximos vinte anos (pelo menos). Observe que nenhuma notícia sobre avanços tecnológicos relacionado ao pré-sal foi divulgada desde sua "descoberta". Por favor pesquise sobre isso e ajude a derrubar mais uma mistificação.

Anônimo disse...

Nélio, tens razão, essa coisa do pré-sal tá parecendo mais propaganda do que fato. Ou o custo é tão elevado que talvez não seja viável.

Anônimo disse...

Prezado Editor

O pré-sal na plataforma continental do Brasil é de conhecimento dos norte-americanos desde a década de 1.970. Pelas dificuldades de sua exploração e pela disponibilidade de outras fontes ele nunca despertou real interesse dos gringos. Não vai ser agora, com a manutenção do monopólio de prospecção da Petrossauro, que alguém de fora vai se interessar. De onde vão sair tanto dinheiro e tecnologia para o investimento necessário? Sds

José Anibal - Taubaté

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/