Tarso repete La Fontaine e avisa que as uvas estão verdes

Como na fábula da Raposa e as Uvas, de La Fontaine, o governador do RS, Tarso Genro, finge que não existem mais os grandes investimentos.

. É que da mesma forma que a raposa, o atual governo gaúcho não consegue alcançar as uvas.

. O Sr. Tarso Genro não é nenhum Fukuyama, que chegou a anunciar o fim da história, mas por seu lado ousa decretar o "fim das ilusões", que seria a hecatombe da economia globalizada, o que impediria daqui para a frente a migração de grandes capitais para investimentos produtivos de escala industrial nas economias emergentes.
 
. Trocando em miúdos: montadoras como a Volkswagen, a JAC ou a Hyundai, não teriam mais espaço para investirem pesadamente fora das suas matrizes.

. Os governadores de  Pernambuco, São Paulo e Paraná não parecem pensar da mesma forma.

. Todos eles, a seu modo, vão para a guerra com incentivos fiscais e financeiros portentosos, condições infraestruturais e logísticas modernas e sobretudo ambiente institucional e jurídico amigável.

. O RS não tem nada disto e nem quer oferecer nada disto, conforme demonstrou novamente nas eleições do ano passado.

. Os gaúchos não terão do que se queixar quando perderem mais riqueza, mais renda e mais empregos para seus trabalhadores.

. Em que cenário o Governador do RS mostrou-se tão pouco confiante no taco do seu governo e da economia gaúcha?

. Pois foi ao lançar o seu Programa de Cooperativismo Rural.

. Ali, sim, nas cooperativas rurais, como de resto no sistema de Arranjos Produtivos Locais, enfim, em todas as atividades econômicas tradicionais, miúdas, de baixo valor agregado, nelas é que o governo estadual voltará a apostar, como fez o governo Olívio Dutra.

. As razões da mudança de fundo e de tom são compreensíveis em governos atrasados que não ousam porque não conseguem ouvir a voz rouca do progresso e porque só conseguem enxergar o próprio umbigo.

14 comentários:

Anônimo disse...

O Tarso tem mentalidade atrasada, não consegue enxergar além da sua arrogância e prepotência. Quer sustificar sua imcompetência com esse discurso de que não existem novos grande investimentos. Pobre Rio Grande em acreditar e eleger um sujeito desses, estamos perdendo a corrida para o futuro.

Mordaz disse...

Foi a escolha do eleitor gaúcho, o mais politizado do Brasil. Um governo atrasado e um estado de trabalhadores obtusos. Querem receber mais, destruindo a iniciativa privada diminuir a geração de bens. A lógica do Metalúrgico Lula. Trabalhar e produzir pouco e exigir salário alto.

Anônimo disse...

Imaginem o que seria hoje o pólo Gravataí-Guaíba com a GM e Ford e com certeza mais uma monte de empresas a mil por hora. Infelizmente o povo que adora bravatas e promessas vazias preferiu ficar com o atraso.

Anônimo disse...

E os trabalhadores o que dizem?
Será que é isto que eles querem?
Ou não estão nem aí?
Deviam saber que a corda estoura sempre no lado mais fraco.
E quem é o lado mais fraco?
Certamente são os trabalhadores.
Estes deveriam lutar e obrigar o governo a se mexer e garantir o seu futuro, com emprego e renda.
Sem emprego e renda não há futuro.

Anônimo disse...

Tarso Genro sofre de uma combinação de Mal de Alzheimer com espírito de malandro no que resulta um governo que parece um samba de um crioulo mais do que doido, parado, emparedado pela própria incompetência e de uma vulnerabilidade operacional que vai deixar profundas e negativas marcas em nossa economia. Ele ainda está navegando nos restos da onda do governo anterior, mas já está começando o repuxo e há buracos escondidos sob as ondas, ele não sabe nadar e menos ainda tem uma bóia! A única sorte dele é que m.... não afunda, mas para o azar do RS este pode afundar.

Werner disse...

Políbio, sua análise foi perfeita, direto ao ponto:

Em 99, na esteira de atos extremos de quebra de contratos e malfeitorias pelo governo estadual, que resultou na expulsão da Ford e de tantas outras, o discurso foi o de apoiar o pequeno, a cadeia da batata e do mel... Infelizmente a história se repete. Uma visão ideológica de estado que sistematicamente mata o futuro econômico e social do RS, ao negar uma matriz produtiva saudável, que requer pequenas, médias e grandes empresas atuando em conjunto.

A realidade é que, salvo gloriosas exceções, as grandes não estão aqui, e para atraí-las precisamos de um ambiente favorável, inclusive com benefícios fiscais, estabilidade social e segurança jurídica, Sr. Governador e politizados apoiadores.

Aquiles disse...

Logo adiante, os gaúchos vão ter a sua frente somente capim e pasto.

Poderão se fartar ruminando, pois a carne e pecuária intensiva em tecnologia do eixo centro-oeste vai produzir o que há de melhor em cortes bovinos e etc...

Os gaúchos poderão pastar a vontade, e o PT terá a obrigação moral de pastar junto.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga


Parabéns pelo texto, o último parágrafo foi muito bom,mostrou que o sr é muito educado.Petralha e gaúchos politizados não olham o umbigo,olham sim o próprio firofó.
Petralhas e gaúchos politizados só fazem M......

Saudações

Anônimo disse...

Este Estado é um buraco.

Anônimo disse...

Tarso Lênin, o poeta onanista, é igualzinho a Olívio Truta.
Lembro do Truta na campanha de 1998, avisando cheio de arrogância que se fosse eleito não investiria dinheiro público para trazer fábricas de automóveis para o RS. E que em vez disso investiria, o dinheiro reservado para trazer a Ford, em agricultura familiar.
Não deu outra! Expulsou do RS fábricas com enorme geração de riqueza, para consumir o dinheiro público nos minifúndios improdutivos da reforma agrária, que só produzem danos ambientais e se sustentam abaixo de subsídios.
Bem feito para os idiotas "politizados" que elegeram os mujahedins socialistas.

Anônimo disse...

Embora o estado não possa oferecer " incentivos fiscais e financeiros portentosos, condições infraestruturais e logísticas modernas e sobretudo ambiente institucional e jurídico amigável ", o governador eleito pela RBS pode oferecer um povo domesticado, embretado e "orientado" ideologicamente. Pasto e capím não faltarão aos ruminantes pascácios que ainda dão ouvidos para esta esquerda abjeta !

Anônimo disse...

Polibio,

Esse povo ignorante, prepotente,onde ainda existem imbecis que acham que cuba é o paraíso, só poderiam votar no mão peluda, digno representante dos portadores de algum desvio de conduta mental e sexual.......

Anônimo disse...

Bem que Tarso, o poeta onanista, poderia escrever uns versos a esse respeito, seria ótimo !

Anônimo disse...

O periPTorio PoliTizado devia mudar-se para Cuba...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/